Seguimento Litoral Centro - Maio 2016



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eco amarelo a passar a oeste.

VUofoaP.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A caminho do trabalho já deu para ver algumas formações e céu bem carregado.
O dia promete.

Apanhei essa aqui em Carcavelos e Oeiras, foi estrondosa (mas sem trovões)!

Aguaceiros que se repartiram durante o dia assim:

- às 5h (4 utc): 1,3 mm
- das 7h50 às 8h02: 3,0 mm
- continuou até às 9h08: 1,8 mm
- vários aguaceiros às 10h, 11h30 e 14h45: 2,0 mm

Total do dia até agora: 8,1 mm

Tarde bastante soalheira depois das 15h30, mínima de 14,3ºC depois do aguaceiro brutal das 8h e máxima de 18,1ºC pelas 18h30; HR entre 87% e 68% às mesmas horas que os extremos de temperatura, respectivamente.

Vento de sudoeste ou WSW.

Pressão a subir desde os 997,5 hPa das 6h até 1004,6 hPa presentemente.

Aspecto do céu há meia hora:

SW 20h08 (19:08 utc)
JNNjU4l.jpg


W 20h08
plUAwqU.jpg
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por aqui a novidade é que já passei a media mensal, sigo com 57,1 mm.
Estou curioso para ver o impacto na barragem da mula, no dia 4 maio , estávamos nós no 0 mm, a barragem estava nos 10,5 metros.
@StormRic consegues fazer uma estimativa, da subida?

Parece que estas fotos foram tiradas hoje, por isso penso que deve estar menos de metro e meio da cota máxima que é 13 m.
Sendo assim eu diria que está entre os 11,5 m e os 12 m.




Estava a olhar para os dados da estação de Malveira da Serra (INAG) a 334m de altitude.
Acumulados:
Dia 5: 19,9mm
Dia 6: 1,2mm
Dia 7: 25,3mm
Dia 8: 6,3mm
Total: 52,7mm

É um bom valor, mas aquém do que estava à espera. Talvez por isso que não haja tantas diferenças na albufeira da Mula.
Em Abril, a mesma estação acumulou 98,8mm.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estava a olhar para os dados da estação de Malveira da Serra (INAG) a 334m de altitude.
Acumulados:
Dia 5: 19,9mm
Dia 6: 1,2mm
Dia 7: 25,3mm
Dia 8: 6,3mm
Total: 52,7mm

É um bom valor, mas aquém do que estava à espera. Talvez por isso que não haja tantas diferenças na albufeira da Mula.
Em Abril, a mesma estação acumulou 98,8mm.

Sim é estranho acumula pouco, mas por exemplo, ontem acumulei perto de 16 mm. Dão muita chuva para esta madrugada, vai subir um pouco certamente.
Amanhã devo passar pela barragem, espero que é que não haja conveccao na serra. lol
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pas de trânsito de mercúrio…:angry:
Tinha preparado o meu TOA130 para a luz branca e o meu Lunt 80 para o Ka :(

sinto-me ignorante mas... :huh:

É um bom valor, mas aquém do que estava à espera. Talvez por isso que não haja tantas diferenças na albufeira da Mula.
Em Abril, a mesma estação acumulou 98,8mm.

Penso que é mesmo assim que a serra funciona. Nas encostas de barlavento (de onde sopra o vento) chove menos que nas de sotavento. O impulso convectivo reflecte-se na precipitação no cimo e depois de atravessar a serra. A Pedra Amarela (350 a 408m) está bastante separada da crista principal da serra naquela zona (Peninha-Monge 490m) e com ventos do quadrante sul regista menos do que a norte.

Devem estar interessantes todas as linhas de água e lagos a norte (Mosqueiros, Monserrate).
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
sinto-me ignorante mas... :huh:



Penso que é mesmo assim que a serra funciona. Nas encostas de barlavento (de onde sopra o vento) chove menos que nas de sotavento. O impulso convectivo reflecte-se na precipitação no cimo e depois de atravessar a serra. A Pedra Amarela (350 a 408m) está bastante separada da crista principal da serra naquela zona (Peninha-Monge 490m) e com ventos de do quadrante sul regista menos do que a norte.

Devem estar interessantes todas as linhas de água e lagos a norte (Mosqueiros, Monserrate).

A própria rede de minas de água dá para ter ideia onde há mais água na serra, numero incomparavelmente superior no flanco este.

Quero ver se passo numa cascata que ha ali entre os Capuchos e Pe da Serra, deve tar a correr muita água.
_________
Olhando para o radar, as células a sul, vai la vai...

Já agora,o AROME mete isto

MCqhFpm.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Penso que é mesmo assim que a serra funciona. Nas encostas de barlavento (de onde sopra o vento) chove menos que nas de sotavento. O impulso convectivo reflecte-se na precipitação no cimo e depois de atravessar a serra. A Pedra Amarela (350 a 408m) está bastante separada da crista principal da serra naquela zona (Peninha-Monge 490m) e com ventos de do quadrante sul regista menos do que a norte.

Devem estar interessantes todas as linhas de água e lagos a norte (Mosqueiros, Monserrate).

A própria rede de minas de água dá para ter ideia onde há mais água na serra, numero incomparavelmente superior no flanco este.

Quero ver se passo numa cascata que ha ali entre os Capuchos e Pe da Serra, deve tar a correr muita água.

Sim, deve ser isso.

Já agora, a estação do WU de Linhó, para o mesmo período acumulou 59,6mm. Hoje segue com 4,3mm.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87