Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Se os modelos mantiverem mais ou menos este cenário poderemos ter trovoadas, e daquelas primaveris, com temperaturas mais altas. As que dão mais gosto portanto. Ainda não se sabe ao certo que zonas serão mais afectadas, para o interior a festa para já parece garantida, como é costume nestas cutt-off's.

Mas lá está, para termos algo decente neste nosso cantinho os ingredientes têm de estar lá todos, tem de haver quase um alinhamento dos astros. Estou à espera de um bom evento convectivo quase há cinco anos. Daqueles que as células rebentam e atravessam o continente de sul para norte, com temperaturas elevadas. A última vez que vi isso cá no litoral foi no 21 de Agosto de 2011. Esses eventos apareciam quase todos anos de maio a setembro, antigamente. Agora parece que são cada vez mais raros.

Vamos ver o que nos reserva esta semana.
Já lá vai o tempo em que apareciam trovoadas atrás umas das outras durante vários dias de maio a setembro, agora a única coisa que tem aparecido durante esses 5 meses é calor...mas estou com esperanças que este ano haja algo à antiga :rolleyes: mas vamos lá ver se não apanho uma desilusão :p
 


comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Já lá vai o tempo em que apareciam trovoadas atrás umas das outras durante vários dias de maio a setembro, agora a única coisa que tem aparecido durante esses 5 meses é calor...mas estou com esperanças que este ano haja algo à antiga :rolleyes: mas vamos lá ver se não apanho uma desilusão :p
Joralentejano, "...agora a única coisa que tem aparecido durante esses 5 meses é calor". Não me digas que isso é anormal fazer calor de maio a setembro?!?!??!?! Não me digas que querias frio no verão??!!! Trovoadas sempre houve no verão, mas umas atrás das outras de maio a setembro?!?!? Isso não é trovoada a mais?!?! Ou é o teu desejo de fazer trovoada?!?! Sinceramente, ainda bem que ninguém manda no tempo, senão estavamos metidos numa grande miséria e não havia agricultura, era tudo destruido!!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Joralentejano, "...agora a única coisa que tem aparecido durante esses 5 meses é calor". Não me digas que isso é anormal fazer calor de maio a setembro?!?!??!?! Não me digas que querias frio no verão??!!! Trovoadas sempre houve no verão, mas umas atrás das outras de maio a setembro?!?!? Isso não é trovoada a mais?!?! Ou é o teu desejo de fazer trovoada?!?! Sinceramente, ainda bem que ninguém manda no tempo, senão estavamos metidos numa grande miséria e não havia agricultura, era tudo destruido!!
Não me digas que é normal o calor começar logo em maio e durar até setembro, ou se calhar como tem sido ultimamente até outubro (??) para mim é anormal o calor começar logo em maio e durar até ao final do verão ou até depois, pelo o teu post estás-me a dar a entender que para ti o verão começa logo em maio. quanto ás trovoadas, disse apenas que apareciam umas atrás das outras durante alguns dias, nunca disse que era todos os dias durante o verão...quando disse que queria trovoadas não eram trovoadas que destruam tudo, nunca disse que só desejava trovoadas mas também não desejo só calor...penso que para os que gostam de alguma animação o desejo também não seja só calor mas pronto, é melhor nem dizer mais nada :hmm:.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Joralentejano, "...agora a única coisa que tem aparecido durante esses 5 meses é calor". Não me digas que isso é anormal fazer calor de maio a setembro?!?!??!?! Não me digas que querias frio no verão??!!! Trovoadas sempre houve no verão, mas umas atrás das outras de maio a setembro?!?!? Isso não é trovoada a mais?!?! Ou é o teu desejo de fazer trovoada?!?! Sinceramente, ainda bem que ninguém manda no tempo, senão estavamos metidos numa grande miséria e não havia agricultura, era tudo destruido!!
Há gostos e gostos, não vale a pena criticar alguém com uma opinião divergente à tua.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Os modelos continuam consistentes
O último, suposto, "evento" foi um grande fiasco para Lisboa e Setúbal.

