Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Sim, voçes não sabem o que é choque térmico isso é positivo. :thumbsup:
Por acaso este verão devo ter apanhado dos maiores choques térmicos de sempre, foi ao ponto da cabeça começar a doer, impressionante.
Basicamente depois de uma caminhada junto ao cabo da Roca, dei um mergulho, água devia estar a 13,5ºC / 14ºC, fundo rochoso, ainda pior, gelo.

Segundo a opinião de uma médica amiga antes de um mergulho em águas mais frias é refrescar/molhar primeiro a parte de trás do pescoço, o mesmo funciona como se de um termostato se tratasse e o corpo assume aos poucos a temperatura da água. Nunca estive numa situação parecida mas acredito ser uma experiência muito desagradável.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Este ano isto anda a correr bem, Sexta e Sabado regressa o vento SO. :cool:
Falando no Algarve água a 26ºC, na minha opinião, isso é demasiado, se a temperatura do ar está elevada, isso por acaso refresca?
Só experimentei água a essa temperatura duas vezes, em Espanha e Itália, era ao ponto de algumas partes do corpo ficarem meio quentes, fez-me confusão.

E estão previstos 27,5ºc para o Leste Algarvio. Não sei se chegará a tanto, mas duvido um bocado que fique longe. Por acaso, não tenho ideia de valores máximos atingidos para esta região.

Em Portugal, valores desta ordem, são bem mais comuns no mar açoriano, penso eu.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Penso que em algumas praias fluviais, se podem atingir valores bem elevados.

Lembro de ter ido a uma das grandes barragens do Alto Alentejo, e a água estar tão quente, que «nem dava para entrar», porque simplesmente magoava os pés. Depois a mais profundidade a água ficava a uma temperatura mais aceitável.

No lado oposto, devem estar alguns lagos de zonas de montanha, como no Gerês... Lembro-me de ver pessoas a tomar banho em águas maravilhosamente transparentes, mas muito frias.
 
Última edição:

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
E estão previstos 27,5ºc para o Leste Algarvio. Não sei se chegará a tanto, mas duvido um bocado que fique longe. Por acaso, não tenho ideia de valores máximos atingidos para esta região.

Em Portugal, valores desta ordem, são bem mais comuns no mar açoriano, penso eu.
Tenho ideia de já há alguns anos se ter registado 28 graus de temperatura da água no Algarve
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hoje estava um caldo no Tamariz, impressionante.
O IPMA metia 20ºC, mas sinceramente parecia-me bem mais, aquilo é uma previsão, acredito nos 22ºC, sentia-se mesmo aquelas correntes com agua morna.
Às 20:30 havia pessoas na agua nas praias de Cascais. Dia incrível de praia, calor, vento nulo e caldo dos bons.
Veja-se o mapa para Sabado, vento SO a todo o vapor a potenciar caldo em todo o lado. :cool:

Falando no Algarve, acho muito pouco comum água do mar com temperatura tão elevada.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Penso que em algumas praias fluviais, se podem atingir valores bem elevados.

Lembro de ter ido a uma das grandes barragens do Alto Alentejo, e a água estar tão quente, que «nem dava para entrar», porque simplesmente magoava os pés. Depois a mais profundidade a água ficava a uma temperatura mais aceitável.

No lado oposto, devem estar alguns lagos de zonas de montanha, como no Gerês... Lembro-me de ver pessoas a tomar banho em águas maravilhosamente transparentes, mas muito frias.

Quando era miúdo ia muito para as barragens da zona de Alcácer do Sal, e posso garantir que a água era quente, bem quente, o que até é normal, atendendo ao verão infernal que faz por aquelas bandas. :calor:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
As águas dos Açores por norma são mornas no verão mas temperaturas pouco variáveis. A àgua do Algarve tanto pode ser um morna como relativamente fria. Estou a falar das àguas costeiras onde as podemos apreciar claro, a oeste da Madeira ou a sudoeste dos Açores é onde provavelmente encontramos as àguas que mais vezes atingem valores extremos, na costa da Madeira a temperatura parece-me ainda mais regular (até em fevereiro num dia de sol entra-se) que nos Açores, apesar disso já se viu sst e mesmo nas boias acima de 28 de vez em quando.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Falando no Algarve água a 26ºC, na minha opinião, isso é demasiado, se a temperatura do ar está elevada, isso por acaso refresca?
Só experimentei água a essa temperatura duas vezes, em Espanha e Itália, era ao ponto de algumas partes do corpo ficarem meio quentes, fez-me confusão.

O teor em sal e a humidade também incomodam.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Por falar em sal, tenho ouvido bastantes queixas de que a quantidade de sal do mar tem estado muito elevada nestes últimos dias. Eu próprio reparei nisso ontem em Carcavelos. Alguém sabe o porquê?
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Por falar em sal, tenho ouvido bastantes queixas de que a quantidade de sal do mar tem estado muito elevada nestes últimos dias. Eu próprio reparei nisso ontem em Carcavelos. Alguém sabe o porquê?
Provavelmente devido às correntes de SW? As águas da zona do equador têm elevada salinidade, devido à temperatura.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As águas dos Açores por norma são mornas no verão mas temperaturas pouco variáveis. A àgua do Algarve tanto pode ser um morna como relativamente fria. Estou a falar das àguas costeiras onde as podemos apreciar claro, a oeste da Madeira ou a sudoeste dos Açores é onde provavelmente encontramos as àguas que mais vezes atingem valores extremos, na costa da Madeira a temperatura parece-me ainda mais regular (até em fevereiro num dia de sol entra-se) que nos Açores, apesar disso já se viu sst e mesmo nas boias acima de 28 de vez em quando.

Sim, nos Açores as temperaturas são mais constantes. E já vi sst nos Açores a 29,5ºc (apesar de ir ver as temperaturas apenas muito de vez enquando).
Tanto zonas de maior profundidade, como de menor profundidade, interessam-me (neste caso, relativamente às temperaturas à superfície), desde que fiquem no mesmo espaço geográfico, mas claro que para os banhistas interessa apenas a água junto à costa (mesmo que ocupe uma área muito pequena).
Eu cada vez acho mais interessante, o clima que reina sobre os oceanos e a influência dos oceanos no clima de zonas terrestres.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por falar em sal, tenho ouvido bastantes queixas de que a quantidade de sal do mar tem estado muito elevada nestes últimos dias. Eu próprio reparei nisso ontem em Carcavelos. Alguém sabe o porquê?

Notei o mesmo por acaso no Estoril, talvez esteja relacionado com o facto da temperatura da agua estar mais alta do que o normal, embora estes picos de temperatura sejam recorrentes todos os verões, mas talvez não tão prolongados.
O curioso é que as alforrecas não surgem, ainda bem claro, mas nestas situações elas aproximam-se.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Notei o mesmo por acaso no Estoril, talvez esteja relacionado com o facto da temperatura da agua estar mais alta do que o normal, embora estes picos de temperatura sejam recorrentes todos os verões, mas talvez não tão prolongados.
O curioso é que as alforrecas não surgem, ainda bem claro, mas nestas situações elas aproximam-se.
Também fui ao Tamariz e notei mas a água não estava tão quente como em Carcavelos. Isso da temperatura alta não me parece certo pois já apanhei água mais quente no algarve e não havia tanto sal.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87