Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Já temos uma estação do IPMA nas Selvagens, estou curioso pessoalmente, será agora que temos um clima tropical "medido" officialmente?:)
Se me disseres subtropical sim, agora tropical, nem pensar nisso... Isso aí é seco como palha!! :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sempre ouvi dizer que tamben existe clima tropical seco como Aruba, estava me a referir as temperaturas no inverno de qualquer maneira:)

rEToqaj.png


2fI5Kr6.png


http://fcsh.unl.pt/geoinova/revistas/files/n11-13.pdf

e... http://www.aemet.es/documentos/es/c...matologico/Atlas_Clima_Macaronesia___Baja.pdf

Resumo cru: São calhaus sucetíveis de criar alguma curiosidade mas têm uma meteorologia bastante aborrecida (muito semelhante às ilhas planas das Canárias). De vez em quando há a pluma tropical e o evento convectivo mais interessante (como por exemplo no ano passado). Mas na maioria das vezes vai ser uma chatice para o madeirense. Antes era possível ver quase todas as estações. Agora tem que se aproximar :p
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Em particular, os registos da estações do IPMA na região do Funchal e em altitude sugerem que na madrugada de 5 de agosto (figura 4) e entre as 6 horas locais de dia 8 de agosto e as 5 horas de dia 10 de agosto, terá predominado uma circulação com sentido descendente (da montanha até ao nível médio do mar) nas vertentes sul da ilha, a qual propiciou uma rápido aquecimento do ar e uma descida acentuada (figura 5) da humidade relativa do ar a 2m, fenómeno que é habitualmente designado como efeito de foehn. Esta situação é comprovada pelos registos do IPMA, tendo-se observado, às 6 h de dia 9, temperaturas de cerca de 25 ºC na estação do Pico Alto (1118 m) e de 34 ºC no Funchal/Observatório, com vento de nordeste com cerca de 35 km/h e rajadas da ordem dos 80 km/h. A diferença de 9 ºC entre as estações do Pico Alto e do Funchal é consistente com o aquecimento que uma partícula de ar pode sofrer numa descida de cerca de 1000 metros quando a massa de ar é seca (processo conhecido por compressão adiabática seca).

Análise preliminar do período 5 a 10 agosto 2016 na Madeira

http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...ia/noticias/textos/madeira-5-10-ago-2016.html
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acredito que seja aborrecido só acho que poderá ser um lugar bem ameno no inverno, veremos:)

Até poderão ter um clima BWh (Desértico Quente), mesmo se o mês de Janeiro for igual ou acima de 18ºc (em média)!
Também existem zonas desérticas com climas tropicais.
Mas o clima destas ilhas é como que uma incógnita para mim... Nunca se fizeram medições, apenas volta e meia, aparecem umas estimativas algo disparatadas (nem sequer baseadas em observações feitas nas ilhas).
Aparentemente, também é difícil de avaliar os valores de precipitação média anual, estudando a sua vegetação, pois a natureza dos seus solos porosos, deixa-nos algo limitados nesse campo.
Portanto, espero que essa estação meteorológica, nos responda a algumas dessas dúvidas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Reformulando e tendo em conta o GFS 12z...

Nos próximos 3 dias passará pelos Açores uma frente fria em tudo semelhante àquela que atravessou o arquipélago há alguns dias. O GC poderá ser afetado por convecção/instabilidade pré-frontal que, localmente, poderá trazer chuva forte e trovoada. É provável que hajam pequenas inversões perto da superfície mas não acho que sejam muito impeditivas. A localização e persistência da convecção poderá estar ligada a fatores locais.

A frente também será fraca e deverá ter a mesma irregularidade que a atividade pré-frontal.

O ambiente no G. Oriental será mais hostil à ocorrência de convecção devido à presença de uma crista anticiclónica semi-permanente nos níveis baixos. Não opino mais porque é muito cedo para ter certezas.

Tendo em conta a experiência da outra frente e das semelhanças para com a próxima não descarto inteiramente a ocorrência de funis tornádicos (com ou sem contacto com o solo). Em certas alturas a instabilidade será muito intensa (porque haverá uma intrusão de ar frio em altitude), a frente move-se lentamente (sendo os ventos/cisalhamento em geral fracos) e tem gradientes térmicos reduzidos. Só em poucos momentos o cisalhamento (0-6km) ultrapassa os 10 m/s. Como tal, as células deverão ser, em geral, fracas.

---

Enquanto o Gastão não fica numa posição mais favorável à visualização no Eumetsat, e tendo em conta que há inúmeros portais onde é possível acompanhar a tempestade, deixo aqui um onde há uma compilação mais que suficiente para a maioria das pessoas, complementando, claro, com o NHC (Nota: O FLOT2 diz respeito ao Gastão):

http://mp1.met.psu.edu/~fxg1/SAT_ATL/atlrecentvis.html

mkrRu9Al.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e TekClub

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Prevejo que sexta e/ou sábado os canais de televisão vão lembrar-se que os Açores existam, e que a CMTV vai ter filmagens em direto das ilhas afetadas...
Lolololololololoo já devem estar a fazer as malas hahaha
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)