Seguimento Açores e Madeira - Abril 2016

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A célula que durante esta tarde esteve estacionária a norte da Horta e que produziu chuva forte, granizo e trovoada já está com avançado estado de dissipação... Esta tarde na Horta, foi algo tipo... Na zona sul estava um dia agradável e ensolarado, de volta e meia ouvia-se os trovões, algo mesmo espetacular! No lado norte da ilha, estava uma célula descomunal! Era completamente perceptível a área de updraft.
Houve momentos em que a célula deslocou-se mais para sul, afetando a cidade com chuva forte e por vezes de granizo.

O que resta agora da célula.
e3d916b7651d0c564fad88981e3af9a6.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A convecção continua a ser estimulada pela orografia. No caso de S. Miguel e Sta. Maria a convecção surge mais ou menos no mesmo local.

Não é propriamente novidade mas a atividade elétrica está a ser mais comum nas ilhas orientais devido aos fatores que já abordei (cisalhamento superior e CAPE em ascensão). Uma célula a norte da Terceira gerou bastantes raios entre as 18 e as 23. Esta célula parece-me um claro exemplo de interferência orográfica. Uma célula mais forte também gerou raios no Corvo. Surgem mais raios a sudoeste do arquipélago, no mar alto, do que no G. Ocidental.

A NOAA, na carta de superfície das 18 UTC de ontem, adicionou uma linha de instabilidade a afetar o arquipélago. Outras surgiram nos dias anteriores e outras devem surgir ao longo do dia de hoje.

O aviso amarelo foi prolongado até mais logo e será provavelmente prolongado até 2ª feira:

https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPUDQ2U1k0aFVHZ3Y4NGxjVWxmVDAyNVgzQ0dn/view?pref=2&pli=1

A água precipitável deve continuar entre os 15 a 20 mms. Como tal, a precipitação convectiva não deverá ser grande motivo de preocupação. Contudo, precipitação persistente e periodicamente forte num mesmo local pode causar incómodos.

Desapareceram do IPMA regional as cartas de superfície. No site do IPMA as cartas também não aparecem. Medida temporária ou permanente? Fica no ar. O contribuinte está a pagar por um modelo meteorológico a que cada vez tem menos acesso. No próprio site do IPMA, no output do ECM, só aparece 4 ilhas dos Açores. Enfim, críticas para outros tópicos e alturas.

Para não ser repetitivo e tendo em conta a consistência do GFS (pequenas variações nos valores são normais), as condições mais favoráveis à ocorrência de trombas d'água de bom tempo serão maiores entre a manhã e o meio da tarde do dia 18, coincidindo com o aumento da vorticidade nos níveis baixos. A ocorrência deste fenómeno terá maior probabilidade de ocorrência nos Grs. Central e Oriental. Esta será a minha última atualização relativamente a este tópico:

vGW43Ho.gif


Aviso desde já que a previsão deste tipo de eventos tem uma grande probabilidade de erro e que é um passatempo ocasional do autor (eu). A previsão meteorológica não é sempre 100% fidedigna e tende a deteriorar-se com os parcos modelos meteorológicos disponíveis (que são bem poucos em número e em variáveis para o Atlântico Norte) e o caráter exótico dos fenómenos (no caso, trombas d'água de bom tempo).

Para finalizar, ouço mais um trovão. Esteve a chover de forma fraca a moderada durante algum tempo. Antes disto, ouvi inúmeros trovões.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TiagoLC
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Quero dar os meus parabéns ao @Orion, que acabou de acertar em cheio na previsão de "trombas de água de bom tempo". Acabei de avistar, perto dos Arrifes, vários pequenos funis a formar-se em alguns locais, com pouca duração, mas bem definidos. Quando puder coloco uma foto mais visível.
 

Turlu

Cirrus
Registo
24 Nov 2011
Mensagens
64
Local
São Mateus da Calheta
Quero dar os meus parabéns ao @Orion, que acabou de acertar em cheio na previsão de "trombas de água de bom tempo". Acabei de avistar, perto dos Arrifes, vários pequenos funis a formar-se em alguns locais, com pouca duração, mas bem definidos. Quando puder coloco uma foto mais visível.


 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Confirmo a ocorrência de uma tromba d'água entre PDL e Lagoa por volta das 13:45. Tinha muitos edifícios em frente por isso é-me difícil precisar a localização. Até chegou a curvar no final da vida útil. Infelizmente não tive como tirar fotos.

Quero dar os meus parabéns ao @Orion, que acabou de acertar em cheio na previsão de "trombas de água de bom tempo". Acabei de avistar, perto dos Arrifes, vários pequenos funis a formar-se em alguns locais, com pouca duração, mas bem definidos. Quando puder coloco uma foto mais visível.

Tecnicamente não acertei em cheio :p Escrevi que a maior probabilidade é amanhã. Mas até o GFS 6z tirou boa parte da vorticidade prevista.

Há já vários dias que há condições favoráveis à ocorrência desse tipo de funis de vento. Só que o modelo macro (GFS) não mostrava grande rotação do ar nos níveis baixos. Daí que me tenha focado no dia de amanhã. Mas lá está. Às vezes são efeitos locais aproveitados pelas nuvens em desenvolvimento para gerar os funis.

Não é um acerto que corrige 15 falhanços. Daí que o melhor é haver parcimónia e cuidado na previsão destes eventos :p

Continuarão a haver condições favoráveis à ocorrência de funis de ventos (tornados/trombas d'água) nas próximas horas.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Grupo Oriental em alerta laranja até as 03:00
Alteração de alerta amarelo para alerta laranja!!
https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPdzhGUE9URmYwdFFaLWxlNkVwY1JJOFpscWNz/view

Olhando para o satélite, parece-me ser uma zona de convecção muito concentrada, daí o aviso laranja. Não me parece ser uma linha de instabilidade mas sim, pela rotação, um pequeno núcleo depressionário. A atividade elétrica tem sido constante. Animação aqui:

http://www.opc.ncep.noaa.gov/lightning/index.php?basin=North Atlantic&geog=North&sat=IR&loop=On

O movimento relativamente lento da mancha nebulosa pode ser um problema. Daí o aviso laranja (muito motivado também, como diz no aviso) pela possível ocorrência de mais funis de vento.

Relembro que uma tromba d'água de bom tempo pode ser um tornado se ocorrer em terra. E mesmo sendo tendencialmente mais fracos que os primos supercelulares podem causar alguns danos. Não existe mini-tornados. O termo trombas d'água de bom tempo não é o mais correto mas pode ser usado como sinónimo ao contrário dos mini-tornados. A terminologia mais correta é tornados não-supercelulares ou tornados supercelulares.
 
Última edição:

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
A chover muito agora nos lados de Nordeste, vim passar o fim de semana cá acima e a coisa agora parece que está ficando um bocado complicado!!
Dado a orografia da zona, pressuponho que a Tronqueira esteja a ser atacada com muita chuva...