Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Como alguém disse na minha aldeia...
"Em Dezembro tinhamos os prados floridos, a ameixeiras em flor, agora nem flores nem ameixas"...

As batatas não nascem, apodrecem nos solos, os centeios derrubados, há terrenos em que os tratores continuam sem poder entrar... este ano a situação não está fácil.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia a todos. Bem, vem aí forte e feio... para a zona do Porto já estão células perto com eco vermelho! :confused:
Essas células parecem estar-se a dirigir para a Galiza ...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Não se preocupem .Não entra agora no Litoral Norte entra 100-200 kmsinhos mais a Norte não tem problema, entre a madrugada de Sábado até á madrugada de Domingo, os acumulados para o Litoral Norte serão bem jeitosos, mais uma frente afectar a região.
Este mês vai mesmo acabar em grande, não diria que melhor é impossível, mas estes meses foram muito bons, os sinais estão ai até parte Leste de Lisboa( Alverca,Vila Franca,etc) ou mesmo Margem sul, a vegetação ainda está em tons verdes o que já nesta altura começa acontecer exactamente o contrário, a parte Oeste de Sintra não diria que parece a Irlanda mas quase :lmao:
Muito se falou nos acumulados mensais á uns 2 meses atrás aqui no forum, pelo facto de em certas zonas genero Setubal os acumulados estarem dentro ou abaixo da média em meses como Fevereiro ou Março ou Abril, no Litoral Norte é indiscutível a torneira abriu á meses e ainda não parou, no Litoral Norte a :rain: tem sido tão frequente que os factos são tão indesmentíveis, que dispensam argumentos. Mas no Litoral centro/ sul essa questão colocou-se mas o que me parece que é de registar este ano não é quantidades anormais de precipitação por exemplo na península de Setubal/Ribatejo/Estremadura a norte do Tejo, tirando o mês de Maio se formos rigorosos os valores estão + ou -dentro da média, o que acho que tem sido digno de registo para as regiões mais extremanhas, tem sido a ausência de períodos prolongados de calor, bem como a existência de varios dias de chuva mesmo que pouca, mesmo sem grandes acumulados, bem como vários dias de céu muito nublado que sem registado, se verificarmos a verdejante Inglaterra( Irlanda já é um pouco diferente) não tem grandes valores de precipitação anual na pratica chove tanto num ano em média Lisboa como em Londres, a questão coloca-se é na distribuição da precipitação bem como a ausência de períodos prolongados quentes e secos, período estival,etc e é um pouco isto que aqui no Litoral centro/ sul tenho empiricamente verificado, os dias de chuva têm sido muitos varios, variam entre os 10-15 dias mês para aqui é muito, mesmo que chova 1 mm, 2mm,5mm, em varios dias num mês isto conta muito mais que chover 30 mm em um dia ou dois.
Este periodo tem sido óptimo meses dentro ou abaixo da média, vários dias de chuva mês, varios dias com céu nublado, períodos quentes muito curtos, a malta anda mais palida e os campos mais verdes :lmao: é o que se tá vendo por aqui, como gosto deste clima estou satisfeito, e como sei que o calor vêm é só uma questão de tempo é bom passar por meses como Fevereiro, Março, Abril e Maio sem ondas de calor, fogos precoces, campos todos secos, enfim, até saberá bem o calor que virá ai em Junho que será encarado com normalidade, doravante Deus queira, que o mês de Junho não seja excessivamente quente, mas a verdade é que esta primavera fresca e londrina, já ninguém nos tira.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Vendo os modelos, o padrão que tem dominado parece querer manter - se no mês de Junho, pelo menos na primeira quinzena. E com 2 ou 3 dias de calor pelo meio, que podem favorecer depois atividade convetiva.
Se este padrão se mantivesse no verão, poderíamos ter um Verão bem interessante...

Pessoalmente, gostava de ter um Verão como o de 2014. Ou o de 2012, aí seria o ideal.

P.S. Entretanto, aqui no meu local de seguimento, o céu está a ficar bem carregado.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Vendo os modelos, o padrão que tem dominado parece querer manter - se no mês de Junho, pelo menos na primeira quinzena. E com 2 ou 3 dias de calor pelo meio, que podem favorecer depois atividade convetiva.
Se este padrão se mantivesse no verão, poderíamos ter um Verão bem interessante...

Pessoalmente, gostava de ter um Verão como o de 2014. Ou o de 2012, aí seria o ideal.

P.S. Entretanto, aqui no meu local de seguimento, o céu está a ficar bem carregado.

Não sei se os portugueses sobreviviam a um Verão fresco depois de uma primavera fresca :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Acredito que esta primavera tenha surpreendido e deixado um pouco o pessoal um pouco ansioso aguardar por tempo quente.
Mas sinceramente do que vejo dos modelos não vejo assim uma entrada quente e prolongada assim tão significativa. Mesmo nada de especial, tudo extremamente normal, vamos ver em Junho é natural que apareça um ou outro dia acima dos 28º graus no Litoral e perto dos 35º no interior, mal fosse que isso não aconteça. mas por o que vejo nos modelos não me parece mesmo nada de significativo. O que parece é o pessoal está desabituado do calor.
Vamos aguardar mas o atlântico continua bastante instável.Pode trazer um ou outro dia bastante quente, mas a manutenção de um padrão não tão quente como muitos desejariam.
Agora é bom referir que estamos a entrar em Junho a menos de um mês do Verão.
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Acredito que esta primavera tenha surpreendido um pouco e deixado um pouco o pessoal um pouco ansioso aguardar por tempo quente.
Mas sinceramente do que vejo dos modelos não vejo assim uma entrada quente e prolongada assim tão significativa. Mesmo nada de especial, tudo extremamente normal, vamos ver em Junho é natural que apareça um ou outro dia acima dos 28º graus no Litoral e perto dos 35º no interior, mal fosse que isso não aconteça. mas por o que vejo nos modelos não me parece mesmo nada de significativo. O que parece é o pessoal está desabituado do calor.
Vamos aguardar mas o atlântico continua bastante instável.Pode trazer um ou outro dia bastante quente, mas a manutenção de um padrão não tão quente como muitos desejariam.
Agora é bom referir que estamos a entrar em Junho a menos de um mês do Verão.
Para mim está muito bom assim:thumbsup:
 
Registo
11 Mar 2016
Mensagens
162
Local
Almada
Portugal poderia ter trovoadas intensas como se está a passar na Alemanha? :eek:
GUjtw9l.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.