Meteorologia de montanha e polémica dos resgastes

ct2jzr

Cirrus
Registo
21 Nov 2010
Mensagens
91
Local
Porto
É bom passar essa informação... Só quem não sabe é que não percebe que a comunicação social inventa largo! Principalmente em momentos como estes!
E as nossas autoridades e bombeiros idem aspas! Basta ver as autoridades que foram necessárias para resgatar um ferido...

Além desses caminheiros as nossas autoridades de resgate mostram estar muito mal preparadas!

Boas caminhadas
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bem, se realmente foram deslocados todos esses meios de socorro para resgatar 3 montanhistas em apuros, estando apenas um com problemas físicos, merecia uma comissão de inquérito...

Se for verdade, claro...

Faz lembrar os incêndios no verão , quando há incêndios com centenas de bombeiros e o incêndio nunca mais acaba e outros incêndios a arder com intensidade e não se vê nenhum bombeiro por perto.

Mistérios do nosso país...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e actioman

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Sim posso explicar, terei todo o prazer:
Nesse mesmo dia eu mais dois amigos iniciamos uma caminhada na Portela do Homem em direcção ao Pico da Nevosa passando pelas Minas das Sombras, depois de passarmos as Minas das Sombras e devido às más condições meteorológicas, decidimos não ir ao Pico da Nevosa e sim dirige-nos para as Minas dos Carris, onde já muito próximo à entrada das Minas encontramos um grupo de montanhistas que estavam a iniciar a sua descida, falamos com o Rui Barbosa e os seus colegas, após dois dedos de conversa fomos até ao abrigo para abrigarmo-nos da intempérie, aproveitando para almoçarmos e tomarmos uma bebida quente por lá.

Quando nos preparávamos para seguirmos a nossa caminhada de regresso, fomos surpreendidos pela chegada de três pessoas que convidamos a entrar, uma delas apresentava-se em más condições físicas em quase desmaio, depois de prestarmos auxílio a essa pessoa (dando roupa seca, bebidas quentes e apoio anímico), solicitamos o socorro através do NNE 112.

Foram accionados os meios de emergência e nessa mesma altura são avisados os meios de comunicação social que passam a falsa informação de que estavam seis pessoas perdidas e a necessitar de resgate na Serra do Gerês

Foram accionados meios de Arcos de Valdevez, Braga, Fafe, Salto, Montalegre e Terras de Bouro, para resgatar 3 (três) e não 6 (seis) pessoas foram accionados quase 1 centena de elementos da protecção civil entre Bombeiros, GNR “GIPS” e VIMER e dezenas de viaturas.

Por volta das 17:30, deu se o contacto com os 5 bombeiros que tinham partido das lagoas de Marinho para o resgate, ainda no local decidimos efectuar o regate pelo percurso que dá às Lagoas de Marinho, mas devido a vitima ter entrado novamente em hipotermia chega mos à conclusão que teria mos de descer o Vale do Homem, pois a evacuação por esse percurso, seria impraticável por razões de segurança e mobilidade do resgate.

Nós três montanhistas que prestamos o socorro inicial as três pessoas em apuros continua mos apoiar a equipa de resgate no transporte de um dos elementos deste grupo que estava a ser transportado em maca de lona já muito debilitado.

É iniciada uma descida pelo Vale do Homem, o resgatado em maca “lona” pesava mais de 100 kg e bombeiros como nós montanhistas revezávamos no transporte da maca. Após uns km da descida foi chegando os elementos que vinham da Portela do Homem, entretanto prestamos auxílio ao membro mais novo do grupo resgatado, a descida do Vale do Homem foi feita em condições difíceis devido ao estado do antigo estradão mineiro.

Chegamos à ponte da Portelas do Homem entre as 20:30 e 21:00, hora essa em que entregamos o elemento mais novo às equipas de socorro que lá se encontravam, nós os 3 montanhistas não necessitamos de qualquer tipo de assistência ou apoio medico nem nos Carris como à chegada.

Obrigado Nuno ;) De facto foi um disparate a quantidade de pessoas chamadas a ocorrência, terá sido por saberem que a comunicação social estava no local? Não duvido nada...
 
  • Gosto
Reactions: actioman

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa tarde.

Já tive a oportunidade de enviar uma msg (pessoal) ao Nuno.

Deixo aqui as minhas desculpas no fórum pelos meus comentários.

Da mesma forma que deixarei pessoalmente se ele assim achar necessário.

Excedi-me nos meus comentários e assumo como tal.

Podem dizer o que quiserem e criticar-me neste espaço que não me prenunciarei mais.

Mais uma vez as minhas desculpas ao forista Nuno.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Tendo por base o relato na primeira pessoa do colega Wolf78, é realmente incrível saber como as coisas foram e como são contadas à opinião pública! Vivemos numa sociedade cheia de hipocrisia e sensacionalismos sem sentido. Demonstra bem a perda de valores tão grande que existe!

