Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu devo estar confundido com as estações do ano e o próximo mês não é o mês onde termina o verão.

Mas se calhar sou eu que estou enganado. E em Setembro ainda vamos aos 45 graus no Norte com muitas subidas da dorsal africana. E parece qque ainda há muito para arder...

Bom, sobre este assunto não digo mais uma palavra. Os portugueses adoram o verão eterno, tudo a arder,teorias de aquecimento global, 2 meses sem chover é ótimo...
 
  • Gosto
Reactions: Topê


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu devo estar confundido com as estações do ano e o próximo mês não é o mês onde termina o verão.

Mas se calhar sou eu que estou enganado. E em Setembro ainda vamos aos 45 graus no Norte com muitas subidas da dorsal africana. E parece qque ainda há muito para arder...

Bom, sobre este assunto não digo mais uma palavra. Os portugueses adoram o verão eterno, tudo a arder,teorias de aquecimento global, 2 meses sem chover é ótimo...

Sim uma coisa é certa e qualquer um sabe disso, que as médias da temperatura no Litoral Norte na primavera regra geral até são inferiores as de Outono, Maio e Junho são meses em media mais frios que Setembro e Outubro, os meses de Outono são amenos não há qualquer duvida em relação a isso, e Setembro proporciona bons dias de praia. mas não é isso que está em analise ou que caracteriza o Outono.
No meu senso comum e de muitas pessoas, associa-se o Outono ao regresso da chuva, instabilidade e ai meus caros poderemos fazer o pino, mas essa regressa em força por norma ao Litoral Norte em Setembro principalmente na 2ª quinzena de Setembro e ai os valores de precipitação no Outono são bem superiores aos da Primavera.
O Litoral Norte tem um Outono fixe, ou melhor tem Outono ,chuva, e as temperaturas a desceram gradualmente.
Em Outubro as coisas caem a pique é que nem vale a pena falar.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Eu devo estar confundido com as estações do ano e o próximo mês não é o mês onde termina o verão.

Mas se calhar sou eu que estou enganado. E em Setembro ainda vamos aos 45 graus no Norte com muitas subidas da dorsal africana. E parece qque ainda há muito para arder...

Bom, sobre este assunto não digo mais uma palavra. Os portugueses adoram o verão eterno, tudo a arder,teorias de aquecimento global, 2 meses sem chover é ótimo...
Bem, quem te vê a falar assim até parece que o verão é terrível. Também vou usar essa lógica, mas para o Inverno: 3 meses de chuva, vento forte, nevoeiro, humidade, frio, frio e mais frio. Horrível...
O verão é a melhor estação para passear, ir à praia com os amigos ou ir de férias.
Foquemo-nos no melhor que cada estação nos pode trazer por favor...;)
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bem, quem te vê a falar assim até parece que o verão é terrível. Também vou usar essa lógica, mas para o Inverno: 3 meses de chuva, vento forte, nevoeiro, humidade, frio, frio e mais frio. Horrível...
O verão é a melhor estação para passear, ir à praia com os amigos ou ir de férias.
Foquemo-nos no melhor que cada estação nos pode trazer por favor...;)


Eu não gosto do verão. Posso ou é proibido?
Obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro e Topê

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mesmo o norte tem pelo menos meses 2 meses secos, exceptuando as montanhas, normalmente Julho e Agosto, por isso é que tem um clima mediterrânico mas com influencia marítima.


O Norte tem, pelo menos, 2 meses secos?
Espero que esse " pelo menos " tenha sido um engano, porque senão acho que há gente aqui a precisar de umas lições sobre o clima.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Mesmo o norte tem pelo menos meses 2 meses secos, exceptuando as montanhas, normalmente Julho e Agosto, por isso é que tem um clima mediterrânico mas com influencia marítima.

Atenção o Litoral Norte é o caso muito peculiar, tem dois meses secos, mas muito já no limite, diferenças de 10 mm,20 mm, bastava as médias subirem um pouco no que respeita á precipitação que o Litoral Norte não tivesse sequer meses secos, é muito no limite os meses secos no Litoral Norte. E são só dois e mesmo dois, porque Junho e Setembro já são meses chuvosos no Litoral Norte. Ou seja falamos de um clima que está no limite para ter meses secos ou período estival, em rigor tem mas com características especiais. Depois os outros 10 meses são de acordo com as médias todos eles chuvosos é por isso que os valores médios de precipitação anual nas estações do norte são 2xs, 3xs superiores a estações do Alentejo ou Algarve.
Em rigor o que dizes está certo e é indesmentível, mas é uma região com características especiais.Por vezes de difícil definição e compreensão.
 
  • Gosto
Reactions: james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O Norte tem, pelo menos, 2 meses secos?
Espero que esse " pelo menos " tenha sido um engano, porque senão acho que há gente aqui a precisar de umas lições sobre o clima.

O pelo menos é que não faz muito sentido. é que são só mesmo dois meses e a muito custo. Das médias de Porto, Braga,Viana falamos ali muito no limite bastava mais 10-20 mms nessas estações para que nem meses secos tivesse sequer.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu não gosto do verão. Posso ou é proibido?
Obrigado.

Dizeres "Mesmo o norte tem pelo menos meses 2 meses secos" é que acho que não corresponde á realidade de todo, se cingirmos ao Litoral Norte já para ter dois meses secos é tirado a ferros já ali no limite quanto mais 3 ou 4. O período estival é muito curto em comparação com o clima do sul do pais. Em Setembro as médias disparam logo para valores superiores a 70 mm de precipitação, chove tanto em Abril,Maio ou Setembro no Litoral Norte quase o que chove no sul do pais durante o Inverno em muitas estações. Penso que era isso que o James queria referir até porque ele vive em Viana mais que ninguém sabe que lá chove mesmo no Verão. A nós aqui no sul pensamos que não, mas no Norte eles já notam um Verão mais seco, para nós indiferentes pois não chove mesmo nada.
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Belo auto-retrato que fizeste de ti, se formos ainda para o interior norte chega a ter 3 e 4 meses secos.


Ah, pensei que querias dizer Litoral Norte apenas. Posso garantir - te que o Litoral Norte tem 2 meses secos apenas.

Essa do " belo auto -retrato que fizeste de ti " vem na mesma linha do " respeito o trabalho dos outros ", não? :D

Aconselhava - te a rever a tua posição aqui no fórum. Um pouco mais de civismo não te fazia mal...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Comentário rude?

Isso é para rir, não?

Posso ter direito aos meus gostos pessoais ou tenho que te pedir autorização?

Se tu detestas o inverno, é contigo também, não tenho nada a dizer.
Nunca se pôs em questão os teus gostos. Cada um tem os seus e ninguém pode criticar isso. Eu foco-me nas coisas boas de cada estação por isso não tenho nenhuma preferida. Nem tudo é mau no verão. ;)
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e AnDré

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Ah, pensei que querias dizer Litoral Norte apenas. Posso garantir - te que o Litoral Norte tem 2 meses secos apenas.

Essa do " belo auto -retrato que fizeste de ti " vem na mesma linha do " respeito o trabalho dos outros ", não? :D

Aconselhava - te a rever a tua posição aqui no fórum. Um pouco mais de civismo não te fazia mal...

Mas é sobre o Litoral Norte que estamos sempre a falar á algum tempo.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.