Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Esquilo na Mata Nacional de Vale de Canas, Coimbra:

12348040_985240371537824_7057764705317825389_n.jpg

Foto de @umpingodeluz
 


Registo
24 Ago 2016
Mensagens
18
Local
Oliveira do Bairro
Obrigado pelo link. Já conhecia esse estudo, é pena já ser antigo. Actualmente a espécie já ocupa metade do país.

Uma parte interessante desse estudo é a dieta do esquilo vermelho. Ao contrário do que se podia pensar, os esquilos comem acima de tudo pinhas.

Ás vezes pensamos nos pinhais como zonas pouco importantes em termos de biodiversidade (um bocado como os eucaliptais). Pelo menos no que se refere ao esquilo, os pinhais são zonas óptimas, melhor até que carvalhais, já que as bolotas duram poucos meses e pinhas há o ano inteiro.

A partir do momento em que temos esquilos num pinhal, toda uma cadeia de biodiversidade pode nascer. Há vários carnívoros que se podem alimentar de esquilos: Martas, Doninhas, Arminhos, Toirões, Raposas, Gatos Silvestres, Genetas, Saca-Rabos, várias aves de rapina,... Até um Lobo ou um Lince não se devem importar de provar uma carne de esquilo de vez em quando :).
Ou seja, se até agora tínhamos os pinhais com pouca biodiversidade, a existência desta espécie pode atrair outros carnívoros. Se calhar actualmente, os pinhais do norte e centro do país já são zonas mais animadas do que podemos pensar :lol:

É uma óptima notícia termos mais um animal que (tal como o coelho) pode ser a base de alimentação de vários carnívoros. Talvez este regresso do esquilo a Portugal ainda não tenha tido o interesse que podia ter em termos de comunidade cientifica, mas penso que já estaria na altura de se fazer uma análise do impacto que a existência desta espécie está a ter nas várias espécies de carnívoros da nossa fauna.


Referiu um aspecto que acho muito importante; a importância dos pinhais para o esquilo vermelho.

É que, se acreditarmos em informações veiculadas em Inglaterra, o esquilo vermelho, contrariamente ao cinzento, nem sequer se alimenta de bolotas!

http://www.telegraph.co.uk/news/earth/wildlife/5094455/Reds-versus-greys-squirrel-facts.html
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro
Registo
24 Ago 2016
Mensagens
18
Local
Oliveira do Bairro
Interessante, vendo no google earth (não conheço muito bem Viseu), o parque Aquilino Ribeiro situa-se bem no centro da cidade e sem nenhum corredor ecológico (ou pelo menos uma boa fileira de árvores) a ligar ao exterior ou a outros parques. Para lá terem chegado os animais andaram uns bons quarteirões pelos passeios ou telhados de Viseu.

É muito positivo ver os esquilos a ocuparem muitos parques e jardins no meio das nossas cidades, pelo que sei no norte já é bastante comum. É sem dúvida uma mais valia para esses espaços. Dá uma vida diferente e atrai mais visitantes (nomeadamente crianças).


Só em Lisboa é que não há maneira dos esquilos saírem do parque de Monsanto para outras zonas da cidade... :(
Já sugeri à Câmara de Lisboa que façam transferências de alguns animais para os vários jardins que a cidade tem (Estrela, Parque Eduardo VII, Bela Vista,...), mas responderam-me que os animais são selvagens por isso só o ICNB poderia fazer alguma coisa do género. :mad:

Vivi durante muitos anos no Luxemburgo e lá são muito numerosos, tanto em áreas florestais como em jardins, parques etc.

Talvez isso tenha a ver com o tipo de árvores plantadas (?), no Luxemburgo creio que consomem principalmente sementes de faias (Fagus sylvatica) e pinhões de várias espécies de Pinus mas sobretudo de Picea abies.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro e lreis
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
45
Local
Portugal
Boas, este tópico tem estado parado, só agora notei que existe, queria só mencionar os meus avistamentos, já vi esquilos várias vezes pela zona de Montemor-o-Velho e mais recentemente, na Figueira da Foz perto da zona industrial.
Vi também sinais deles o ano passado nas matas da Tocha (fui aos míscaros), na altura não me apercebi que era sinal da presença dos esquilos, pinhas desfeitas, como mostra num vídeo aqui mencionado.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
ESQUILOS VOLTARAM AO ALENTEJO

Os esquilos estão de volta ao Alentejo e, aos poucos, reconquistam o seu espaço em Portugal, e o Alentejo não é exceção.

De norte a sul de Portugal já foram avistados cerca de 1440 esquilos – estiveram extintos em Portugal durantes umas centenas de anos – o que representa um crescimento desde os anos 80, data que marcou o regresso às florestas nacionais.

Tendo sido observados alguns espécimes no Alto Alentejo, mas também em Mértola, bem mais a sul, já há registo de uma observação.

A monitorização tem estado a cargo do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA) e as observações têm por base a cidadania ativa, ou seja, a cidadãos que enviam fotos e informação de observações de esquilos no território nacional.

Se avistar algum esquilo vermelho pode partilhar essa informação na página de Facebook do projeto Esquilo Vermelho.

https://tribunaalentejo.pt/artigos/esquilos-voltaram-ao-alentejo
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aqui na zona de São Mamede, Serra d'Aire começam a ser frequentes... por vezes vêem-se mortos atropelados na estrada.
Admira-me como é que um bicho tão rápido se deixa apanhar por um carro. Cá pra mim é mesmo "caça" ao esquilo feita por alguns condutores... :rolleyes:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Já colocadas no tópico da biodiversidade, mas havendo um tópico dedicado à espécie, cá ficam também :)


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr
Gosto tanto! Acho uns bichanos muito simpáticos, a relação mais próxima que tive com um foi em Londres, no Hyde Park Belíssimas fotos como sempre João

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Gosto tanto! Acho uns bichanos muito simpáticos, a relação mais próxima que tive com um foi em Londres, no Hyde Park Belíssimas fotos como sempre João

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
São tão giros! :w00t: Adoro-os! Havias de me ter visto quando vi este... parecia um puto aos saltos! :lol:

Eu tive um encontro bastante próximo com um em Washington; estávamos a fazer um piquenique e um deles aproximou-se, são aos montes por lá. Eu, naturalmente, dei-lhe qualquer coisa, já não me lembro o quê, e quando lhe tentei fazer uma festa levei uma valente dentada... :rolleyes: Pobre e mal agradecido... :D

Obrigado Ricardo :)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
  • Gosto
Reactions: João Pedro