Seguimento Açores e Madeira - Maio 2016



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Resumo diário da minha estação
Mais uma vez um acumulado muito interessante.
36c2a4b9277dfd8a2ac0da9cb2d2a636.jpg


https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IAORESHO2#history
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O GFS aumentou a precipitação na última saída:

eg0pelw.png


Há muito CAPE mas muito dele parece-me pós-frontal. A frente tem fraca intensidade e não há muita humidade relativa em altitude. Ainda assim há uma intrusão de ar quente nos níveis baixos e o LI estará negativo (especialmente no G. Ocidental). A convecção tenderá a ser dispersa. Chuva localmente intensa pode acontecer tendo em conta a água precipitável a rondar os 30 milímetros. Não excluo a ocorrência de trovoada (tendencialmente fraca) incluindo no pós-frontal (especialmente no G. Ocidental).

Esta previsão diz respeito às próximas 36 a 48 horas. A frente parece ficar estacionária perto do G. Oriental no domingo ou na segunda-feira. Por volta dessa altura, uma ciclogénese irá afetar o arquipélago. Ainda é cedo para especular sobre estes eventos.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Apesar de ainda não ser meia noite, vou colocar aqui os dados do dia de hoje, mais uma vez os valores da precipitação excederam os 20mm, e ainda há a probabilidade de atingir os 30mm diários, pois volta novamente a chover.
Houve também relatos de granizo aos 900 metros, na zona do perímetro da caldeira, tive a oportunidade de presenciar a enorme precipitação em altitude, a qual, por vezes vinha com mais intensidade.

73252db645d45e674cc460ee0e43fa61.jpg


59f0dfd3c8a5959b925cafd2b6ee56b1.jpg


Entretanto, a minha estação mostra-me um símbolo de trovoada!! Nunca tinha visto isso lolololol. Tenho de ver os valores previstos de CAPE e LI...


My Weather station data.
https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=pws:IAORESHO2&MR=1
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Noite

Aqui pela Terceira tivemos também um dia bastante chuvoso e com períodos de chuva por vezes intensa ...

Vim agora da Praia da Vitória e vimos alguns flashes lá por cima ... O nevoeiro também está cerrado quase até à chegada a Angra ...

Neste momento não chove e tudo parece bem mais calmo que nas últimas horas ...

Mais um dia invernal ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nas próximas 24 horas ocorrerá uma ciclogénese interessante a noroeste dos Açores, ficando a depressão mais ou menos sobre o arquipélago depois de amanhã. Ela trará uma bolsa de ar frio em altitude.

O vento e a ondulação serão interessantes. Há uns dias o GFS mostrava um cenário de muita chuva no G. Oriental. Agora já nem tanto. Em altitude a humidade aparenta ser muito inconsistente, sendo que o GFS sugere intrusões de ar seco muito pronunciadas. Não obstante haver um CAPE interessante o cisalhamento mais forte parece ser pós-frontal. Como tal, não creio que haja a possibilidade da ocorrência de fenómenos severos (mas vou esperar pelas atualizações de amanhã para ver o que é que pode acontecer no G. Oriental).

O anticiclone a sul dos Açores (e da depressão) impede que haja mais instabilidade. Contudo, a frente (e o núcleo em menor grau) será alimentada por uma pluma tropical com uma água precipitável a rondar os 25 milímetros. Há medida que o núcleo depressionário se aproxima das ilhas, o vento aumentará. Neste regime (não frontal), a convecção deverá ser dispersa e a chuva poderá ser moderada a forte. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoada - fraca - nos Grs. Ocidental e Central a partir de segunda-feira.

Quanto à frente propriamente dita, ela é moderada a forte. A chuva tenderá a ter a mesma intensidade. A humidade, mesmo nos níveis baixos, é muito inconsistente. Não há muito CAPE para trovoada.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
th4oIyIl.jpg


Animação: http://rammb.cira.colostate.edu/ram...g_ground/geocolor_AWCATL&width=960&height=737

Ainda só houve atividade elétrica isolada no pós-frontal:

Dor6w4o.gif


O GFS 6z indica chuva forte para o G. Oriental. O cisalhamento mais forte continua pós-frontal, excluindo assim a ocorrência de fenómenos severos.

O GFS também indica que nos próximos dias haverá uma depressão semi-permanente a norte dos Açores. Ainda é cedo para especular. Parece que o arquipélago será afetado por uma contínua pluma tropical (mas em geral com pouca humidade relativa). Novamente, a posição do anticiclone - a sul, entendendo-se em crista para noroeste - impedirá que haja muita instabilidade.

Como curiosidade, e isto também é possível ver no portal do IPMA, sobre o G. Central há nuvens lineares que têm a aparência de escamas:

jAvvzf0.jpg


São ondas de gravidade atmosférica. É a orografia a interferir com a circulação atmosférica. O céu está muito nublado mas ainda assim é possível ver 'cá de baixo' nuvens lineares (ignorar os farrapos junto ao mar) entre espaços de céu mais ou menos limpo (em altitude):

(topo superior direito nesta imagem - Fajã do Ouvidor, S. Jorge)

sqqZppa.jpg


(canto superior esquerdo nesta imagem - Velas, S. Jorge)

LVmveEc.jpg
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos

Por aqui temos um dia com céu muito nublado mas nada até agora em termos de chuva ... Aguardemos pelas próximas horas e para a evolução do estado do tempo ...

EDIT (17:13) - Já se começa a sentir por esta hora um certo aumento da intensidade do vento mas ainda nenhum sinal de chuva por agora embora o céu permaneça ameaçador
 
Última edição: