Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Nortadas

Cirrus
Registo
5 Jan 2008
Mensagens
17
Local
Matosinho
Muito boa noite ! Estou a gostar de ver o modelo a partir do dia 25.. Embora tenha a noção que a probablidade de se concretizar é muito pequeno, já é um indício que algo poderá mudar.. Até la , sábado e domingo ainda me cheira que vou dar um mergulhito à praia ! ahah
Cumprimentos!:thumbsup:
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu sei que o verão não é ao gosto de muita gente mas o calor de janeiro não costuma ser o anuncio de tempo muito frio? :D:D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Por isso vamos disfrutar deste belo A de Janeiro que não vai durar mais que um fósforo. O frio não deve tardar... :cool::cool:

Entretanto quem tiver tempo de um saltinho à serra da estrela por há lá neve com fartura.

Belo fim de semana...
 
Última edição:

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
http://foro.meteored.com/index.php?action=dlattach;topic=82214.0;id=59759;image
http://foro.meteored.com/index.php?action=dlattach;topic=82214.0;id=59758;image
Bons dias. Em todos foruns deste género,saudando desde já este ,o único na língua de Camões que conheço, surgem pessoas que consideram a Meteorologia como ciência exacta .E falam no GFS que tem 4 actualizações nas previsões diárias 4!!! e sonham, com uma das quinhentas hipóteses que por lá vão aparecendo,mas depois, uma delas a mais de 140 horas começa a divergir ...E ainda há quem veja o GFS a 384 horas .
Vejam a discrepância desse modelo entre a saída das 12 e das 18 para o mesmo dia e para a mesma hora.E é só a 7 dias...
É preciso ter calma.O frio não virá nos próximos dias.Isso é certo.Estabilidade atmosférica total.Anticiclone em cima das nossas cabeças.Mas daqui a 7 dias em diante logo se verá.Ah e é verdade:hoje ,justamente hoje, 15 de janeiro ,vai voltar a ventar e a chover significativamente aqui pelo NW...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Até ás 180 h vai reinar o calor de Inverno e o AA, depois ... bem os modelos estão completamente doidos!!
Nunca vi tanta divergência a partir das 180h, é que desde Sábado que não existe um modelo qque seja igual a partir das 180h, mas parece existir uma certa tendencia para que a partir do dia 25 o anti-ciclone se mude para a Escandinávia, e podendo surgir alguma chuva em Portugal e sendo acompanhado de tempo frio e Neve, pelo menos é o que parece mostrar os moelos e esta ultima entrada das 6h é um espectáculo !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
A loucura no fim de semana 26 e 27 de Janeiro, será real ou os modelos estão a variar para porem nós doidos:D:lmao::lmao::lmao::shocking::eek:, cá para mim vai nevar dia 2 de Fevereiro como há 54 anos :D:D quero neve em Olhão senão o Mário vai a dar cambalhotas até Fátima ah vai vai:D

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom, andei agora a navegar nesse estranho e sonhador mundo dos modelos...

Eu, citando algumas pessoas deste fórum muito mais entendedoras e experientes nestas temáticas, teria muita calma antes de ficar entusiasmado.

Corrijam-me se estiver errado mas:

1- Estamos a falar de tendências superiores a 180 horas
2- É precisamente acima dessas 180 horas que se verificam alterações, rápidas demais diria... Nos modelos a 850 hPa surge algo dos lados "franco-espanhois" assim tipo zuca e tau (bonitas expressões técnicas como podem reparar :D ) . Enfim parece-me algo demasiado imaginativo... mas nada que seja de admirar

O prognóstico (sem ser no fim do jogo): Talvez algo esteja a ser cozinhado... mas nesta coisas da meteorologia o frango que leva duas horas a estar pronto costuma precisar de mais meia hora para ficar corado (hoje tou inspirado e só me saem expressões técnicas do "catano" :D ) . Por isso isto mais ou menos intenso deverá adiar mais um pouco (como de costume).

Calma e desepero, depressões meteorológicas, uns caalmex pó bucho e siga para bingo!
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Bom, andei agora a navegar nesse estranho e sonhador mundo dos modelos...

Eu, citando algumas pessoas deste fórum muito mais entendedoras e experientes nestas temáticas, teria muita calma antes de ficar entusiasmado.

Corrijam-me se estiver errado mas:

1- Estamos a falar de tendências superiores a 180 horas
2- É precisamente acima dessas 180 horas que se verificam alterações, rápidas demais diria... Nos modelos a 850 hPa surge algo dos lados "franco-espanhois" assim tipo zuca e tau (bonitas expressões técnicas como podem reparar :D ) . Enfim parece-me algo demasiado imaginativo... mas nada que seja de admirar

O prognóstico (sem ser no fim do jogo): Talvez algo esteja a ser cozinhado... mas nesta coisas da meteorologia o frango que leva duas horas a estar pronto costuma precisar de mais meia hora para ficar corado (hoje tou inspirado e só me saem expressões técnicas do "catano" :D ) . Por isso isto mais ou menos intenso deverá adiar mais um pouco (como de costume).

Calma e desepero, depressões meteorológicas, uns caalmex pó bucho e siga para bingo!


:lol::lmao:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Não percebo nada disto...mas se calhar para o final do mês temos mudanças ;)

ensemblerddhu6.png




ensembletemprddvo9.png





:p
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não percebo nada disto...mas se calhar para o final do mês temos mudanças ;)

ensemblerddhu6.png





:p



Descodificador de diagramas de serviço chamado ao tópico "previsão do tempo e alertas - Janeiro 2008" :lmao:

Já agora por mera curiosidade agarrei na média dos valores (curvas vermelhas) e apliquei para dia 29 (aquele que regista mais precipitação) as fórmulas de cota de neve. Deu-me á volta de 1600 metros... nada de especial...

Este diagrama refere-se a que sítio?