Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Já saiu a run das 18z:
CAPE e Li
150_48.gif

O Atlântico vai ferver!

Belos valores de CAPE sem dúvida. Que brutalidade também em França. Vai ser totalmente bombardeada, com valores de CAPE a ultrapassarem os 3000 J/Kg. É outra loiça, deve ser o melhor país para ver umas belas tempestades agora com a chegada do calor.

Por cá também podíamos ter algo bem mais interessante se a depressão se isola-se mais a sul/sudoeste da PI. Temos tido vários eventos mas tem faltado sempre alguma coisa. Por exemplo o calor. Estas depressões enormes e encostadas a Portugal não permitem a vinda de ar quente de sul, o que limita logo alguma convecção mais severa. Isso vai acontecer em França esta semana, terão temperaturas bem mais altas que nós, que será o principal ingrediente.

Para algo mais interessante talvez para Junho. Acredito que com o enfraquecimento da zonal e chegadas do anticiclone vamos ter algumas belas cut-off's. Bom para nós amantes deste tempo, mau para a agricultura. O clássico problema.
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Belos valores de CAPE sem dúvida. Que brutalidade também em França. Vai ser totalmente bombardeada, com valores de CAPE a ultrapassarem os 3000 J/Kg. É outra loiça, deve ser o melhor país para ver umas belas tempestades agora com a chegada do calor.

Por cá também podíamos ter algo bem mais interessante se a depressão se isola-se mais a sul/sudoeste da PI. Temos tido vários eventos mas tem faltado sempre alguma coisa. Por exemplo o calor. Estas depressões enormes e encostadas a Portugal não permitem a vinda de ar quente de sul, o que limita logo alguma convecção mais severa. Isso vai acontecer em França esta semana, terão temperaturas bem mais altas que nós, que será o principal ingrediente.

Para algo mais interessante talvez para Junho. Acredito que com o enfraquecimento da zonal e chegadas do anticiclone vamos ter algumas belas cut-off's. Bom para nós amantes deste tempo, mau para a agricultura. O clássico problema.
França e também o resto da Europa Central pertencem realmente a outro campeonato.
Está mesmo difícil o calor chegar. Se calhar hoje vou registar a minha primeira mínima abaixo dos 10°C desde Março. :wacko:
Também acredito que Junho será a nossa salvação. :D
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
França e também o resto da Europa Central pertencem realmente a outro campeonato.
Está mesmo difícil o calor chegar. Se calhar hoje vou registar a minha primeira mínima abaixo dos 10°C desde Março. :wacko:
Também acredito que Junho será a nossa salvação. :D

Não têm o Atlântico a chateá-los como acontece aqui. Aqui em Portugal, em especial no litoral, o Atlântico é praticamente uma protecção anti-trovoadas, as constantes brisas marítimas são fatais. Há algumas exceções em que cut-off's e outros fluxos favorecem a convecção mas raramente. No interior a história já é outra e creio que até é uma boa região para se ver trovoadas no verão. Na Europa Central tudo é diferente pois o mínimo movimento de massas de ar provoca logo instabilidade espontaneamente. Uma simples frente fria pode provocar um bom conjunto de células convectivas. Atenção que estou a falar durante o verão. No inverno todos sabemos que acontece o inverso.

Uma pessoa lá vai aguentando todos os verões a ver os outros a levar com tudo, mesmo no país vizinho na zona de Aragão aquilo vira o inferno algumas vezes, ou o céu. :lol:


Enfim, é continuar a acreditar que será desta.
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Aquele que parecia ser um excelente evento e acima da média aqui para o Norte, mais uma vez se esfumou essa possibilidade. Nas últimas saídas, é sempre cortar e cortar na precipitação vamos ver se ainda vai chover alguma coisa.
Já é o segundo evento consecutivo em que isso acontece aqui no Norte. Os modelos prometem e prometem saídas a fio e depois corta e corta.
Não é que me esteja a queixar de falta de chuva, tem havido muita este ano, mas decididamente, previsões a mais de 120 horas são para o caixote do lixo. :buh:

