Seguimento Açores e Madeira - Abril 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Em PDL tudo calmo. Algumas nuvens baixas mas o céu está forrado com nuvens altas.

---

Sexta-feira passada escrevi isto:

... que em conjunção com os restos da bolsa de ar frio em altitude, CAPE fraco a moderado (<1000), reduzido cisalhamento/ventos fracos nos níveis baixos (os ventos mais fortes estarão no flanco este da depressão) e aumento da humidade relativa nos níveis baixos podem, finalmente, ser suficientes para se formar uma tromba d'água extremamente fotogénica que ao mesmo tempo está suficientemente longe para não causar danos mas suficientemente perto para ser largamente visível. Ainda faltam 3 dias, mas aqui fica o registo :p

A de hoje certamente excedeu as minhas expectativas mais optimistas (que não eram muitas). Não tenho conhecimento de danos.

---

Parece que a convecção a sul de S. Miguel perdeu algum fulgor. Há alguns raios ainda. Os próximos 30/60 minutos serão determinantes.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boas!

Já não escrevo no fórum há mais de 2 meses, mas hoje tinha que escrever dado os fenómenos dos últimos dias, incluindo o dia de hoje.

Hoje, o dia está a ser particularmente interessante. Pela hora de almoço, vi uma tromba de água (nunca tinha visto) e agora há pouco caiu granizo por aqui.

Ontem à noite, também observei um espetáculo elétrico nos céus. Da minha zona, não vi muitos relâmpagos e raios, mas consegui ver alguma coisa interessante.

Deixo uma fotografia da webcam da Lagoa do Spotazores onde dá para ver a funnel cloud/tromba de água de hoje.

7ufsItG.jpg



PS: Gravei alguns vídeos, da trovoada e da tromba de água. Vou fazer upload e partilho depois aqui.

Cumprimentos,
André
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse, em declarações à Lusa, que não se registaram até ao momento danos provocados pelo tornado.

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do IPMA nos Açores, o fenómeno durou "minutos" e ocupou uma "área pequena", estimando-se que tenha passado "muito próximo da costa" da ilha de São Miguel.

http://www.dn.pt/sociedade/interior/tornado-passou-junto-a-costa-de-sao-miguel-5130458.html
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Parece que a convecção a sul de S. Miguel perdeu algum fulgor. Há alguns raios ainda. Os próximos 30/60 minutos serão determinantes.

A mancha nebulosa é enganadora:

oKjVdav.png


É composta maioritariamente por nebulosidade alta. Os pontos mais brancos a sudoeste de S. Miguel são células individuais que têm gerado raios:

VxSglFY.gif


A situação ainda está indefinida especialmente nas imediações de Sta. Maria. É esperar para ver no que vai dar.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por acaso tive a oportunidade de constatar isso tudo via aérea :) via-se algumas células isoladas e muita nebulosidade alta é muito instável... A zona dos Açores com turbulência moderada...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A partir da freguesia de São Roque...


Morceg17

A partir de Lagoa...


Hugo Vilarinho

mytopfm

Nota: Por favor avisem-me caso algum vídeo não seja verídico.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Estava previsto que houvesse uma depressão a sudeste do Açores, cujo gradual cavamento afetaria a Madeira amanhã.

s2nSrk3.gif


Desvio colossal no rumo previsto da depressão ou foi um outro núcleo depressionário (secundário) de reduzida dimensão? Falta mais clareza nas imagens de satélite.

Para a NOAA foi um núcleo secundário:

B2VKjtUl.png


Já para a AEMET foi uma depressão e uma linha de instabilidade:

WDBKn4gl.gif


Persiste a atividade elétrica mas não me parece que hajam condições consistentes para que se venha a concretizar um aviso laranja (para qualquer uma das variáveis). Se ocorrer será mesmo muito localmente (mesmo em Sta. Maria não tem chovido muito). Mas enfim, surge mais uma célula sobre Sta. Maria. O núcleo depressionário é muito pequeno e é muito difícil prever a sua trajetória. Portanto, nowcasting.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O núcleo depressionário parece estar a sudeste de Sta. Maria. A convecção mais pujante está no quadrante nordeste. É difícil discernir onde estão os focos convectivos no meio da nebulosidade toda. A parte este da ilha de S. Miguel pode assistir a chuva mais intensa. O fluxo é de sudeste mas a orografia sempre impõe-se.

A depressão parece deslocar-se lentamente para norte/nordeste.

O aviso mais certo parece-me o laranja para trovoada. Sta. Maria teve alguma atividade elétrica.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano