Seguimento Litoral Centro - Abril 2016



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não me parece... Se repares, o tefigrama de Lisboa mostra aos níveis baixos e médios cisalhamento... Portanto, não haverá condições para desenvolvimento vertical... É possível ver este mesmo cisalhamento a olho nu "requer alguma prática" neste caso... Se houver precipitação, será apenas estratiforme. A não ser que haja uma súbita alteração do padrão.... Penso eu de que


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
9350eca8d58b09bd6b975500c3240c57.jpg
tanta treta e esqueci-me do tefigrama Lolol


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano
Registo
11 Mar 2016
Mensagens
162
Local
Almada
Não me parece... Se repares, o tefigrama de Lisboa mostra aos níveis baixos e médios cisalhamento... Portanto, não haverá condições para desenvolvimento vertical... É possível ver este mesmo cisalhamento a olho nu "requer alguma prática" neste caso... Se houver precipitação, será apenas estratiforme. A não ser que haja uma súbita alteração do padrão.... Penso eu de que


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Como se vê isso do cisalhamento e o que significa na prática?
 
  • Gosto
Reactions: AMFC

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Cisalhamento é a divergência de massas de ar.
Para que se formem células, não pode haver cisalhamento l, caso contrário os cúmulos são decapitados... O ar tem que convergir todo mais ou menos para o mesmo lado e mais ou a mesma velocidade.
Para veres isso, no lado direito do tefigrama tem uma coluna com indicadores de vento, o qual é notável divergência nas camadas de ar. No lado esquerdo e se acompanhares as linhas horizontais é possível verificar a altitude.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Tarde estranha, desde as 13h que caem chuviscos de pingos grossos intermitentes, às vezes passa a chuva fraca. Nenhuma estação foi capaz de acumular.

Dia abafado de 18,8ºC e mínima de 11,3ºC

Uma semana um pouco apática.

Já não se vê chuva nos modelos, só quinta com a passagem de uma depressão fraca é que pode trazer algo.