Furacão Gaston

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Situação pontencialmente gravosa, segundo a última saída do GFS, uma mancha de precipitação muito forte passa por cima do grupo ocidental do Açores.

Continuo a achar que um comunicado/informação especial do IPMA sobre o Gaston já deveria ter sido emitido.. afinal é já para sexta-feira e não para daqui a uma semana..

Sendo o comportamento da tempestade uma situação algo "imprevisível" , mais vale prevenir que remediar e avisar com tempo..:unsure:

cFuSSbc.png
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Às 2 AM Friday poderá ainda ser um cat 2 segundo um modelo... E às 2 AM Saturday poderá ser uma tempestade tropical ou ainda um furacão...Basta fazer as conversões respetivas ao período +48h e +72h. Por intuição, parece-me um pouco exagerado o enfraquecimento brutal previsto de um Mayor Hurricane (que não se previa que estivesse tão forte) num espaço de 48h, tendo ele o olho tão definido (o que demonstra a forte rotação do ciclone). Dir-me-ão que passará por águas mais fria, que o shear vai aumentar e que vai encontrar um sistema extratropical... Mas veremos, este furacão é intenso e duradouro.
 

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
498
Local
Angra do Heroísmo
Será possível que a AEMET emite primeiro uma informação por causa do Gaston e o IPMA "nem pia, nem mia..." :dry::facepalm::nono:
Desculpem a sinceridade, mas até parece que os Açores não são parte de Portugal... :evilmad:

http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p53tesp1.pdf

Só amanhã...

Entretanto as ligações marítimas interilhas da Atlanticoline previstas para dia 2 foram antecipadas para dia 1 "devido à elevada agitação marítima acrescida de uma velocidade de vento considerável devido à aproximação do furacão Gaston".
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Desculpem a sinceridade, mas até parece que os Açores não são parte de Portugal...

Mas quando é a previsão do tempo para o Santo António eles bem emitem o comunicado/Informação especial e com dias de antecedência..

É de facto ridículo que a AEMET se tenha antecipado ao IPMA, que eu saiba Espanha não tem território a ser atravessado pelo Gaston...

Eu sei que já cansa " bater no ceguinho", mas que "raio" de serviço meteorológico público temos em Portugal?

Desculpem o OFF-Topic, se quiserem mover a mensagem para o tópico do IPMA, tudo bem..:thumbsup:
 
Última edição:
W

Windmill

Só amanhã...

Entretanto as ligações marítimas interilhas da Atlanticoline previstas para dia 2 foram antecipadas para dia 1 "devido à elevada agitação marítima acrescida de uma velocidade de vento considerável devido à aproximação do furacão Gaston".

Por aqui apesar do céu ainda se manter com algumas abertas já corre um ventinho húmido de sudoeste. São esperadas vagas de 9 a 10 m para cá. Só espero é que o vento n me leve as telhas dessa vez
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Modelos, pt. I...

Bt9XFEIl.png


O WRF mostra um cenário interessante e completamente inesperado.

JGnpjXF.gif


O ECM não carrega muito na chuva. Como desconfio do grafismo e o tipo de tempestade também interessa, um aviso vermelho certamente seria emitido.

Pelos modelos, é agora improvável que o Gastão chegue como furacão. Não só isso como perderá muita simetria (na realidade o olho é desproporcionalmente grande tendo em conta a tempestade que é grande pelos padrões dos Açores mas não muito em padrões internacionais).

Mq9A6Mz.png


A chuva parece ser a mais localizada. Mas já os ventos devem ser bastante desiguais. Para prevenir provavelmente serão emitidos os mesmos avisos para os grupos ocidental e central (sendo o primeiro tendencialmente afetados pelos ventos mais fortes).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bem, esses 50 e poucos nós são alguma coisa de considerável. 52 nós significam 96 km/h. São ventos de uma "boa" tempestade tropical. E postando aqui a previsão do WU:
PPZdx3d.gif

Daqui a 48h, já em águas açorianas, estará com ventos de 60 nós, ou seja, 110 km/h, havendo, porém, um modelo a projetar pouco mais de 70 nós, ou seja, perto de 135 km/h de vento médio. De forma mais ampla e segura, algumas ilhas poderão registar ventos entre 50 e 70 nós, isto é, entre 90 e 110 km/h, um intervalo razoavelmente intenso, mas nada a que os açorianos não esteja habituados. Relembro que em dezembro de 2015, houve uma tempestade de vento que registou cerca de 140 km/h em várias ilhas; em fevereiro de 2014, o grupo ocidental foi assolado por ventos muito fortes, com rajadas a ultrapassar os 150/160 km/h facilmente. Por telefone, até uma meteorologista me disse, no pico da tempestade, que as rajadas andavam perto dos 200 km/h. E tudo aguentou, certo? Por isso não será desta que as coisas serão diferentes :D