Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
A lestada já entrou, e a temperatura subiu em menos de uma hora de 20,1ºC para 25,1ºC,e continua a subir, esta noite promete ser insuportável para dormir para muita gente :calor:
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa noite.

Por aqui, estão uns agradáveis 20 graus.
Durante o dia a TMAX foi de 34 graus. Amanhã, conto chegar aos 35 ou 36.

Nos 2 últimos dias, tenho registado boas amplitudes térmicas: ontem, os extremos foram 17/34 graus, anteontem foram 13/28 graus. Noites tropicais "não sei o que é isso", ainda não registei nenhuma este ano.


P.S. Por aqui, ainda bem longe dos valores da onda de calor de Julho de 2013, onde aqui a temperatura nessa altura atingiu os 39.7 graus e registaram - se várias e sucessivas noites tropicais.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa noite.

Por aqui, estão uns agradáveis 20 graus.
Durante o dia a TMAX foi de 34 graus. Amanhã, conto chegar aos 35 ou 36.

Nos 2 últimos dias, tenho registado boas amplitudes térmicas: ontem, os extremos foram 17/34 graus, anteontem foram 13/28 graus. Noites tropicais "não sei o que é isso", ainda não registei nenhuma este ano.


P.S. Por aqui, ainda bem longe dos valores da onda de calor de Julho de 2013, onde aqui a temperatura nessa altura atingiu os 39.7 graus e registaram - se várias e sucessivas noites tropicais.

Igual por aqui, ontem a EMA chegou aos 14ºC de madrugada, só reparei nisso agora. Impressionante, amplitude térmica a rondar os 24ºC ou mais.


Também não tenho tido noites tropicias, longe disso. Hoje não sei se acontecerá, pois este vento de leste gosta de fazer das suas. Até agora graças a Deus a frescura nocturna tem me impedido de dormir no jardim, pois ninguém aguenta esta caloraça toda durante o dia. Amanhã veremos se há recorde...IPMA a dormir, onde está o aviso vermelho? 42ºC rebenta com o patamar do aviso vermelho (>38ºC).
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Bom dia,

Por terras Algarvias mas a acompanhar o que se passa aí pelo Litoral Norte ...

Mínima tropical mais alta desde que faço registos 25,3ºC às 2:05h

Por essa hora a Lestada começou a entrar com toda a força, pelas 3:17h registava 29,4ºC :sweat:

Deixo aqui os gráficos das ultimas 24h na minha estacão ( Temp / Hum / Vento e Rajada ):

24W6Gpj.png


2TdXYbe.png


tdOkmGc.png


Neste momento registo 27,7ºC com vento ENE 33km/h . Impressionante o poder da Lestada :wacko:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
O Porto-cidade ultrapassou os 37°C, o interior do distrito terá ultrapassado esse valor, nomeadamente em zonas de vale do rio Sousa e do rio Tâmega, locais onde vivem largas dezenas de milhares de pessoas.

Por exemplo a estação Bitetos, próxima de Alpendurada (cota 39mts) registou ontem máxima de 40,0ºC às 18:47h :calor:

Link: https://portuguese.wunderground.com...=IPORTOVR3#history/s20160806/e20160806/mdaily

Só para comprovar que os vales dos Rios Douro, Tâmega, Sousa e Paiva aquecem e de que maneira...
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
328
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Por aqui também vai soprando de leste, embora fraco. Há pouco era possível percebê-lo através de fogo de artifício (fumo).

Já que falo nisso, alguém que perceba de festas/santos populares que me diga o que está a decorrer neste momento. Literalmente há pouco havia fogo de artifício em todas direcções, não muito atrás da passagem de ano. :D

Não se entende, eu chamo a isso estupidez e incompetência das autoridades, numa altura com estas condições meteorológicas é como lançar fogo ao mato. Os meios de comunicação alertam constantemente para os perigos dos churrascos na floresta, das pontas de cigarro, do lançamento de foguetes, etc. e andam por aí umas bestas a fazer exatamente isso. Será que eles perceberam a mensagem ao contrário ?

Não, é mesmo estupidez, da pura!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima alta com 24.0 ºc .

Neste momento já muito calor, lestada instalada com 29.1ºc , 28 % HR e vento E 19 Km/h.

Há uma bruma de fumo em especial mais para Leste, mas o cheiro chega à Cidade :evilmad:

Mais para Sul bastante fumo escuro vindo de Leste e que já se estende sobre o mar..