Estação Meteorológica: Disponibilizar dados online

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início


stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Baratinho e com baixo consumo de energia:
Raspberry PI e CumulusMX
Olá werk_ag. Obrigado pela tua resposta.

O Raspberry PI já o vi à venda por cerca de 30 e poucos dólares mas o CumulusMX vai ser instalado posteriormente ou já vem embebido?
Neste tipo de equipamento posso ligar uma camera ip posteriormente?

Desculpa tantas perguntas mas não tenho experiência nenhuma nisto.


Cumprimentos
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Se não fosse por um pequeno pormenor, a estação da Marinha Velha, Gafanha da Nazaré, também estaria online no wunderground, usando esse sistema.
A PCE que dantes era ligada ao PC, passou a ser ligada a um Raspberry Pi, SO Raspbian, Programa WeeWX.
Agora o pormenor é que falta chegar, ao sítio onde está o sistema, internet. Teve durante algum tempo, mas depois foi preciso o powerline, e entretanto ainda não houve disponibilidade para resolver a situação. E o anemómetro também está a precisar de um novo (rolamento já era).
Algures aqui no fórum está algo sobre a estação a funcionar com o raspberry.
 
  • Gosto
Reactions: stormiday

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Olá werk_ag. Obrigado pela tua resposta.

O Raspberry PI já o vi à venda por cerca de 30 e poucos dólares mas o CumulusMX vai ser instalado posteriormente ou já vem embebido?
Neste tipo de equipamento posso ligar uma camera ip posteriormente?

Desculpa tantas perguntas mas não tenho experiência nenhuma nisto.


Cumprimentos
Pelo pouco que explorei sobre raspberry, é muito mais econômico que um pc mesmo os portáteis mais fraquinhos. Simples de instalar o OS colocar o cumulusmx e ligar a estação. Nao ocupa espaço, cabe mesmo ao lado da consola


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Boas.


Então quer dizer que funciona este sistema incluindo com a PCE.

Já agora, onde compraste?


Abraço
Se não fosse por um pequeno pormenor, a estação da Marinha online no wunderground, usando esse sistema.
A PCE que dantes era ligada ao PC, passou a ser ligada a um Raspberry Pi, SO Raspbian, Programa WeeWX.
Agora o pormenor é que falta chegar, ao sítio onde está o sistema, internet. Teve durante algum tempo, mas depois foi preciso o powerline, e entretanto ainda não houve disponibilidade para resolver a situação. E o anemómetro também está a precisar de um novo (rolamento já era).
Algures aqui no fórum está algo sobre a estação a funcionar com o raspberry.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Agora o pormenor é que falta chegar, ao sítio onde está o sistema, internet. Teve durante algum tempo, mas depois foi preciso o powerline, e entretanto ainda não houve disponibilidade para resolver a situação.

O sitio é remoto? Quero dizer, sem possibilidades ou dificil de instalar ADSL?
A estação do CRASM, mas ou menos por causa de um problema identico, está a funcionar com um pen 3G. O tráfego para o servidor + envio para o wunderground, é relativamente pequeno, pelo que um plafond de 1Gb mês parece suficiente.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
O sitio é remoto? Quero dizer, sem possibilidades ou dificil de instalar ADSL?
A estação do CRASM, mas ou menos por causa de um problema identico, está a funcionar com um pen 3G. O tráfego para o servidor + envio para o wunderground, é relativamente pequeno, pelo que um plafond de 1Gb mês parece suficiente.

A estação está instalada no quintal da casa do @Estação SP. Ele tem internet em casa (quando a cabovisão não falha :p), mas o problema é chegar com a rede à garagem onde está o sistema. Mas sim, em zonas remotas, usar a rede móvel é uma boa alternativa, desde que haja claro. Em casos extremos, e havendo dinheiro, mete-se net por satélite :p
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
... Em casos extremos, e havendo dinheiro, mete-se net por satélite :p

Upload via satellite, pode não ser só uma questão de dinheiro (e muito :facepalm:), são necessárias autorizações não muito fáceis de obter e instalação tem de ser feita por técnicos credenciados (se não estou enganado em Portugal nenhuma empresa faz isso).

A não dá para passar um cabo de rede de casa até à garagem?
 

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Bom dia.

Alguém aqui do fórum usa a solução Meteobridge? Pelo que estive a ver o consumo e o preço (tendo em conta que é preciso comprar o hardware e a licença Meteobridge) são semelhantes ao Raspberry Pi e não exige conhecimentos de Linux para configuração.

Obrigado.
 

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Eu já olhei para ele, não para mim mas para colegas meus e desisti, penso que só o software era 65€, o raspberry era mais barato.
Como era para aplicações muito particulares de engenharia civil optou-se por uma solução â medida.

Eu estou a correr um software que é um wview praticamente refeito por mim, no entanto, aconselho software pre instalado em imagem como
http://www.weather.dragontail.co.uk/index.php?page=rasp_image

Que "esconde" grande parte da configuração Linux.
 
  • Gosto
Reactions: sandgrain