Sim alguma vez este ano iria passar tudo ao lado :lmao:, mesmo assim ai no norte no sábado ainda choveu razoavelmente, é mais um dia de chuva, mais um contributo em bom rigor era mais ou menos o que os modelos expectavam, uma depressão que iria afectar de raspão o Noroeste peninsular e foi o que se sucedeu.
Relativo á depressão de facto a trajectória por um lado "tramou-nos" e a mesma vai ficar retida mais a Oeste no Atlântico, para todos os efeitos depois lá mais adiante irá-se deslocar irreversivelmente para o nosso territorio já com menos intensidade é um facto.
Esta depressão mal o menos vai permitir alguma instabilidade, e temperaturas frescas, enquanto a dorsal irá subir no mediterrâneo.
Também de dias ou eventos menos intensos se faz a meteorologia, mesmo que este evento renda uns 20,30,40 Litoral Norte mm, metade ou menos de metade no centro sul é sempre contributo, para aumentar dias de precipitação, céu nublado, temperaturas dentro da média para continuar a nivelar este mês por baixo a nivel de temperaturas e por cima a nivel de chuva.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Ainda faltam alguns dias mas a posição da depressão não é favorável para ninguém. Fica na terra (neste caso oceano) de ninguém. Não obstante haverem ventos um bocado intensos nos níveis mais baixos parece que, pelo menos, na 5ª e na 6ª haverão condições favoráveis à ocorrência de trombas d'água de bom tempo.

Tendo em conta as circunstâncias (temperatura do mar e do ar, ...) o evento só poderá ocorrer em conjunção com trovoadas ou células de desenvolvimento rápido. Como não deve afetar nenhuma zona habitada e é pouco provável que hajam aviões ou navios que as vejam, cinjo-me a fazer uma breve referência à situação e não vou fazer mais nenhuma atualização. Em compensação, deixo um resumo do fenómeno que é acompanhado com música cheia de suspense (tem legendas) :D

 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Acho que as previsões têm piorado, isto para quem gosta de chuva e trovoada.

sem duvida.
Nesta altura desde que não venha calor aqui para Lisboa para mim já é positivo o mês já está feito, a boa noticia é que sem ondas de calor, o mês ficará dentro da média no que respeita a temperaturas.
Este evento apesar de ter prometido alguma coisa, do mal o menos permitirá que não venha ai calor, e tempo seco.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano e Dav

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
sem duvida.
Nesta altura desde que não venha calor aqui para Lisboa para mim já é positivo o mês já está feito, a boa noticia é que sem ondas de calor, o mês ficará dentro da média no que respeita a temperaturas.
Este evento apesar de ter prometido alguma coisa, do mal o menos permitirá que não venha ai calor, e tempo seco.
Concordo, falo no sentido de ter piorado porque ás uns dias atrás estava prevista mais chuva. Mas alguma coisa há-de chover e com sorte alguma trovoada, mas também acho positivo não vir ainda tempo seco e muito quente.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Concordo, falo no sentido de ter piorado porque ás uns dias atrás estava prevista mais chuva. Mas alguma coisa há-de chover e com sorte alguma trovoada, mas também acho positivo não vir ainda tempo seco e muito quente.

sim é isso, também houve um perido que me entusiasmei que esta depressão e a hipotese de ficar estancada junto á nossa costa. Mas a direcção da mesma será outra e ficará perdida no Atlântico e como o colega Orion já referiu nem vai favorecer grande coisa os Açores nem a nós.
Mas a nivel genérico, é dado já estarmos em finais de Maio, esta depressão é sempre bem-vinda, pois temia que apos um Março,Abril e Maio tão animados frescos e chuvosos que aparecesse ai uma vaga de calor maluca repentina no final deste mês, porque isso acontece muitas vezes nestes meses de transição e de extremos, o que felizmente não irá se suceder. Nos entrentantos sempre vai chover alguma coisa a Norte, e pouquissima coisa a sul, a sul dias nublados e frescos a partir de agora já são positivos.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Dav

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
sim é isso, também houve um perido que me entusiasmei que esta depressão e a hipotese de ficar estancada junto á nossa costa. Mas a direcção da mesma será outra e ficará perdida no Atlântico e como o colega Orion já referiu nem vai favorecer grande coisa os Açores nem a nós.
Mas a nivel genérico, é dado já estarmos em finais de Maio, esta depressão é sempre bem-vinda, pois temia que apos um Março,Abril e Maio tão animados frescos e chuvosos que aparecesse ai uma vaga de calor maluca repentina no final deste mês, porque isso acontece muitas vezes nestes meses de transição e de extremos, o que felizmente não irá se suceder. Nos entrentantos sempre vai chover alguma coisa a Norte, e pouquissima coisa a sul, a sul dias nublados e frescos a partir de agora já são positivos.
Sim tem sido muito positivo não termos ainda grande calor instalado, ao contrario do ano passado e de outros anos por esta altura, mas nesta altura toda a chuva nem que seja fraca é bem-vinda.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
França e também o resto da Europa Central pertencem realmente a outro campeonato.
Está mesmo difícil o calor chegar. Se calhar hoje vou registar a minha primeira mínima abaixo dos 10°C desde Março. :wacko:
Também acredito que Junho será a nossa salvação. :D


Também depende da zona na França. A parte NO do país também sofre a influência do Atlântico.

