Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não é algo que acontece todos os dias mas acontece e bem mais impressionante:

Abril de 2013:
JjGviTk.jpg


Acredito que a Madeira é o lugar em Portugal com mais microclimas em tão curto espaço.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
ESqDXQj.png


Dificilmente haverá um aviso amarelo para calor (foi atingida a temperatura mínima para o aviso amarelo - 28º - em 2 dias consecutivos). Já houveram situações piores e nunca foi publicado. Ainda assim fica mais uma pérola do AROME. 24º? Era bom era :huhlmao:

IyAMbcj.gif


A saída das 12 do GFS está a ser publicada. Daqui a pouco analiso-a. Desde já acho que as variáveis não mudaram muito ao longo do tempo. O IPMA não indica nada de especial (probabilidade de chuviscos). Infelizmente não tenho como negar. Só mesmo num caso extremo vai ocorrer algo de jeito.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
:shocking: nunca pensei que em Abril fosse possível registar essas temperaturas no Funchal.

Ainda mais de madrugada.

Em relação a esta noite posso dizer que estavamos a jantar na rua quando de repente se abre este forno, foi assim de repente parecia que alguem tinha aberto a fornalha da padaria. Num espaço de 10 minutos as temperaturas subiram uns 5 graus e o vento tornou-se agressivo, um cemitério de folhas de palmeira no Jardim:lmao:Não me lembro de alguma vez ter experienciado tal mudança tão repentinamente.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Começo por fazer a notificação habitual: O GFS é apenas um modelo entre muitos e as suas previsões nem sempre correspondem à realidade. As opiniões e análises aqui feitas representam a visão do autor e são desprovidas de qualquer profissionalismo. As instituições governamentalmente reconhecidas é que são a autoridade final no que concerne às previsões e avisos meteorológicos.

Escrito isto, a depressão em altitude tem deambulado pelo Atlântico Central. Nas próximas 36 horas deslocar-se-á para norte dissipando-se eventualmente nas redondezas do arquipélago.

Os parâmetros convectivos mais habituais (CAPE e LI) vão começar a agravar-se a partir do final do dia de hoje a sul do arquipélago acompanhando a referida intrusão de ar frio. As bolsas de cisalhamento intenso (+-20 m/s) e o ar muito seco nos níveis baixos deverão inibir em larga escala a convecção relevante. Para além disso, o GFS e o WRF continuam a modelar uma inversão/estabilidade bastante significativa (também nos níveis baixos). Se os 3 obstáculos forem ultrapassados (o que será muito difícil), a convecção tem todas as condições para ser muito rápida.

Reafirmo que na minha ótica é o G. Central que reúne as condições mais favoráveis. Às 0h do dia 7 a humidade a 700 hPa chega aos 60% em alguns locais, o que tendo em conta as anteriores saídas não é nada mau. O G. Oriental continua a estar na borda de um núcleo anticiclónico a 700 hPa. Não tenho grande esperança.

Quanto a tempo severo, a helicidade tem variado. No período mais crítico vai-se aguentando acima dos 150. Para além dos obstáculos que referi acima há outros. Parece haver boa ventilação ao longo da atmosfera mas os ventos nos níveis baixos não são muito intensos. Teria mais confiança se tivessem mais intensidade ou se houvesse um jetstreak a apoiar a instabilidade. Mas não há. Como tal, não tenho muitas expectativas nessa vertente.

Em suma, a probabilidade relativa à ocorrência de convecção é baixa. O caso complica-se devido à reduzida área (e intervalo temporal) que reúne as condições mais favoráveis e à pouca certeza no que concerne à real extensão da intrusão de ar extremamente seco nos níveis baixos. Ainda assim, a trovoada seca continua em cima da mesa se bem que está num canto longínquo da mesma :D
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
FUNCHAL REGISTOU HOJE 37,8 GRAUS, A TEMPERATURA MAIS ELEVADA DOS ÚLTIMOS 40 ANOS

A temperatura na cidade do Funchal, registada no Observatório Meteorológico, atingiu hoje os 37,8 graus, o que faz com que seja a mais alta dos últimos 40 anos.
Segundo Vítor Prior, diretor da delegação regional da Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) , esta temperatura só é ultrapassada pela registada em 10 de agosto de 1976, em que os termómetros no Funchal chegaram aos 38,5 graus. A Quinta Grande, no Concelho de Câmara de Lobos, registou a segunda temperatura mais elevada, 35 graus.

