Biodiversidade

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Deixo aqui umas excelentes fotos, em que o autor está identificado na parte superior da foto.
O Ribatejo cheio de vida, em Vale de Figueira, Santarém



Os cervídeos que aparecem encontram-se num cercado? São só veados? não consigo perceber bem... Na zona de Santarém não tenho conhecimento de populações de cervídeos em liberdade, mas era fantástico que aparecessem...quaisquer uns....
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
mas é preocupante vê-los a solta, primeiro porque alguém teve a displicência de os abandonar e depois nunca se sabe o que acontece quando são introduzidos
Ontem avistei um Vison-americano no rio Homem.
Era um animal bastante esbelto, pena ser uma espécie invasora.

Visao-americano-Neovison-vison-1.jpg


Um artigo interessante sobre a sua distribuição no NW de Portugal
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Não sabia que o vison-americano já se encontrava em expansão em Portugal. Nesta família que mais membros aparecem em Portugal (exóticos), com características potencialmente invasoras?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os cervídeos que aparecem encontram-se num cercado? São só veados? não consigo perceber bem... Na zona de Santarém não tenho conhecimento de populações de cervídeos em liberdade, mas era fantástico que aparecessem...quaisquer uns....

Eu também fiquei um bocado admirado quando vi esta foto, e pelo que percebi, parecem-me veados e parece que estão dentro de um cercado.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
esses estão em competição com o arminho e a marta e em alguns locais com a gineta

O arminho, a marta, em conjunto com vison americano são mustelídeos? Não tinha a noção que já todos estavam em Portugal e em competição no território.
Sabe-se qual é a área que actualmente cada um ocupa? O cenário da sua expansão pelo território é totalmente negativo ou existe algum beneficio, como de poderem ser presas de alguma espécie cimeira da fauna portuguesa?
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Calma a Marta é natural de Portugal não foi introduzida tal como o arminho, a gineta foi introduzida pelos árabes há mais de mil anos o mal que tinha a fazer já faz parte da paisagem do sul. Quando a distribuição a marta encontrasse em todo o território, o arminho só existe no norte e a gineta dá-se melhor no Alentejo
 
  • Gosto
Reactions: lreis e frederico

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A 20 de Março deste ano apareceu-me esta bela ave no quintal, ainda me custou a acreditar que fosse mesmo um Chapim-carvoeiro adulto, já que estes meninos adoram o pinhal e nem tanto o meio urbano, mas agora tenho o prazer de ver ao longo do dia 5 belas crias:
wguXWxD.jpg

MoAP7Wc.jpg

pabm0r6.jpg


Chapim-carvoeiro (Periparus ater)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Apresento-vos a minha companhia madrugadora. Este pisquinho é único por aqui, reconheço-o pelo canto, porque tem vocalizações que mais nenhum Pisco das redondezas faz, e depois tem o hábito de começar a cantar pelas 3h:30m, e em Dezembro já chegou a cantar pelas 00h:15m, o que é surpreendente. Faça chuva ou frio, adora tomar grandes banhos numas ''piscinas'' que tenho no quintal. Deixo então o protagonista:
iN2azH6.jpg

4EqAjdu.jpg

jar6TOw.jpg


Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Notícia sobre um estudo da influência da seca no crescimento dos sobreiros e na respectiva qualidade da cortiça:

"Alterações climáticas afectam crescimento da cortiça"
01 Jun, 2016 - 08:49 • Ricardo Conceição , Rosário Silva

O sobreiro é sensível às alterações climáticas e a seca afecta a produção de cortiça. Mas, a “Quercus Suber” é também uma árvore resiliente e os produtores adaptam-se às mudanças. Em 2015, as exportações portuguesas de cortiça subiram 6,3%.

A qualidade e a quantidade de cortiça são afectadas pela seca e, quanto mais severa, pior. É a conclusão de um estudo realizado pelo Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, com base em diversas amostras, as mais antigas com 24 anos.

Em fase de pré-publicação na revista “Climatic Change”, a investigação analisou a resposta do crescimento da cortiça à ocorrência de eventos de seca. As conclusões são apresentadas no artigo “Sensitivity of cork growth to drought events: insights from a 24-year chronology”.

Os cientistas sustentam que os produtores devem olhar para a meteorologia e adaptar os ciclos de crescimento – sem chuva no tempo certo, não há boa cortiça.

“A seca é especialmente importante se ocorrer no período de Inverno ou no período da Primavera, quando a árvore está a começar em actividade. Quando se regista seca severa nestes períodos, temos uma diminuição do crescimento”, refere à Renascença, Helena Pereira.

A coordenadora do Centro de Estudos Florestais do ISA e uma das autoras do estudo revela também uma faceta do sobreiro pouco conhecida: a “Quercus Suber” tem uma capacidade única de recuperação.


(...) Notícia completa aqui: http://rr.sapo.pt/noticia/55530/alteracoes_climaticas_afectam_crescimento_da_cortica?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Hoje esta malandra atravessou-se à minha frente:lol:

7jbrhkr.jpg

Penso tratar-se de uma Lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Ao sair de casa, junto ao poente fui surpreendido com uma bela família de pintassilgos, cujos filhotes estavam esfomeados e impacientes à espera que os pais lhes dessem uma papa que tinham de reserva (infelizmente acabei por apanhar só metade da famíla):
uiLMYI0.jpg

q9TH4X6.jpg

2MidK3r.jpg

ibshxjZ.jpg

Pintassilgo (Carduelis carduelis)
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Ontem delosquei-me até ao jardim Bacalhôa Budha Eden no Bombarral, avistei várias espécies (Trepadeira-azul, Chapim-azul, Chapim-real, Chapim-Carvoeiro, Pisco-de-peito-ruivo, Pintassilgo, Alvéola-branca, Chamariz, Pato-real, Ganso-do-egipto, Lagartixa-do-mato, Rã-verde, etc), contudo só consegui fotografar algumas:(:

Rã-verde (Pelophylax perezi)
BfZzwlk.jpg

KL05PYw.jpg


Ganso-do-egipto (Alopochen aegyptiaca) - Espécie não autóctone:
ADmQNW1.jpg

MU86cBW.jpg

rxOuL0v.jpg

2QKtE4B.jpg


Pintassilgo (Carduelis carduelis)
M0Swz8J.jpg

yau8oC7.jpg


Alvéola-branca (Motacilla alba)
tuf2dhR.jpg


Pato-real (Anas platyrhynchos)
Ux6yv3N.jpg
 
Última edição: