Seguimento Açores e Madeira - Abril 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Em PDL tudo calmo. Algumas nuvens baixas mas o céu está forrado com nuvens altas.

---

Sexta-feira passada escrevi isto:

... que em conjunção com os restos da bolsa de ar frio em altitude, CAPE fraco a moderado (<1000), reduzido cisalhamento/ventos fracos nos níveis baixos (os ventos mais fortes estarão no flanco este da depressão) e aumento da humidade relativa nos níveis baixos podem, finalmente, ser suficientes para se formar uma tromba d'água extremamente fotogénica que ao mesmo tempo está suficientemente longe para não causar danos mas suficientemente perto para ser largamente visível. Ainda faltam 3 dias, mas aqui fica o registo :p

A de hoje certamente excedeu as minhas expectativas mais optimistas (que não eram muitas). Não tenho conhecimento de danos.

---

Parece que a convecção a sul de S. Miguel perdeu algum fulgor. Há alguns raios ainda. Os próximos 30/60 minutos serão determinantes.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boas!

Já não escrevo no fórum há mais de 2 meses, mas hoje tinha que escrever dado os fenómenos dos últimos dias, incluindo o dia de hoje.

Hoje, o dia está a ser particularmente interessante. Pela hora de almoço, vi uma tromba de água (nunca tinha visto) e agora há pouco caiu granizo por aqui.

Ontem à noite, também observei um espetáculo elétrico nos céus. Da minha zona, não vi muitos relâmpagos e raios, mas consegui ver alguma coisa interessante.

Deixo uma fotografia da webcam da Lagoa do Spotazores onde dá para ver a funnel cloud/tromba de água de hoje.

7ufsItG.jpg



PS: Gravei alguns vídeos, da trovoada e da tromba de água. Vou fazer upload e partilho depois aqui.

Cumprimentos,
André
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores