Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
E Elvas por exemplo 3 dias seguidos com 44ºc e mais 3 com 42ºc, dava para assar umas sardinhas, nem era preciso fazer lume.
Quando olhei para aquela previsão nem queria pensar nas consequências que isso poderia vir a dar. Esperemos mesmo que mude.
O GFS não está tão agressivo.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Davidmpb

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Isso poderia ser a repetição do verão de 2003. Após um mês de Julho quente, embora sem ser extraordinário, seguiu - se um final de Julho e início de Agosto tórridos, com as temperaturas a superar os 40 graus em quase todo o país.
Espero que não se repita, pois foi ( de muito longe) o mais trágico de sempre em termos de incêndios ( quase 500 mil hectares ardidos e cerca de 25 mortos, já para não falar das quase 300 casas ardidas e de algumas áreas protegidas reduzidas a cinzas) .

Pelo que vejo , para os próximos dias, aqui para Viana, por exemplo, está no limiar de poder ocorrer uma onda de calor, tendo em conta o valor das temperaturas máximas e o número de dias consecutivos com valores elevados.

Julho de 2003 foi um mês bem fresco, com nortada forte no litoral oeste e bastante chuva no litoral norte.
Até dia 29, a máxima em Lisboa tinha sido de 31ºC, com muitos dias a ficarem pelos 24-25ºC devido às fortes nortadas.
Viana do Castelo acumulou 58,4mm.
Não fossem os últimos 3 dias escaldantes, e o mês tinha acabado com uma anomalia negativa significativa.
Ainda assim terminou com uma anomalia da temperatura máxima de -1,4ºC (em relação a 61-90).

Só que depois disso, seguiu-se aquilo que todos recordam, uma enorme onda de calor que apagou da memória aquele mês fresco de Julho.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Julho de 2003 foi um mês bem fresco, com nortada forte no litoral oeste e bastante chuva no litoral norte.
Até dia 29, a máxima em Lisboa tinha sido de 31ºC, com muitos dias a ficarem pelos 24-25ºC devido às fortes nortadas.
Viana do Castelo acumulou 58,4mm.
Não fossem os últimos 3 dias escaldantes, e o mês tinha acabado com uma anomalia negativa significativa.
Ainda assim terminou com uma anomalia da temperatura máxima de -1,4ºC (em relação a 61-90).

Só que depois disso, seguiu-se aquilo que todos recordam, uma enorme onda de calor que apagou da memória aquele mês fresco de Julho.


Mas isso foi mais na primeira quinzena, não?

A recordação que eu tenho é de uma parte final de Julho já relativamente quente.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu também não acredito muito, mas ciclicamente ocorrem verões muito quentes e secos com temperaturas " estratosfericas ".

E convém lembrar que desde o tórrido verão de 2003 já passaram 13 anos.

A saida do ECM da run 00h, é sempre muito inflacionada, bota sempre muito calor já não é a 1ª vez que isto acontece este ano.
O padrão está a ser quentinho nas ultimas 3,4 semanas, mas não está a ser por enquanto historico, nem a bater records, não me admire nada que na próxima run o ECM diminuem calor e retire 4º,5º graus as temperaturas apresentadas na ru das 00h, o ECM anda nessa indecisão já umas semanas.,
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas isso foi mais na primeira quinzena, não?

A recordação que eu tenho é de uma parte final de Julho já relativamente quente.

Foi só mesmo no dia 29 de Julho que as temperaturas dispararam. Em alguns locais mais de 10ºC. Dia 30 voltou a subir, e dia 31 a mesma coisa... E a primeira quinzena de Agosto foi o que foi.

Agora de 1 a 28, foram 4 semanas, no geral, bem fresquinhas. No noroeste, os dias 25 e 26 foram de chuva fraca persistente. Mais de 40mm na região do Gerês, em chuva fraca.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A saida do ECM da run 00h, é sempre muito inflacionada, bota sempre muito calor já não é a 1ª vez que isto acontece este ano.
O padrão está a ser quentinho nas ultimas 3,4 semanas, mas não está a ser por enquanto historico, nem a bater records, não me admire nada que na próxima run o ECM diminuem calor e retire 4º,5º graus as temperaturas apresentadas na ru das 00h, o ECM anda nessa indecisão já umas semanas.,


Mais dia menos dia, o AA há - de quebrar...

E não tarda aparecerá alguma frente com toda a pujança... :D
 
  • Gosto
Reactions: rafathunderstorm

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Estamos a falar de previsões automáticas a 10 dias e é no 10º dia é que as temperaturas ficam loucas.

Em Olhão, até seria interessante com máxima de 43ºC e aguaceiros. :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: jonas

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
(Tive que mudar a mensagem para este tópico por causa do off-topic)
Obrigado. Só digo isto pelo facto de viver no centro de Lisboa há mais de três décadas (e muito pouca dinâmica climatérica para observar) e das vezes que fui a Pavia apanhei quase sempre eventos convectivos. Será beginner's luck? Espero que não.
Não deves viver na mesma Lisboa que eu. :p
Esta zona não é assim tão monótona. :D
Já vi Lisboa pintada de branco por causa do granizo umas 4 vezes nos últimos 5 anos. No dia 20 de Março deste ano vi pela primeira vez uma funnel cloud em Benfica e no dia seguinte presenciei uma das melhores trovoadas desde que me lembro.
No inverno, Lisboa tem "mais sorte" por causa das frentes frias e oclusas e somos capazes de ouvir uns trovões de vez em quando. No alentejo essas frentes já chegam bastante enfraquecidas e só se vê convecção a sério nos meses mais quentes, havendo excepções claro.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muito interessante, pena faltar tanto tempo.. :unsure:

mnqCyrc.png


A ver se chove alguma coisa em Agosto e não vem só calor e secura.

Este mês de Julho deverá acabar a 0 mm por aqui, nada de grave pois o ano hidrológico está mais que bom :rain:
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e TekClub
Estado
Fechado para novas mensagens.