Sismos Portugal - 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
intensity.jpg


Magnitude 4.1, ao largo de Peniche.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
"Um sismo como o de 1755 só provavelmente daqui a 100 anos"
  • Em poucas semanas, três abalos sísmicos de fraca intensidade fizeram notícia em Portugal. Mas é tudo normal. "Não há motivos para alarme", garante o geólogo e professor Pedro Terrinha.

O sismo sentido na zona de Lisboa às 12h44 não provocou estragos, mas foi sentido por várias pessoas. Pedro Terrinha diz que "este evento geológico aconteceu no Esporão da Estremadura, a 80 quilómetros de Peniche" e que "é normal acontecerem sismos deste tipo ali".

Numa campanha oceânica naquela zona detectou-se um conjunto de pequenas depressões no fundo do mar, reconhecidas como pockmarks, que são estruturas formadas pela libertação rápida e abrupta de fluidos, que migram através da coluna sedimentar e que provocam pequenos sismos.

Em Portugal, a maioria dos sismos tem origem no sul do país por esta ser "uma zona de convergência entre a placa euroasiática e a placa africana" e nos Açores por ser uma "zona de divergência entre a placa norte-americana, euroasiática e placa africana".

A libertação de energia acumulada neste tipo de zonas é, por isso, um "evento regular" que "não nos deve deixar com motivos de preocupação". Confrontado com o facto de Portugal não ter um sismo de elevada magnitude desde 1755, o professor esclarece que "têm sido feitos vários estudos geológicos" e que "um sismo de grande magnitude, como o de 1755, só provavelmente daqui a 100 anos" lembrando que "é necessária uma grande acumulação de energia para este tipo de eventos acontecer". Além disso, na opinião deste especialista, o nosso país "começa a estar preparado para este tipo de acontecimentos".

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade IV (escala de Mercalli modificada) na zona de Oeiras. Foi ainda sentido com intensidade III nas zonas de Peniche, Mafra e Lisboa. A escala de Mercalli modificada é usada para determinar a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e as estruturas. A intensidade III representa um sismo sentido dentro de edificios e que tem uma sensação semelhante à passagem de um camião pessado.


Seguir
IPMA @ipma_pt

SISMO (Continente) / Mag 4.1 / 82 km W Peniche, aprox. / 19-Ago-2016 12:44:19 (hora local) / +Info: http://goo.gl/UR6S29

12: 48 - 19 ago 2016
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...o-o-de-1755-so-provavelmente-daqui-a-100-anos





 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Comunicado mais detalhado do que é costume do IPMA:

SISMO DE MAGNITUDE 4.1 (RICHTER)
Pelas 12:44 (hora local) do dia 19 de agosto de 2016 foi registado na rede sísmica nacional do Continente um sismo de magnitude 4.1 (Richter) [Figura 1], cujo epicentro se localizou a cerca de 80 km a Oeste de Peniche, em zona submersa [Figura 2].

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido em diversos locais do Continente [Figura 3]. A Intensidade Máxima apurada até ao momento foi de III/IV (Escala de Mercalli Modificada, 1956) no concelho de Oeiras, tendo o sismo sido sentido com menor intensidade (III) em Peniche, Mafra e Lisboa.

O sismo de 19 de agosto de 2016 ocorreu na região da Falha da Nazaré, uma estrutura tectónica que condicionou os processos de sedimentação no Jurássico e talvez no Triásico, ou seja, desde a abertura do Atlântico Norte. Esta falha é mais conhecida pelo efeito que teve no desenvolvimento do canhão da Nazaré, um vale profundo, que é o resultado da erosão oceânica de materiais geológicos pouco coesivos. O maior sismo histórico conhecido na região ocorreu em 26 de dezembro de 1962, com magnitude 5.6.

Fig 1.
Fig 2.
Fig 3.

http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...t/media/noticias/textos/sismo-18-08-2016.html
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Confrontado com o facto de Portugal não ter um sismo de elevada magnitude desde 1755, o professor esclarece que "têm sido feitos vários estudos geológicos" e que "um sismo de grande magnitude, como o de 1755, só provavelmente daqui a 100 anos" lembrando que "é necessária uma grande acumulação de energia para este tipo de eventos acontecer". Além disso, na opinião deste especialista, o nosso país "começa a estar preparado para este tipo de acontecimentos".

Começando logo pelo título, os sismos são completamente imprevisíveis, portanto estar a dizer que um de grande intensidade provavelmente só daqui a 100 anos é completamente inútil e absurdo. Eu não venho para aqui comentar com o objectivo de criticar nem desmentir o trabalho de ninguém, mas epa... Esta notícia para mim é pura futurologia. E depois, a bold, a contradição do ano. Claro que se podia iniciar aqui uma discussão que não iria levar a lado nenhum, mas não nos mandem areia para os olhos por favor. Parece que os exemplos de grandes sismos em várias zonas do planeta que foram precedidos de sismos de pequena intensidade não contam para nada.