Na ilha do Porto Santos os termómetros subiram até aos 28,5 graus.

Fonte: http://jm-madeira.pt/artigos/funcha...-temperatura-mais-elevada-dos-últimos-40-anos
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
FUNCHAL REGISTOU HOJE 37,8 GRAUS, A TEMPERATURA MAIS ELEVADA DOS ÚLTIMOS 40 ANOS

A temperatura na cidade do Funchal, registada no Observatório Meteorológico, atingiu hoje os 37,8 graus, o que faz com que seja a mais alta dos últimos 40 anos.
Segundo Vítor Prior, diretor da delegação regional da Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) , esta temperatura só é ultrapassada pela registada em 10 de agosto de 1976, em que os termómetros no Funchal chegaram aos 38,5 graus. A Quinta Grande, no Concelho de Câmara de Lobos, registou a segunda temperatura mais elevada, 35 graus.

Na ilha do Porto Santos os termómetros subiram até aos 28,5 graus.

Fonte: http://jm-madeira.pt/artigos/funchal-registou-hoje-378-graus-temperatura-mais-elevada-dos-últimos-40-anos
Isso é que são valores brutais :shocking: não faltou muito para bater a maior máxima de sempre na Madeira que é de 39 graus no sanatório do monte a 18/08/1976
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
612
Local
Funchal, Madeira
Ainda mais de madrugada.

Em relação a esta noite posso dizer que estavamos a jantar na rua quando de repente se abre este forno, foi assim de repente parecia que alguem tinha aberto a fornalha da padaria. Num espaço de 10 minutos as temperaturas subiram uns 5 graus e o vento tornou-se agressivo, um cemitério de folhas de palmeira no Jardim:lmao:Não me lembro de alguma vez ter experienciado tal mudança tão repentinamente.

Pois foi bem estranho.Acho que ás 0h não estava praticamente vento. Depois foi aumentado com rajadas fortes e às 1.30 parecia um vendaval.

Depois quando acordei às 8h hoje a primeira coisa que ouvi na antena 1 foi "temperaturas no momento... Funchal 31" diz o locutor com uma entoação estranha. E eu, uh?

No quintal era também folhas por todo o lado e vasos das flores no chão. Na rua seguinte onde moro estava uma árvore caída a ocupar metade da estrada.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion a minha opinião é simples, nunca vi nada igual!! Não sei até que ponto as ilhas não poderão proporcionar uma elevação excepcional da massa de ar estável à superfície e aproveitando boleia do brutal LI e Cape, elevando até aos 500hpa a energia suficiente para gerar alguma célula excepcional... Mas é a tal coisa... É mais uma opinião fundamentada no que seria plausível e nada de científico... São condições que não me lembro de sequer alguma vez ter passado... :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
O GFS começa a dar algum potencial para precipitação mais consistente. Resta esperar o que realmente poderá acontecer... Há todas as condições para este evento sejab mais um flop de verão ...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Dia 05 registei um recorde de temperatura na minha estação pessoal, a qual a temperatura excedeu os 29ºc, como a zona onde tenho instalada a estação fica a sotavento e numa área bastante abrigada dos ventos sul/Sw, facilmente ascende, tendo valores ligeiramente superiores às zonas a barlavento. Já comprovado em episódios anteriores e confirmado com termómetro analógico, (típico mercúrio) :)
Entretanto também registei na última madrugada um acumulado de 0,7mm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Thomar
W

Windmill

Boa noite!
Aqui pela ilha Graciosa temos atingido máximas absolutas nos últimos dias acima de 26 graus. Céu azul e sem uma aragem.
Chuva aqui só por um canudo.
Neste momento temos 22 °
Cumprimentos aqui da ilha branca para o resto do arquipélago.
 
