Seguimento - Brasil 2016



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Forte inversão térmica na baixada de Urupema,Santa Catarina.
Minima de hoje: -4,3ºC

zk2TFtn.jpg

oNnS0M8.jpg

assAPjf.jpg


Fonte: http://www.cidademaisfriadobrasil.com.br/noticias.php?idNoticia=340
 

João Nicolau

Cirrus
Registo
25 Mai 2016
Mensagens
1
Local
PORTO ALEGRE - BRASIL
Boa tarde!
Sou de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Sul do BRASIL.
Muita satisfação em participar deste fórum português! Tenho um especial carinho por Portugal.
Aqui estamos tendo um mês de maio, com temperaturas bem definidas de outono e friozinho quase que constante.
Previsão de muito frio, a partir de 03 ou 04 de junho próximo.
Abraços a todos!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Uma trovoada típica das regiões tropicais... traz-me à memória as violentas tempestades típicas que eu assisti na minha infância no outro lado do Atlântico, em Angola... Curiosamente, estas violentas tempestades tal e qual como apareciam também se dissipavam rapidamente.

CAÇADORES DE RAIOS - CAMPINAS/SÃO PAULO/BRASIL - 05/06/2016 - 01:00 H - DOMINGO


cdechecchi

Tornado Campinas Tempestade raios sábado Micro Explosão Campinas 04/06 Worst Thunderstorm Ever


Andrea Thompson
 
Última edição:

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
O contraste de temperatura trouxe tempo severo ao Sudeste nos últimos dias. Um período atípico de tempestades. Em boa parte da região já é o junho mais chuvoso das últimas décadas.

Nos últimos 5 dias foram registrados tornados nas seguintes localidades

Vargem Grande Paulista, SP
Campinas, SP
Congonhal, MG
Itupeva, SP
Atibaia, SP
São Roque, SP
Jarinu, SP
 

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
Uma forte reforço de ar polar chegou ao Sul do país ontem (dia 8) trazendo neve durante 20min para o Morro da Igreja. É o quarto dia em que o fenômeno é registrado este ano no Brasil.

A menor temperatura no amanhecer desta quinta-feira foi de -6,4ºC em Vacaria/RS. Também hoje o número de dias com temperaturas negativas no RS igualou o número registrado durante todo o ano passado (15).

Nas próximas horas o frio se intensifica ainda mais. A anomalia negativa no sul do Brasil se destaca até a nível global.

DkCc9Ni.jpg
 

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
O dia começou com geada em boa parte dos estados de RS, SC, PR e SP. Urupema/SC chegou a registrar -7,2ºC. SC já tem 22 dias com temperaturas negativas este ano.

Na cidade de São Paulo o frio chegou até a 2,4ºC nos postos de observação do CGE, mas a mínima oficial do INMET ficou em 5ºC.

No vídeo abaixo é possível ver o lago de São Joaquim congelado.



No final do semana o frio aumenta ainda mais e pode gear em todo o estado de SC. Há chance de neve.
 

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
Estive ausente nos últimos dias por causa da faculdade, mas agora estou voltando ao monitoramento. :)

Em resumo, o frio tem continuado forte nos últimos dias. Cidades como Urupema/SC estão com média de temperatura mínima abaixo de zero neste mês. No último sábado (09/07) houve um novo registro de neve passageira no Morro da Igreja.

No momento áreas de instabilidade provocam chuva forte no Rio Grande do Sul, após a passagem de um ciclone extratropical pelo estado no final de semana.

br_TN201607110915.jpg


Na região Nordeste o número de cidades em situação de emergência por causa da seca chegou a 1000. O painel de monitoramento de seca mostra que a maior parte da região enfrenta uma seca de intensidade grave a severa. Há expectativas de melhoras para o próximo ano com o surgimento de um La Nina.

23_maio16.png
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
Após um dia com temperaturas variando de 10 a 25º na maior parte do Sul devido ao efeito pré-frontal, a terça terminou com registro de ventos fortes e granizo em inúmeros municípios.

file.php


Os temporais foram mais intensos na região Central do Paraná, em Curitiba as ruas ficaram cobertas de gelo.

CnMXV1AXEAEKo_Q.jpg

Fonte: Gazeta do Povo

Ainda na rota de Curitiba, uma aeronave da Latam teve o vidro de uma das janelas rompido durante o voo e foi obrigada a desviar da rota e pousar em SP.

CnQReQlW8AAXvYk.jpg:large

Fonte: UOL
 

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
Os temporais se intensificaram substancialmente nas últimas horas, especialmente no Rio Grande do Sul, onde inúmeras cidades registraram granizo até mais de uma vez no dia de hoje e desmoronamentos de terra. São Joaquim/SC também teve chuva forte, com acumulado de 111mm das 21h de ontem as 21h de hoje.

Não Me Toque/RS
13645356_929022113891918_6574758994229771968_n.jpg

Foto: Metsul

Novo Hamburgo/RS


Ainda hoje a cidade de Brasília registrou a maior temperatura da história para um mês de julho, com 30,8ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Massa de ar polar chega com força e traz neve no Sul do Brasil

Nevou no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas últimas horas com o ingresso de uma potente massa de ar polar. A primeira ocorrência de neve ocorreu ainda no fim da tarde de sábado em São José dos Ausentes, mas foi na madrugada deste domingo que a neve caiu em um maior número de localidades. A MetSul confirmou o fenômeno em Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Onde mais nevou foi em São Francisco de Paula, cidade que habitualmente registra mais neve sob influência da circulação de uma área de baixa pressão, por estar a mil metros de altitude, mais ao Sul nos Aparados e estar próxima da costa, de onde recebe uma maior injeção de umidade.

MetSul


Neve em São Joaquim-SC | Julho de 2016


sjonline notícias
 

SkyJef

Cirrus
Registo
29 Abr 2016
Mensagens
37
Local
Brasil
Sul do Brasil foi uma ilha de frio em planeta cada vez mais quente
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos anunciou que o mês de junho foi o mais quente já registrado no planeta no período de observação entre 1880 e 2016. Foi o 40º junho seguido em que a temperatura no globo ficou acima da média do século 20. De acordo com a NOAA, junho se igualou a março de 2015 como o 9º mês com maior desvio positivo de temperatura entre todos os 1638 meses do período de registros. Nada menos que 14 dos 15 meses com temperatura mais acima da média no mundo ocorreram desde fevereiro de 2015 e a única exceção foi fevereiro de 2007.

5bf051ded601ca810e7205ecfd3adc17.jpg

O detalhe muito interessante no mapa (acima) de temperatura global de junho de 2016 foi que o Centro da América do Sul, particularmente o Rio Grande do Sul e áreas vizinhas, foi uma das poucas áreas do planeta em que a temperatura foi inferior à media no último mês. No nosso caso, muito mais frio do que o normal, afinal desde 1950 não se teve um junho mais frio que o deste ano no território gaúcho. Em teoria, se grande parte da Terra teve um mês muito mais quente que o normal, a tendência é que os poucos locais com condição oposta acabem sendo bem mais frios que o normal por equilíbrio atmosférico. É o que muitos pesquisadores defendem como a acentuação dos extremos por conta das mudanças climáticas.

Fonte: Metsul
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm e Gerofil