Lembro-me daquele de magnitude 6 se não estou em erro cá em PT que deu para sacudir o pó às casas. Desde esse não ocorreu mais nada de especial.

É só a minha opinião.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já o tinha dito no dia 7 de Agosto, e sem querer estar a assustar ninguém, esta série de pequenos sismos ao longo da falha da Nazaré pode indicar um futuro sismo mais largo, que penso puder ser até magnitude 6. É o quarto sismo superior a M3 que se regista num espaco de 30 dias.

Esta falha historicamente costuma causar sismos fortes de vez em quando, e nao tem nada a ver com a falha de 1755, localizada a sudoeste da falha do Vale do Tejo (a localizacao exacta do sismo de 1755 ainda é incerta, mas pensa-se ser perto de Gorringe ou na falha Marques de Pombal, e talvez o sismo principal tenha desencadeado outro no vale do Tejo uns minutos depois). Mas como digo, o sismo de 1755 nao parece estar relacionado com a falha de Nazaré.

A falha da Nazaré causou provavelmente os sismos de 1528 e 1890. Penso que a magnitude máxima será de entre 6.5 a 7. E é talvez esta falha que apresenta agora sinais de estar a libertar a tensao acumulada. Mas pela experiencia que tenho de sismologia da Islandia, tanto pode ser resultar num evento sísmico maior, como dar em nada. Os sismos sao mesmo assim, roletas russas.

Nao consegui encontrar informacao acerca desses sismos de 1528 e 1890 localizados nessa falha.
Mas julgando que foram eventos consideráveis, de magnitude 6.5 a 7, e estimando o período de libertacao máxima em 300 anos, eu diria que provavelmente nao iremos ver nenhum evento significativo, talvez um evento mais pequeno perto de magnitude 6, como o que foi registado em 1962.

COnvém observar a situacao com atencao, já que é uma zona com bastante populacao (Peniche, Caldas da Raínha, Leiria, Batalha, Fátima) e um sismo de magnitude 6 ou 6.5, se for superficial, pode causar muitos danos.

https://books.google.at/books?id=ZPfnCAAAQBAJ&pg=PA538&lpg=PA538&dq=earthquake+nazare+fault&source=bl&ots=nX0UQycSxW&sig=IYYEQ3s6_zDwxBaPgzWKrGZpcQc&hl=en&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=earthquake nazare fault&f=false

http://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/divulgacao/tectonica.html
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
A Proteção Civil nos Açores informou hoje que a atividade sísmica registada na ilha do Faial desde 29 de julho se mantém, apesar de se verificar "uma tendência decrescente" nos últimos dias.



Em comunicado o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Centro de Informação Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), adianta que a atividade sísmica registada no arquipélago nos últimos tempos tem a região epicentral localizada a oeste da ilha do Faial.

Na sexta-feira foram registados três sismos na referida região epicentral, totalizando até agora 78 eventos.

Os sismos registados pelo CIVISA foram "todos de baixa magnitude", tendo o mais forte ocorrido às 23:19 (mais uma hora em Lisboa) a 29 de julho, com magnitude 3 na escala de Richter.

Não há informação de qualquer destes eventos ter provocado danos, nem ter sido sentido pela população.
Fonte:
http://www.acorianooriental.pt/noti...-do-faial-mantem-se-com-tendencia-decrescente
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

pumabr

Cirrus
Registo
30 Nov 2013
Mensagens
38
Local
Funchal (Santa Luzia)
Alguém sabe se existe algum registo de um possível sismo sentido no Funchal, ontem (28 de Agosto) por volta das 15:00? Estava em casa quando de repente comecei a ouvir um som grave crescente, até ao ponto de sentir algumas coisas cá em casa vibrarem. Durou pouco tempo (5-10 segundos) mas foi estranho...não parecia ter sido provocado por algum veículo pesado. O som que ouvi era bastante mais imponente do que o de um camião, estava mais para trovão (a parte grave final)...e não me parece que tenha ocorrido alguma trovoada...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Alguém sabe se existe algum registo de um possível sismo sentido no Funchal, ontem (28 de Agosto) por volta das 15:00? Estava em casa quando de repente comecei a ouvir um som grave crescente, até ao ponto de sentir algumas coisas cá em casa vibrarem. Durou pouco tempo (5-10 segundos) mas foi estranho...não parecia ter sido provocado por algum veículo pesado. O som que ouvi era bastante mais imponente do que o de um camião, estava mais para trovão (a parte grave final)...e não me parece que tenha ocorrido alguma trovoada...

Segundo o site do IPMA, não há registo.. https://www.ipma.pt/pt/geofisica/sismicidade/

Sismo Faial Açores. Acabadinho de fazer e de me acordar...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Confere: Magnitude de 4.0

https://www.ipma.pt/pt/geofisica/sismicidade/
 
Estado
Fechado para novas mensagens.