Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
As pessoas não aprendem mesmo.. :calor:

Dezenas de veraneantes assistidos em Matosinhos devido ao calor

Vários veraneantes pediram ajuda aos nadadores-salvadores da Praia de Matosinhos, Porto, por causa de excesso de calor e alguns foram assistidos pelo INEM.

Em declarações à Lusa, o capitão do Porto do Douro e de Leixões, Teixeira Pereira, contou que ao longo deste sábado há registos de mais de uma dezena de pessoas a queixarem-se de má disposição na praia e nas esplanadas que pediram ajuda aos nadadores salvadores que se encontravam no local.

"Os nadadores-salvadores tiveram de estabilizar algumas das vítimas e optaram por chamar o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica)", adiantou Teixeira Pereira, acrescentando que a maioria das indisposições se relacionou com quebras de tensão.

O excesso de calor, quebras de tensão, desidratação ou falta de energia por falta de alimento são as causas enumeradas por Teixeira Pereira, para justificar o número anormal de pedidos de ajuda num dia de verão naquela zona marítima.

Aquele capitão-de-mar-e-guerra alertou ainda para possíveis choques térmicos que possam acontecer aos veraneantes que queiram ir refrescar-se ao mar, porque a água está "fria", avisa.

Na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lê-se que no distrito do Porto a temperatura máxima é de 34º centígrados (ºC) e a mínima são 18ºC.

http://www.jn.pt/local/noticias/por...os-em-matosinhos-devido-ao-calor-5325000.html
 


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
As temperaturas as 17h regra geral mantiveram-se ou desceram, Pinhão subiu ligeiramente mas não chegou aos 40º mas andou perto pelos 39,1º.
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/
Subestimei Melgaço, e o Porto no concurso das temperaturas. Para Melgaço como vi que Ourense não iria ter maximas muito elevados julguei que o calor no disparasse no Alto Minho. Porto a temperatura subiu mais que o que previa.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Sei que só lançar avisos laranja não chega, é preciso informar a população.
No caso concreto do distrito do Porto o aviso a lançar deveria ter sido o laranja. Polémico, eu sei.
O Porto-cidade ultrapassou os 37°C, o interior do distrito terá ultrapassado esse valor, nomeadamente em zonas de vale do rio Sousa e do rio Tâmega, locais onde vivem largas dezenas de milhares de pessoas.
Sem atenção a este factor, sem avisos ou alertas da população, continuaremos a assistir a esta situação relatada - muitas mais haverão por esse distrito dentro...

Por cá...
Tactual: 32,2°C
Hr: 30%

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Dia quente, muito quente. Mas a madrugada foi retemperadora, fresca qb para arrefecer a casa.
Tivemos hoje uma amplitude térmica assinalável, nada menos que 21,5ºC.

Tmín: 14,5ºC (06.07h)
Tmáx: 36,0ºC (16.48h)

Tatual: 23,1ºC
Hr: 51%
Vamos ver o que nos reserva este domingo. Será que se atingirão os 40ºC no nosso litoral? :rolleyes:
Parece-me possível, principalmente em cidades como Braga, Monção, Amarante, Paredes e quem sabe outras localidades do interior do nosso litoral como Ponte de Lima, Anadia, Vizela, etc., etc..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui já se faz sentir uma aragem de Leste que traz cheiro a mato queimado..

ainda 27.8 ºc a esta hora :calor:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Amanhã prevêm 42ºC para Braga já . Vai ser pior que em 2013? Quando atingi 40.3ºC :calor::calor::calor:

Penso que esses 42ºc previstos para Braga seriam um recorde absoluto da Cidade caso se verificassem :unsure: não creio que se chegue a tanto, mas os 40 ou até ligeiramente acima são perfeitamente possíveis :calor:

42 ºc não justificam um aviso vermelho por parte do IPMA? Não é brincadeira nenhuma, estamos a falar de muitíssimo calor e com efeitos potencialmente gravosos nas populações, animais, isto sem falar nos incêndios.

Aliás, já para hoje Braga justificava aviso vermelho ( máxima horária de 38.5 ºc ), amanhã com 42, segunda-feira com 40, penso que estão mais que reunidos os critérios de emissão para subir o aviso, mas o IPMA lá sabe.. :calor:
 
Última edição:

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa noite

Por aqui um dia muito quente, autêntico forno, provavelmente o mais quente dos últimos 10 anos. A Tmáxima registada na Praia da Aguda foi de 38,1ºC(!), o que é um valor incrível dada a proximidade da estação com o mar (a previsão apontava para uma máxima de 34ºC). A mínima foi de 15,8ºC, o que dá uma amplitude térmica de 22,3ºC, notável dado que esta nem é uma zona de inversão:calor:

Durante a madrugada o vento de leste soprou com rajadas fortes, que causaram alguns pequenos estragos, mas nada de especial.

Neste momento estão 20,2ºC. A qualquer momento o vento vai rodar para leste e esta temperatura vai dar um grande salto, amanhã talvez até possa ultrapassar a máxima de hoje :scared:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui também vai soprando de leste, embora fraco. Há pouco era possível percebê-lo através de fogo de artifício (fumo).

Já que falo nisso, alguém que perceba de festas/santos populares que me diga o que está a decorrer neste momento. Literalmente há pouco havia fogo de artifício em todas direcções, não muito atrás da passagem de ano. :D
 
  • Gosto
Reactions: AJCS e Manmarlopes