Repito, tendo por base este relato, de ajuda e socorro a quem está em dificuldades e necessita, pergunto qual o motivo disto tudo? Qual o real interesse oculto?! Para já não falar na tremenda irresponsabilidade de tantos envolvidos (cerca de 100 pessoas) e nem um dar a cara e dizer publicamente "olham que não foi assim!".
Temos uns media realmente medíocres, o jornalismo actual é de uma forma geral tendencioso infelizmente. E as instituições que deviam existir para assegurar a nossa tranquilidade, direitos e bem-estar, etc, vão pelo mesmo caminho. Hoje infelizmente e de uma forma geral (ainda bem que vai havendo excepções!) é cada um por si e já esta. E o dinheiro dos nossos impostos serve para deleite e desfrute de uns poucos apenas!

E após este "desabafo",Wolf78, gostaria de saber porque mesmo assim foram para a serra perante estas condições meteorológicas tão adversas previstas!? Não estavam informados ou acabaram por ser piores do que vocês calculavam? Ou têm mesmo gosto de praticar essas caminhadas com más condições, tipo um desafio, não sei?
E não é uma crítica como possa parecer, até porque eu como apaixonado pela neve, também já tenho arriscado, vou ao encontro dela e sei que haverá riscos inerentes, poder ficar sem conseguir circular com o carro, ou estar exposto a temperaturas que não são as do meu dia a dia, etc.
Num forum de meteorologia esta questão das previsões é aquela que mais nos inquieta a todos nós, como compreenderás.

Além de tudo isto, confesso que também desconhecia haver zonas ZPT (Zonas de Protecção Total) em Portugal. Acho medidas excessivas e muito à portuguesa. Como outros colegas já o afirmaram, a proibição nunca será a solução de nada! Serão resquícios de épocas Salazaristas? Faz-me mesmo confusão haver uma zona publica que está fechada ao publico!? Afinal este é ou não o nosso país!? Compreendo a temática ecologista e apoio a conservação da natureza! Abomino qualquer mau trato animal, mas daí a chegar-mos ao exagero de proibir eu andar por lá!? Acho que a direcção seria mais na prevenção, na fiscalização e claro na educação, mudar mentalidades é o que mais custa numa sociedade!

Abraço e boa sorte, contestem isso, acho que é ridículo o que vos esta a acontecer e parece que ninguém mexe uma palha! Triste país... :disgust:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e slbgdt

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Arriscar, acho que toda a gente que gosta de montanhismo, arrisca sempre um pouco.
O importante é que se conheca os limites de cada um.

Eu próprio já fiz bastante montanhismo. Hoje em dia , por razões familiares e profissionais, faço menos do que gostaria.

E também arriscava um pouco, embora fosse um risco calculado.
Uma vez, ia com um grupo , a fazer montanhismo na Serra da Cabreira, e decidimos meter por um atalho, porque nos pareceu interessante, e acabamos por cair todos a um Ribeiro. Não precisámos de ajuda, mas seguimos todos molhados. :lol:

Acho que todos têm algumas histórias assim...
 
  • Gosto
Reactions: actioman

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
663
Local
Barcelos
A ZPT só existe pela ineficácia do ICNF.
As medidas limitam-se a proibir tudo e mais alguma coisa mas proteger o parque zero.

Basta lembrar os incêndios na Serra Amarela( e porque ardeu) ou no mezio 2006.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e actioman

Wolf78

Cirrus
Registo
4 Mar 2016
Mensagens
3
Local
Lomar Braga
Tendo por base o relato na primeira pessoa do colega Wolf78, é realmente incrível saber como as coisas foram e como são contadas à opinião pública! Vivemos numa sociedade cheia de hipocrisia e sensacionalismos sem sentido. Demonstra bem a perda de valores tão grande que existe!

Repito, tendo por base este relato, de ajuda e socorro a quem está em dificuldades e necessita, pergunto qual o motivo disto tudo? Qual o real interesse oculto?! Para já não falar na tremenda irresponsabilidade de tantos envolvidos (cerca de 100 pessoas) e nem um dar a cara e dizer publicamente "olham que não foi assim!".
Temos uns media realmente medíocres, o jornalismo actual é de uma forma geral tendencioso infelizmente. E as instituições que deviam existir para assegurar a nossa tranquilidade, direitos e bem-estar, etc, vão pelo mesmo caminho. Hoje infelizmente e de uma forma geral (ainda bem que vai havendo excepções!) é cada um por si e já esta. E o dinheiro dos nossos impostos serve para deleite e desfrute de uns poucos apenas!

E após este "desabafo",Wolf78, gostaria de saber porque mesmo assim foram para a serra perante estas condições meteorológicas tão adversas previstas!? Não estavam informados ou acabaram por ser piores do que vocês calculavam? Ou têm mesmo gosto de praticar essas caminhadas com más condições, tipo um desafio, não sei?
E não é uma crítica como possa parecer, até porque eu como apaixonado pela neve, também já tenho arriscado, vou ao encontro dela e sei que haverá riscos inerentes, poder ficar sem conseguir circular com o carro, ou estar exposto a temperaturas que não são as do meu dia a dia, etc.
Num forum de meteorologia esta questão das previsões é aquela que mais nos inquieta a todos nós, como compreenderás.

