Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Realmente é uma situação interessante dessa ULL com ar frio, ainda para mais nas (já quase míticas) datas em questão :D Mas falta mais frio nos niveis baixos para surpresas, este ano muito provavelmente não vai ocorrer o 3º milagre :D
Certo parece termos um AA a ultrapassar os 1040hPa no norte do país, para a próxima 6ªfeira.

a-30.gif
b-19.gif
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Realmente é uma situação interessante dessa ULL com ar frio, ainda para mais nas (já quase míticas) datas em questão :D Mas falta mais frio nos niveis baixos para surpresas, este ano muito provavelmente não vai ocorrer o 3º milagre :D
Certo parece termos um AA a ultrapassar os 1040hPa no norte do país, para a próxima 6ªfeira.

Sim ainda é insuficiente... só um evoluir da situção poderia registar surpresas... Mas não deixa de ser curioso surgir sempre algo para estas alturas mais "estranho". ;) A verificar-se uma situação dessas e mesmo que não exista nenhuma surpresa, pelo menos teoricamente teremos aquela situação repetida das cotas de neve serem mais baixas a sul do que a norte (aparentemente...).
Quanto ao AA pelos menos vai dar para bater o meu recorde de pressão no aparelho... :lmao: Desde que não rebente a estação... é que ela ainda é design e fica a matar no móvel :lmao::lmao::lmao:
 

mesq

Cirrus
Registo
28 Jan 2007
Mensagens
24
Local
Porto
Eu tenho um palpite de que já não voltamos a ver frio a sério (ou seja, mínimas a rondar os 0ºC no litoral) ou grandes perturbações atlânticas. É pena, porque o início do mês até esteve prometedor. :sad:

Espero que Abril e Maio tragam muitas chuvas convectivas, caso contrário o Verão vai ser complicado... :unsure:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
E pronto... o GFS voltou a retirar a situação do dia 28, pelo que o tempo cá vai andar na mesma... A única tendência é mesmo a subida da pressão... Acima dos 1040 hPa no norte! :eek:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu tenho um palpite de que já não voltamos a ver frio a sério (ou seja, mínimas a rondar os 0ºC no litoral) ou grandes perturbações atlânticas. É pena, porque o início do mês até esteve prometedor. :sad:

Espero que Abril e Maio tragam muitas chuvas convectivas, caso contrário o Verão vai ser complicado... :unsure:

O frio não se esquece nós ;) nem que venha no Verão ele vem :cold::cold:

A isto é que eu chamaria acabar o dominio anticiclonico em GRANDE :thumbsup: seria mesmo execelente :w00t::w00t: claro que 1060hpa seria o ideial mas pronto não vou pedir muito isto já é muito :D

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Daqui a pouco o IM poem um alerta amarelo devido as alltas temperaturas em pleno Inverno :surprise::rolleyes:

Nem estou a achar muito altas vendo a coisas pelo lado aquecimento global isto é o gelo total é uma vaga de frio que ficará na memória :lmao::lmao:

Por eles a temperatura global aumenta 0.5ºC mês...:confused::confused::lmao:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
qa21-1355-c-ib-n.JPG

Esta é a imagem de ontem,hoje e amanhã dos céus de Portugal Continental.Céu limpo,com temperaturas diurnas primaveris ,com a excepção de Trás-os-montes onde persistem os nevoeiros eternos,já que eterna parece esta situação de potente (1045!!! mb no Norte da Península) bloqueio anticiclónico.
E não há nada a fazer.A situação é mesmo de estabilidade atmosférica total.
Janeiro está acabado.Já não terá mais histórias para contar senão esta.
Mas a História revela-nos alguns Janeiros assim,que depois deram Fevereiros revoltos.
Por enquanto, resta-nos aguardar e esperar que essa mesma História se repita e que Haja um Fevereiro com muitas Histórias de encantar:-cá estaremos para as contar.

 

mesq

Cirrus
Registo
28 Jan 2007
Mensagens
24
Local
Porto
O frio não se esquece nós ;) nem que venha no Verão ele vem :cold::cold:

A isto é que eu chamaria acabar o dominio anticiclonico em GRANDE :thumbsup: seria mesmo execelente :w00t::w00t: claro que 1060hpa seria o ideial mas pronto não vou pedir muito isto já é muito :D

...

Não estou tão optimista...as previsões a 10-15 dias estão a ser em regra muito mais favoráveis (favoráveis para nós, os fãs do Inverno, é claro ;) ) do que a realidade. As superfícies frontais nunca entram com grande actividade, as depressões cavadas não saem do Atlântico Norte, as grandes massas de ar frio não chegam a esta latitude...e a temperatura 850hPa nos dias 27 e 28 é, para um mês de Janeiro, impressionante. :shocking:

Espero que a Primavera traga muitas "chuvas de Abril", porque frio no Verão não estou a ver...