Para o surgimento da convecção no verão, também não convém muito que esteja um tempo quente e seco,que é pouco favorável ao surgimento de trovoadas,como se tem visto noutras alturas.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não têm o Atlântico a chateá-los como acontece aqui. Aqui em Portugal, em especial no litoral, o Atlântico é praticamente uma protecção anti-trovoadas, as constantes brisas marítimas são fatais. Há algumas exceções em que cut-off's e outros fluxos favorecem a convecção mas raramente. No interior a história já é outra e creio que até é uma boa região para se ver trovoadas no verão. Na Europa Central tudo é diferente pois o mínimo movimento de massas de ar provoca logo instabilidade espontaneamente. Uma simples frente fria pode provocar um bom conjunto de células convectivas. Atenção que estou a falar durante o verão. No inverno todos sabemos que acontece o inverso.

Uma pessoa lá vai aguentando todos os verões a ver os outros a levar com tudo, mesmo no país vizinho na zona de Aragão aquilo vira o inferno algumas vezes, ou o céu. :lol:


Enfim, é continuar a acreditar que será desta.


Mas é também esse mesmo Atlântico que nos proporciona,por outro lado, no Outono e no inverno, dos maiores valores de precipitação na Europa e algumas belíssimas tempestades também, bem mais interessante nessa altura geralmente do que na Europa Central. :D

De resto, não acho que seja também assim tão raro convecção no verão por cá. Normalmente não coincide é com o período áureo de atividade convetiva na Europa Continental.
É que por cá, normalmente, o Atlântico está muito " arrefecido " no final da Primavera e início do verão. Por isso, a atividade convetiva está muito limitada.

Mas na parte final do Verão, início do outono, com o aquecimento que se verificou do Atlântico durante o verão, não é assim tão rara atividade convetiva com alguma relevância por cá. E, por vezes, até prolongada.
Talvez com menos intensidade do que na Europa Central, mas também interessante.

À primeira vista, recordo - me de 2014, onde tivemos várias semanas consecutivas de convecção ( cheguei a ter 3 períodos de trovoada num único dia) e outros verões.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Mas é também esse mesmo Atlântico que nos proporciona,por outro lado, no Outono e no inverno, dos maiores valores de precipitação na Europa e algumas belíssimas tempestades também, bem mais interessante nessa altura geralmente do que na Europa Central. :D

De resto, não acho que seja também assim tão raro convecção no verão por cá. Normalmente não coincide é com o período áureo de atividade convetiva na Europa Continental.
É que por cá, normalmente, o Atlântico está muito " arrefecido " no final da Primavera e início do verão. Por isso, a atividade convetiva está muito limitada.

Mas na parte final do Verão, início do outono, com o aquecimento que se verificou do Atlântico durante o verão, não é assim tão rara atividade convetiva com alguma relevância por cá. E, por vezes, até prolongada.
Talvez com menos intensidade do que na Europa Central, mas também interessante.

À primeira vista, recordo - me de 2014, onde tivemos várias semanas consecutivas de convecção ( cheguei a ter 3 períodos de trovoada num único dia) e outros verões.
Tens razão. Eu mesmo referi que no inverno ocorre o inverso.

E também disse que no interior do país pode-se ver trovoada com frequência no verão. Aqui no litoral estamos habituados a vê-las ao longe nesse período.

E de facto esse setembro de 2014 foi uma loucura mas grande parte da convecção era marítima e sem grande severidade. Eu falo de algo ao estilo do 4 de setembro de 2004, com brutais supercélulas aqui no litoral. Mas lá está, mais de 10 anos depois e nunca mais se viu algo igual.
 
  • Gosto
Reactions: james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Os modelos hoje melhoraram substancialmente, segundo as ultimas saídas a depressão ficará mais próxima do nosso litoral e quando a depressão se deslocar para cá poderá trazer mais animação.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Estado
Fechado para novas mensagens.