Além de tudo isto, confesso que também desconhecia haver zonas ZPT (Zonas de Protecção Total) em Portugal. Acho medidas excessivas e muito à portuguesa. Como outros colegas já o afirmaram, a proibição nunca será a solução de nada! Serão resquícios de épocas Salazaristas? Faz-me mesmo confusão haver uma zona publica que está fechada ao publico!? Afinal este é ou não o nosso país!? Compreendo a temática ecologista e apoio a conservação da natureza! Abomino qualquer mau trato animal, mas daí a chegar-mos ao exagero de proibir eu andar por lá!? Acho que a direcção seria mais na prevenção, na fiscalização e claro na educação, mudar mentalidades é o que mais custa numa sociedade!

Abraço e boa sorte, contestem isso, acho que é ridículo o que vos esta a acontecer e parece que ninguém mexe uma palha! Triste país... :disgust:
Bem a nossa visita a serra mesmo em más condições meteorológicas para nós é uma paixão, mas sempre com os riscos calculados, como podem ver no meu testemunho nós estava mos preparados, além de termos cedido roupas nossas e andar cá fora a maior parte do tempo, conseguimos ajudar a terminar o resgate e sem qualquer tipo de apoio ou necessidade...
Abraço
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A minha opinião acerca deste tema que pelos vistos tem sido frequente neste Inverno é muito simples, qualquer pedaço do nosso território Português não deve por nunca estar vedado a quem quer que seja, era o que faltava privarem-me de visitar seja que sítio for Serras,Praias Montes etc. Por outro lado acho que é muito óbvio para os cidadãos mais básicos nestes temas que Montanhas e Cordilheiras = Neve,Chuva,Frio,Gelo,Vento etc, portanto tendo isto em conta acho absolutamente ridículo que se enfrentem tais condições adversas com "fatos de treino da adidas, ou sapatilhas da puma" sem qualquer protecção adequada, uma Serra tenha ela 501 metros como a Arrábida ou 1991 como a Estrela têm um clima completamente diferente de quem esteja ao nível do mar. Isto só me faz pensar na ignorância que infelizmente ainda persiste em alguma parte da população e acho que em vez de se aplicarem multas que não vai surtir efeito nenhum poderíamos começar pela própria comunicação social inventando programas relacionados com estes temas e não só ao invés de constantemente nos insultarem a inteligência com Casa dos Segredos e esse género de podridão televisiva. Estou inserido num clube de Montanhismo e Orientação à muitos anos e sei o que é o clima de Montanha, a prevenção está acima de tudo mas se tivéssemos um pequeno empurrão em vez de só nos empurrarem para o Futebol etc acho que seria uma mais valia para todos.
 

MeteoFan™

Cirrus
Registo
28 Fev 2016
Mensagens
28
Local
Sintra
Tudo isto parte do princípio que foram avisados e mesmo assim não ligaram aos avisos...sendo experientes ou não, a Narureza não se pode controlar ou dominar.

A soberba, por vezes, é inimiga da segurança.

Nestes casos, por inconsciência e desobediência a avisos, as pessoas têm de ser responsabilizadas legalmente.

É o que eu acho.
 

ct2jzr

Cirrus
Registo
21 Nov 2010
Mensagens
91
Local
Porto
Tudo isto parte do princípio que foram avisados e mesmo assim não ligaram aos avisos...sendo experientes ou não, a Narureza não se pode controlar ou dominar.

A soberba, por vezes, é inimiga da segurança.

Nestes casos, por inconsciência e desobediência a avisos, as pessoas têm de ser responsabilizadas legalmente.

É o que eu acho.
Sair de casa num alerta vermelho também é perigoso... E quantas pessoas vês na rua!
Há coisas mais preocupantes para as nossas autoridades... No que é relativo a natureza tenho muitos pontos que posso apontar. Mas que me liguem se quiserem trabalhar nessa área da protecção ambiental! Estamos mesmo muito atrasados e temos bem mais problemas que uns montanhistas a tentar fazer montanha... Ninguém é maluco as pessoas têm experiência ou formação!
 

MeteoFan™

Cirrus
Registo
28 Fev 2016
Mensagens
28
Local
Sintra
Certo, não coloco em causa a experiência das pessoas em si, em Montanhismo, Caminhadas, étc

Coloco em causa, ou respeito como todos nós, a força da Natureza, por muita experiência que se tenha em Montanha.

A partir que há um alerta para não se arriscar...arrisca-se a situações destas.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
a malta devia ter mais juizo, se não se é profissional fica-se em casa e mesmo esses também lhe corre mal, basta lembrar o ultra maratonista que se perdeu nos picos da europa e só acharam o corpo dois anos depois. Pensamos que só na Amazónia é que nos perdemos e não é verdade mesmo na europa onde se pode estar a meia duzia de Km de uma aldeia e mesmo assim perdem-se