Previsões curto prazo: até 3 dias (Março 2016)



Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Off topic: Ainda hoje vi no Correio da manhã o título: " vai nevar em metade do país" mas qual metade? Que coisa mais absurda... e também não vai nevar em Ourém, nem em Ferreira de Zêzere, enfim é a comunicação social que temos...
Se assim fosse também em Portalegre ia nevar visto que está acima dos 400m.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

acho que já se pode concluir o quão absurda era a previsão de cota 400/600 metros prevista pelo IPMA, simplesmente falta frio ou o mais importante, precipitação/instabilidade, eu diria que uma cota de 800 m para cima seria mais razoável.

Olhando aos próximos dias, parece que iremos ter outro bom evento já no fim de semana, para começar bem o mês :rain:

GFS:

TlstJr3.png


ECMWF:

F3u0L33.gif
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Olá. Segundo a aplicação Meteorologia, que vem com o Windows 10, a temperatura mais baixa registada em Braga para o dia 31 de março, é 4 C. em 1992. Acontece que tanto na noite de hoje como na de amanhã está previsto que a temperatura aqui desça até valores entre 1 e 3 C. Vamos ter records absolutos de temperatura mínima a ser batidos? Alguém tem acesso a outros valores de registos diários? A mim parece-me que 4 C. para mínima absoluta em Braga a 31 de março pode não ser suficientemente baixo. Que acham disto?
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Olá. Segundo a aplicação Meteorologia, que vem com o Windows 10, a temperatura mais baixa registada em Braga para o dia 31 de março, é 4 C. em 1992. Acontece que tanto na noite de hoje como na de amanhã está previsto que a temperatura aqui desça até valores entre 1 e 3 C. Vamos ter records absolutos de temperatura mínima a ser batidos? Alguém tem acesso a outros valores de registos diários? A mim parece-me que 4 C. para mínima absoluta em Braga a 31 de março pode não ser suficientemente baixo. Que acham disto?

Podes ver aqui http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/004/ que entre 1971-2006 ouve valores bem mais baixos do que 4ºC.

EDIT: Não reparei que era para o dia 31 de março. Peço desculpa.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Olá. Segundo a aplicação Meteorologia, que vem com o Windows 10, a temperatura mais baixa registada em Braga para o dia 31 de março, é 4 C. em 1992. Acontece que tanto na noite de hoje como na de amanhã está previsto que a temperatura aqui desça até valores entre 1 e 3 C. Vamos ter records absolutos de temperatura mínima a ser batidos? Alguém tem acesso a outros valores de registos diários? A mim parece-me que 4 C. para mínima absoluta em Braga a 31 de março pode não ser suficientemente baixo. Que acham disto?


Esse valor parece - me muito alto. Já devem ter havido mínimas mais baixas. Marco, normalmente, tem muitas vezes mínimas bastante baixas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá. Segundo a aplicação Meteorologia, que vem com o Windows 10, a temperatura mais baixa registada em Braga para o dia 31 de março, é 4 C. em 1992. Acontece que tanto na noite de hoje como na de amanhã está previsto que a temperatura aqui desça até valores entre 1 e 3 C. Vamos ter records absolutos de temperatura mínima a ser batidos? Alguém tem acesso a outros valores de registos diários? A mim parece-me que 4 C. para mínima absoluta em Braga a 31 de março pode não ser suficientemente baixo. Que acham disto?


Se é para dia 31 de Março só é perfeitamente normal (é normalíssimo baterem-se recordes diários... só em temperaturas mínimas há 366 recordes passíveis de bater...). Para o mês a história é outra.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Se é para dia 31 de Março só é perfeitamente normal (é normalíssimo baterem-se recordes diários... só em temperaturas mínimas há 366 recordes passíveis de bater...). Para o mês a história é outra.

Sim, de qualquer maneira as bases de dados da app. Meteorologia são de sites tipo Foreca e Weather.com. Tipicamente as temperaturas que esses sites apontam para Braga são medidas na cidade do Porto ou no aeroporto de Pedras Rubras, locais mais a sul, mais baixos e mais perto do mar, com noites frias em geral mais amenas num dia 31 de março... Tudo normal, portanto.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma visita às normais no site do IPMA revelam para Março em Braga -2.6ºC na normal 71/2000 e -5ºC na normal 81/2010. E fora desses períodos pode ter havido mínimas oficiais ainda mais baixas.
Acho que em 2005 por ex. houve muito frio em Março.
 
  • Gosto
Reactions: martinus