Seguimento Litoral Centro - Março 2016

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Esta amiga fez cá um estrondo...!! :lol:
8SjnkT6.jpg

A bomba que estava a falar...
Baixem o volume se estiverem de fones :lol:

Cá está a marota que me furou os tímpanos. :lol:
Amp: 165,2 !!
VJYU95K.jpg
 


Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Entretanto aqui no eixo Amora-Paio Pires, pouco ou nada se passou de extraordinário, para manter a infeliz média do ultimo ano, sem qualquer evento relevante....... apenas de salientar as bonitas cores de fim de tarde!!

 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, hoje presenciei realmente uma trovoada das antigas, estava eu ainda a beber o meu café antes de entrar ao serviço ás 14h quando reparei nas enormes torres que se aproximavam ali da zona do Saldanha. Nisto quando entro ás 15h começo a ver flash's quase de 5 em 5 segundos, obviamente que tive de ir a correr lá pra fora e quando lá cheguei pronto, autênticas bombas por todo o céu e houve uma que se destacou que penso ser a do vídeo do Tiagolco que foi mesmo por cima de mim e muito violenta, não houve carro ali que não ficasse a apitar. Entretanto começam a cair pedras de gelo do tamanho de berlindes(abafões) mas por pouco tempo. "Sorte" teve a minha namorada que trabalha ali mesmo ao lado em Entre-campos e teve a amabilidade :p de me filmar a tempestade de saraiva que por ali passou. Entretanto e para terminar o dia em grande um duplo arco-íris fantástico enquanto atravessava o Tejo. Deixo-vos aqui as fotos e o vídeo da brutal trovoada (É favor não ligar ao rapaz que diz "Olha está a nevar") :lol: .

Rd4kJG6.jpg


cThxrXX.jpg


e3ThuWP.jpg


R5yasbR.jpg


de3u5KA.jpg


z6Wekan.jpg


 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ok, obrigado. :-)
E temperatura, qual será a actual em Lisboa agora??? Sinto muito frio na rua...
Um amigo meu que tinha uma estação instalada na rua, disse-me que na altura, a temperatura caiu dos 12 para os 5 graus, será possível???

Por volta das 15:00, no IC17, o meu carro marcou 3.5ºC, mas o piso estava como se sabe cheio de gelo

:thumbsup:



Sim, sendo muito raro pode efectivamente acontecer quando se estabelece uma corrente descendente até ao solo, de forma rápida em que não dá tempo que o ar descendente aqueça.

Se em alguns pontos a temperatura desceu para os 3,5 ºC, provavelmente foi uma situação de quase transição de granizo para neve...

A estação de Alvalade (Lisboa) do IPMA passou de 17,2 ºC às 13h00 para os 8,3 ºC às 16h00.
 
Última edição:

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Fotos de hoje. Output directo, sem quaisquer edições. Qualidade de telemóvel, e o enquadramento não foi o melhor possível. Mesmo assim ainda perdi o "melhor", passo a explicar já a seguir.

Primeira e segunda fotos - a estrutura que eu vi (independentemente do que seja, tinha rotação) descer até muito perto do solo, a foto foi tirada quando esta se encontrava já a subir novamente :( o timing não foi o melhor...

k9zvqa.jpg


97o6px.jpg


Terceira foto - era muito notório o updraft intenso (posso dizer-vos que era tão intenso - isto é, na rapidez do movimento - como neste vídeo )

ka2ss5.jpg


Quarta e quinta fotos - formação de um "whale's mouth" (confirmem-me se isto é realmente esse fenómeno)

ng1t9z.jpg


b4apsi.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Lightning não me espanta mesmo nada que a célula tenha tido alguma rotação, antes de entrar ao serviço e mesmo estando rodeado de prédios consegui visualizar um movimento atípico na base da nuvem mas tive mesmo de entrar e acabei por não ver o resto. Não descarto nada neste momento, mas que foi muito intensa foi.
Começa um novo dia com 11,2ºC e céu muito nublado com algumas torres à vista a Oeste.