Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008



migueltejo

Cirrus
Registo
30 Out 2007
Mensagens
35
Local
marinhais
Boas noites,é pessoal não sejem tão pessimistas,hehe,uns dias de sol tambem não fazem mal a ninguem:lol:,lembrem-se que de um momento pro outro as coisas mudam,bom ao menos vou podando a vinha,so preciso de 3 dias pra podar,depois pode vir :rain: e :cold: á vontade,:).
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boas, pra quem quiser esquecer o AA
é só ligar agora na RTP2, tá a dar programa
sobre Tornados.:D:D:D

Eu vi!!!! :eek: :thumbsup: :thumbsup: :eek:

O pessoal que "caça tornados" é doido! Mas o programa foi absolutamente fascinante e com informações no mínimo espectaculares. Fiquei impressionado com a pressão barométrica. Registaram-se valores de pressão dentro do tornado F4 , 100 mbar inferiores ao exterior! É de facto um fenómeno devastador... e as imagens dos estragos??? APRE!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se há dois dias referi que os modelos estavam doidos e estavam sempre a variar pois agora estão bastantes constantes ... infelizmente e para variar é para mal nosso.
Em resumo, nem chuva, nem vento nem frio ... nada de nada !!
Venha então o Verão de S. Martinho !!!

Mais uma seca de ano meteorológico !!!

Acho que desde 1990 só houve um ano (2001) em que a precipitação anual foi superior á média e este ano vai ser mais ano extremamente seco !!

PS: Alguém pode colocar aqui os valores registados de precipitação neste mês, please ???
Nomeadamente Lisboa, Porto e Faro ou arredores !!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aqui fica um site Aurélio espero que ajude http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.2&objlink=&objrede= é o máximo que posso fazer :p

Olha e não desesperes que ainda vamos ter frio nem que seje em Agosto é preciso é não perder o optimismo :cold: quanto á neve temos de ir devagar não se pode pedir todos os anos mas quem sabe se não nos voltará a visitar (eu aposto num sim muito grandeeeee :w00t: )não é muito normal nevar em cotas baixas em Portugal :assobio::assobio: será que algo está a mudar :rolleyes:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Se há dois dias referi que os modelos estavam doidos e estavam sempre a variar pois agora estão bastantes constantes ... infelizmente e para variar é para mal nosso.
Em resumo, nem chuva, nem vento nem frio ... nada de nada !!
Venha então o Verão de S. Martinho !!!

Mais uma seca de ano meteorológico !!!

Acho que desde 1990 só houve um ano (2001) em que a precipitação anual foi superior á média e este ano vai ser mais ano extremamente seco !!

PS: Alguém pode colocar aqui os valores registados de precipitação neste mês, please ???
Nomeadamente Lisboa, Porto e Faro ou arredores !!!

Aqui: http://www.meteo.pt/pt/clima/clima.jsp podes encontrar gráficos da precipitação mensal dessas localidades desde 2001.

Depois de 1990, ainda tivemos alguns anos com anomalia positiva, mas é nítida a descida desde o início da década de 60.



Variabilidade interanual da precipitação em Portugal Continental.
(a tracejado o valor médio no período 1961-1990)

http://www.meteo.pt/pt/clima/clima.jsp
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vamos tentar distrair-mo-nos com outras coisas...sei lá :-sugiro a apanha de gambozinos.

Olá, em vez de apanharmos gambozinos, por acaso não quer contar-nos um pouco como é o dia a dia de um observador meteorológico num aeroporto ? Que tarefas e responsabilidades tem, que meios tem ao dispôr, etc. Tenho sempre alguma curiosidade em saber como funcionam as coisas nos "bastidores" e penso que outros também. A única ideia que tenho é que os observadores são os responsáveis pela informação METAR, certo ? Como é que isso é feito, fazem avaliação visual e/ou instrumental ?
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Boas noites,é pessoal não sejem tão pessimistas,hehe,uns dias de sol tambem não fazem mal a ninguem:lol:,lembrem-se que de um momento pro outro as coisas mudam,bom ao menos vou podando a vinha,so preciso de 3 dias pra podar,depois pode vir :rain: e :cold: á vontade,:).

Também concordo. E se não for em janeiro, será é fevereiro ou mesmo março.
Sim, março, porque no dia 1 de março de 1993 eu vi nevar em Oeiras :shocking:. Quem é de Oeiras também se deve lembrar.
Por isso, a esperança é verde... e branca...:) :):)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu nem me importo de ter alguns dias de anticiclone, mas não com estas temperaturas a 850 hPa que mais parecem de outubro, e chegam a 14ºC no Algarve e a 11ºC no norte... O fim de semana do dia 27 está próximo, mas tenho poucas esperanças que nos reserve algo interessante.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Alguém me pode orientar quando é que poderei ter um congelador destes à minha porta? É que poupava muito na EDP. :lmao:

19_pics.jpg


Ele já aí anda...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Concordo contigo ... Mário Barros ... temos que esperar 2 /3 anos ... os anos 8/9/0 costuma serem anos bastante chuvosos .... pois trata.se de um ciclo de 10 anos .... !!!
Parabéns pelos teus comentários !!!:thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Concordo contigo ... Mário Barros ... temos que esperar 2 /3 anos ... os anos 8/9/0 costuma serem anos bastante chuvosos .... pois trata.se de um ciclo de 10 anos .... !!!
Parabéns pelos teus comentários !!!:thumbsup:

:D:D:D já estas a aliar os minímos solares ao frio :thumbsup::thumbsup: fixe

Olha se queres mesmo saber até pode ser já amanhã ou daqui a 1000 anos nós não conhecemos certezas climáticas apenas probablidades.

Já viram a queda para os próximos dias na média/alta atmosfera.