Seguimento Litoral Centro - Maio 2016



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É este o actual cenário em Sintra.
Horrível.

HZPIHnV.jpg


DmuBTdO.jpg


GoPnNkL.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não tenho nevoeiro por aqui, mas vejo-o a pairar na serra.
Por volta das 20:20 fiz a viagem habitual Cascais-Alcabideche, a temperatura caiu 7ºC!
Estavam 23ºC em Cascais e 16ºC em Alcabideche, o vento passou de nulo para moderado a forte com rajadas.
Extemos térmicos: 14,6ºC / 28,5ºC.

Capacete às 20:45:

28rkcFq.jpg


ywwlw1A.jpg


HxHErC9.jpg


Ta00xUA.jpg



PS: Instrumento artesanal indicar o rumo do vento, desta feita, rumo E/NE, eram 12:20.
Apesar de estar muito danificado da nortada dos ultimos anos, dá um jeito tremendo para ver a direcção do vento, fica a 10 metros da minha janela, no quintal do vizinho.

Rhpu6Uh.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Temperatura a descer depressa, humidade a subir, 19,4ºC com 72%.

Pressão quase estável, 1016,8 hPa, ligeira subida pelo início da passagem da pequena crista de altas pressões antes da entrada do vale depressionário pouco marcado.

Capacete às 20:45:

:w00t: que espectáculo!! A subsidência da crista anticiclónica ainda misturada com o resto da nortada e do capacete. Eu devia ter ido à serra... :facepalm:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Temperatura a descer depressa, humidade a subir, 19,4ºC com 72%.

Pressão quase estável, 1016,8 hPa, ligeira subida pelo início da passagem da pequena crista de altas pressões antes da entrada do vale depressionário pouco marcado.


:w00t: que espectáculo!! A subsidência da crista anticiclónica ainda misturada com o resto da nortada e do capacete. Eu devia ter ido à serra... :facepalm:

Tem sido uma sequencia interessante de dias com capacete, e hoje nem imaginava possivel formar-se, impressionante.
Por vezes penso que aquelas placas que estão espalhadas pela serra que dizem qualquer coisa como " atenção/cuidado condições meteorológicas extremas" têm algum fundo de verdade, ainda que exagerada a mensagem. Anteontem, por exemplo,o capacete formou-se em apenas 1 hora, o vento certamente que duplicou de intensidade, a visibilidade fica logo reduzida, o piso fica húmido, molhado, a temperatura cai num ápice, mesmo no verão isto acontece n de vezes, a mudança das condições atmosféricas é tão rápida, simplesmente notável para uma serra com pouca expressão em termos de altitude, mas com micro-clima único.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Máxima do ano 33,9ºC

Dia já extremamente quente... agora estão 17,6ºC

Grande quebra de temperatura. Aqui está precisamente a mesma temperatura, 17,6ºC.

79%
1017,2 hPa

Um luar quase cheio magnífico e a atmosfera mais transparente, Saturno, Marte e Júpiter com grande brilho. Alguns farrapos quase imóveis do que parecem ser nuvens médias ou altas.

Daqui a pouco tiro uma foto quando subirem mais.