Na globalidade, Lisboa e Setúbal estão com valores de precipitação acima ou no mínimo dentro da media, nestes primeiros 4 meses do ano e além disso, tiveram vários dias de chuva ou com céu muito nublado, o que é muito relevante pois é totalmente diferente chover 50 mm em um dia ou chover 50 mm em dez dias, logo o ano tem sido bastante positivo nesse capitulo. E a toada continua após este período seco e relativamente quente, teremos de volta a precipitação mais ou menos generalizada a praticamente todo o territorio, durante um período prolongado de tempo. Quem será mais beneficiado? haverá sempre regiões mais beneficiadas que outras, já sabemos que no Litoral Norte chove em médio o dobro que a região do centro/sul .
Muito sinceramente desde de Janeiro que aqui em Lisboa, tive de tudo um pouco, granizo, frio, chuva.
Tem sido um inicio do ano positivo, estou satisfeito com os eventos que temos tido, perspectivas de chuva para Maio? que poderão permitir que o mês seja chuvoso? é sempre uma óptima noticia.
O Jorge Jesus disse uma vez quando chegou ao Benfica que estaria preocupado se a sua equipa não criasse oportunidades de golo, faço o paralelismo com meteolouco, estaria preocupado se os modelos não criassem oportunidades de instabilidade, a concretização essa é sempre variável, mas até á data tem sido um ano bem interessante e produtivo.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Um promaior deste evento é que tudo indica que poderá beneficiar e muito a metade sul do territorio.
Uma questão aos colegas do forum, o user James que adora o tempo instável e considerando que estamos prestes a entrar num evento instável, estranho a sua ausência já prolongada aqui no forum, considerando que era sempre muito activo.
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
O último, suposto, "evento" foi um grande fiasco para Lisboa e Setúbal.
Para mim fiasco é quando está previsto haver alguma coisa e não acontecer nada, e foi precisamente o que aconteceu aí no ultimo evento, previa-se que o melhor se ia passar no interior centro e sul e assim foi.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Os modelos continuam consistentes


Na globalidade, Lisboa e Setúbal estão com valores de precipitação acima ou no mínimo dentro da media, nestes primeiros 4 meses do ano e além disso, tiveram vários dias de chuva ou com céu muito nublado, o que é muito relevante pois é totalmente diferente chover 50 mm em um dia ou chover 50 mm em dez dias, logo o ano tem sido bastante positivo nesse capitulo. E a toada continua após este período seco e relativamente quente, teremos de volta a precipitação mais ou menos generalizada a praticamente todo o territorio, durante um período prolongado de tempo. Quem será mais beneficiado? haverá sempre regiões mais beneficiadas que outras, já sabemos que no Litoral Norte chove em médio o dobro que a região do centro/sul .
Muito sinceramente desde de Janeiro que aqui em Lisboa, tive de tudo um pouco, granizo, frio, chuva.
Tem sido um inicio do ano positivo, estou satisfeito com os eventos que temos tido, perspectivas de chuva para Maio? que poderão permitir que o mês seja chuvoso? é sempre uma óptima noticia.
O Jorge Jesus disse uma vez quando chegou ao Benfica que estaria preocupado se a sua equipa não criasse oportunidades de golo, faço o paralelismo com meteolouco, estaria preocupado se os modelos não criassem oportunidades de instabilidade, a concretização essa é sempre variável, mas até á data tem sido um ano bem interessante e produtivo.
Concordo contigo. Este ano tem sido bastante interessante. Já houve 8 dias de trovoada e perdi a conta nos dias de chuva. Já o ano passado...
O último evento foi um total fiasco, sendo o interior mais beneficiado, mas veremos...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Para mim fiasco é quando está previsto haver alguma coisa e não acontecer nada, e foi precisamente o que aconteceu aí no ultimo evento, previa-se que o melhor se ia passar no interior centro e sul e assim foi.
Acredita! Estavam previstos aguaceiros e trovoada (com uma probabilidade menor) e não aconteceu absolutamente nada. No tópico Seguimento Litoral Centro do mês passado poderás confirmar. Mas enfim, tendo em conta o tipo de evento que foi, já era mais ou menos previsível...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.