Imagens de satélite interessantes

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Animação do dia de hoje. Deixo também um link para um gif pois ao pôr o vídeo no youtube fez com que perdesse bastante qualidade.

Gif: http://i.imgur.com/dgaBdo8.gifv



Obrigado por esta bela partilha. Portugal continental coberto de células tem outro encanto. Assim é que é bonito. :lol:


Não me recordava de um dia de convecção tão pura como esta em pleno mês de Março. No ano passado tivemos um dia idêntico mas foi em Abril, no dia 15.
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
1º dia de formação de capacete na serra devido ao vento forte.
:D
Aqldccy.jpg

LdkhNxW.jpg

Fonte
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Imagem mais abrangente mas também a abarcar a bonita depressão que se forma no triângulo Açores-Madeira-Península Ibérica.
Nota-se perfeitamente a intrusão de ar frio no seu centro, e a interacção deste com ar mais temperado, o que ajuda ao atual cavamento da mesma.
Imagem das 9h (8 UTC):

EUMETSAT_MSG_RGB_airmass_western_Europe.jpg

Vemos também uma clara diferença de massas de ar entre o norte e o sul da Europa. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Brutal!! Nunca tinha visto algo assim. :surprise:
É muito raro acontecer este tipo de situações?

Não é raro, não sendo frequentes nem banais este tipo de depressões acabam por ser eventos que ocorrem várias vezes em média quase todos os anos sobretudo na Primavera ou no Outono, a maioria das vezes acabam é por não afectar significativamente Terra. Uns anos podem estar mais ausentes, outros acontecem mais frequentemente, o gradiente entre a temperatura da água do Atlântico e o ar frio em altura é que acaba por influenciar a frequência das mesmas.
A última que me recordo até foi há pouco tempo, no Outono passado



Mas houve várias outras em redor dos Açores nos últimos meses que por falta de tempo não acompanhei nem documentei devidamente.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Há alguns pormenores que me fazem recordar esta de 2010




talvez venha a ser mais uma depressão daquelas híbridas que temos volta e meia


Que monstruosidade. Tenho um tio residente na ilha de Gran Canaria e lembro-me bem na altura dos relatos dele. Diz que se escondeu num armário com o os filhos dada a intensa trovoada. :D


Provavelmente foi aquela aos 0:40 segundos. Desde então diz que nunca mais viu algo semelhante.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
o ano de 2009-2010 foi um ano de condições excepcionais... a circulação polar depois do bloqueio que durou até à primeira quinzena de dezembro estava anormalmente baixa. Foi um desfilar de depressões como poucas vezes se viu.