Editado por um moderador:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Não quero entrar em grandes expectativas... mas as condições para amanhã, especialmente para o grupo central, parecem ser bastante favoráveis a alguma trovoada com chuva pontualmente forte... e, pelo CAPE, humidade aos 700 hpa (que chega aos 65%) e movimentos verticais intensos, fico com algumas esperanças de ver algum fenómeno extremo de vento. Mas claro, esses eventos são muito raros... Gostava que o @Orion fizesse o ponto de situação em relação a possíveis fenómenos extremos de vento e, de acordo com o seu conhecimento, se poderão ocorrer com maior probabilidade junto a que zona do Pico (norte/sul/este/oeste...), para que possa seguir em busca de tais fenómenos amanhã à tarde. :D Obrigado:thumbsup:
@lserpa, tu, que conheces muito bem a dinâmica da montanha do Pico, que te parece? :)
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
@Orion a minha opinião é simples, nunca vi nada igual!! Não sei até que ponto as ilhas não poderão proporcionar uma elevação excepcional da massa de ar estável à superfície e aproveitando boleia do brutal LI e Cape, elevando até aos 500hpa a energia suficiente para gerar alguma célula excepcional... Mas é a tal coisa... É mais uma opinião fundamentada no que seria plausível e nada de científico... São condições que não me lembro de sequer alguma vez ter passado... :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Nos níveis baixos não há muita condições para dar força ascendente ao ar. Os ventos são fracos e não há insolação nem orografia descaradamente favorável. Para o G. Central dependerá da espessura do CIN (aqui e aqui). Já abordei nos tefigramas mas deixo imagens mais abrangentes. Vê lá os valores:

To2e51x.png


mY7W3Y2.png


No G. Oriental o WRF mostra um CIN de 300 e o GFS um CIN de 500. Não vou ver nada de jeito como já tinha escrito (anticiclone em altitude). A inversão está muito próxima da superfície e é bastante significativa. A dúvida reside no G. Central. Mas os valores são moderados a elevados (os tefigramas do WRF indicam por vezes valores a rondar os 150; não é de longe favorável mas não chega ao nível de desespero).

O AROME indica chuva fraca. Se nem aquele modelo tem delírios neste evento, não se deve esperar muito :p Mas, enfim, a meteorologia tem coisas estranhas. É esperar para ver.

Não quero entrar em grandes expectativas... mas as condições para amanhã, especialmente para o grupo central, parecem ser bastante favoráveis a alguma trovoada com chuva pontualmente forte... e, pelo CAPE, humidade aos 700 hpa (que chega aos 65%) e movimentos verticais intensos, fico com algumas esperanças de ver algum fenómeno extremo de vento. Mas claro, esses eventos são muito raros... Gostava que o @Orion fizesse o ponto de situação em relação a possíveis fenómenos extremos de vento e, de acordo com o seu conhecimento, se poderão ocorrer com maior probabilidade junto a que zona do Pico (norte/sul/este/oeste...), para que possa seguir em busca de tais fenómenos amanhã à tarde.Obrigado

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-agosto-2016.8834/page-3#post-567499

No que concerne à localização dos eventos não achas que é pedir muito? Realisticamente ninguém pode indicar isso. Queres que te escreva a hora exata dos eventos? :D

O vento muda de direção consoante a altura. Perto da superfície é de este/sudeste. Em altitude o vento vai de sul para norte. Este será tendencialmente o movimento das eventuais células. Amanhã fazes como o resto da malta. Acompanhas o evento nos portais habituais de nowcasting :lol:

Boa noite!
Aqui pela ilha Graciosa temos atingido máximas absolutas nos últimos dias acima de 26 graus. Céu azul e sem uma aragem, ou seja, um verdadeiro horror.
As pessoas por aqui até dizem que o clima da ilha já n é o mesmo.
Chuva aqui só por um canudo.
Sinceramente espero que isso mude senão nos próximos dias e continuando como isto anda, as ilhas mais pequenas poderão enfrentar uma possível seca.
Neste momento temos 22 °
Cumprimentos aqui da ilha branca para o resto do arquipélago.

:thumbsup:

Em termos de chuva? A curto prazo o padrão não vai mudar. As plumas tropicais ficarão mais ou menos estacionadas ao largo do G. Ocidental. Para as restantes ilhas é possível que continuem a ser afetadas por ar mais ou menos seco.

Brincando, brincando o governo já devia ter financiado um projeto nestas linhas:

e3i4dRR.jpg


No Perú há placards que transformam a humidade atmosférica em água. É um processo pouco eficiente e a Graciosa não tem propriamente tamanho para ter grandes reservatórios. Mas litro aqui, litro ali não é de desperdiçar.
 
Última edição: