Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
ya há noites de fazer inveja a aquele verão de a 2 anos que mal se viu o calor.

sim principalmente as noites,o sul de Itália não conheço, mas no Norte e centro já tive com noites tropicais em plena primavera, também é verdade que pode cair uma trovoada de repente vinda do nada, um clima com características diferentes principalmente do nosso litoral.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Basicamente como o Inverno chegou 1 mês atrasado, a Primavera também quer fazer o mesmo :D Até as árvores estão teimosas para ganhar folhas, algumas ganharam logo em Janeiro lol
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
uS4zjED.jpg

vw8n3Qw.jpg


vsODAYv.jpg


nASExDf.jpg


Isto é na teoria. Na prática as coisas nem sempre são assim. Começando pelo local mais óbvio:

El Nino-induced snow proves to be 'disappointing' for drought-stricken California

http://www.accuweather.com/en/weath...ifornia-drought-disappointing-season/56451887

aPLfPBSl.jpg


O cenário até é algo animador:

BiwSZbul.gif


Mas a chuva de primavera não é a chuva de inverno. A conclusão é esta:

QO7Fkbkl.png


Este documento do Programa Alimentar Mundial (divisão da ONU) mostra os impactos que passam ao lado dos países minimamente ricos (que Portugal felizmente é):

http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/resources/wfp279221.pdf

Falta ainda 2016. Desde então o cenário deve ter piorado:

0pUFD13.png


Voltando a Portugal, nos próximos dias uma circulação meridional bastante pronunciada trará frio para Portugal. Enquanto isso, a pitoresca comunidade de Ilulissat, Gronelândia, cuja coordenadas são:69°13′N 51°06′O e temperatura média em Abril de -10º, terá (relativamente) temperaturas bastante agradáveis:

fY7TLKB.png



Como já escrevi, é irrelevante se o ser humano tem ou não influência no clima. Basta saber se o mundo está a aquecer ou não. Até a subida do nível do mar pode ser explicada, em parte porque não sei em que percentagem, pela utilização massiva dos aquíferos (mas é inegável que a criosfera está a diminuir na sua globalidade).

Num planeta mais quente o stress hídrico no mundo em desenvolvimento é um problema crítico. Veja-se a Síria com o colapso da sociedade devido à seca severa. Veja-se o papel do preço dos alimentos na Primavera Árabe. A Europa não é uma fortaleza. Tem muitas ligações terrestres. E os países periféricos, como a Turquia, nem sempre aceitarão receber as pessoas. A Arábia Saudita nos próximos tempos vai cortar a produção de trigo para poupar água. Está a comprar terra nos EUA. Mas a AS é um país rico. Como é que vai ser quando a água faltar em países pobres? A lista é longa: Omã, Iémen, Egito, Jordânia, Sudão, Etiópia, Somália...

Mas este é um problema muito complexo. Há a desertificação dos solos associada à agricultura intensiva, o corte massivo das florestas que implicam uma modificação dos padrões meteorológicos locais (menos chuva), o massivo desemprego que surge nos países pobres quando as multinacionais compram largas parcelas de terra expulsando os nativos no processo (não há alternativas laborais; pessoas pobres mas autosuficientes passam a ficar pobres e sem qualquer tipo de assistência)...
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Isto sem um pouco de animação dos modelos também não teria tanta piada.
O ECM como muitas das vezes faz na run das 0h desagravou um pouco a instabilidade, e o que faz empurra a depressão vinda de Noroeste mais para Oeste, normalmente desconfio sempre dessa hipótese, pois o bloqueio AA que está entre as Bermudas-Gronelândia irá acabar por empurrar a depressão mais para Leste e o mais certo na minha opinião é levarmos com ela á nossa beira, tal e qual como o GFS tem previsto.
Normalmente os modelos fazem isto frequentemente prevêem os cenários antecipadamente depois recuam o que podem, para voltar a colocar aquilo que já tinham previsto e estou convencido que será o que vai acontecer.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isto sem um pouco de animação dos modelos também não teria tanta piada.
O ECM como muitas das vezes faz na run das 0h desagravou um pouco a instabilidade, e o que faz empurra a depressão vinda de Noroeste mais para Oeste, normalmente desconfio sempre dessa hipótese, pois o bloqueio AA que está entre as Bermudas-Gronelândia irá acabar por empurrar a depressão mais para Leste e o mais certo na minha opinião é levarmos com ela á nossa beira, tal e qual como o GFS tem previsto.
Normalmente os modelos fazem isto frequentemente prevêem os cenários antecipadamente depois recuam o que podem, para voltar a colocar aquilo que já tinham previsto e estou convencido que será o que vai acontecer.

Não vejo diferenças significativas no ECMWF, a depressão continua a NW, circulação de SW com chuva e instabilidade, frentes , aguaceiros, eventualmente algumas trovoadas:

YAEPSfF.gif


w8TgY5D.gif


4elL6lX.gif
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Não vejo diferenças significativas no ECMWF, a depressão continua a NW, circulação de SW com chuva e instabilidade, frentes , aguaceiros, eventualmente algumas trovoadas:

YAEPSfF.gif


w8TgY5D.gif


4elL6lX.gif

O ECM coloca a depressão ligeiramente mais para leste desagravando a instabilidade principalmente a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Mas na minha opinião a depressão vai mesmo ficar encalhada por cá e teremos um periodo prolongado de instabilidade e excelentes acumulados, normalmente este tipo de depressões não fogem para Oeste.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O ECM coloca a depressão ligeiramente mais para leste desagravando a instabilidade principalmente a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Mas na minha opinião a depressão vai mesmo ficar encalhada por cá e teremos um periodo prolongado de instabilidade e excelentes acumulados, normalmente este tipo de depressões não fogem para Oeste.

E com altas pressões no interior da Europa, tornando mais lenta ou barrando a progressão das depressões atlânticas para leste, fazendo-as muitas vezes descer de latitude, então vamos ter um prolongado número de dias de instabilidade, com a passagem de sucessivos sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental...

Abril, águas de mil !!! :D
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
E com altas pressões no interior da Europa, tornando mais lenta ou barrando a progressão das depressões atlânticas para leste, fazendo-as muitas vezes descer de latitude, então vamos ter um prolongado número de dias de instabilidade, com a passagem de sucessivos sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental...

Abril, águas de mil !!! :D
Bem que o Sul precisa desta instabilidade!
 

HélderCosta

Cirrus
Registo
7 Fev 2015
Mensagens
49
Local
Canidelo - Gaia
Por falar em fim de semana, e algo que achei bastante curioso, este ano praticamente sempre que nevou, foi em um fim de semana! até comentamos isso na nossa ultima subida ao pico da nevosa. coincidências!
Já que o Sul não tem tido chuva, eu cá este fds não me importava de dar a chuva ao Sul e o Norte ficar com um rico Sol!
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e jonas

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu, por acaso, quero chuva, muita chuva ( de preferência com frio e neve também) até Junho. Depois há tempo de vir algum calor. :rain::rain::rain::rain::rain:
Quem não gosta, pode sempre mudar - se para o Algarve, Andaluzia, Marrocos. :lol:

E, já agora, não há nada melhor do que chover ao fim de semana, dá para apreciar melhor esse fantástico fenómeno.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Estado
Fechado para novas mensagens.