Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Agosto 2016

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
É impressionante como as actualizações são sempre para pior ou digamos no sentido de aumentar o calor. As mínimas tendem a não baixar dos 20ºc e as máximas sobem. E andamos sempre nisto e parece que vamos entrar em Setembro assim.

Estou curioso para ver quando virá alguma instabilidade para o Sul que já tanto precisa

Ainda vais ter que suar muito, lá para a última década de Setembro e se vier alguma coisa.

Os modelos estão bastante diferentes, o GFS inventa uma cut-off como é tradição neste modelo e corta no calor, mas o ECM coloca uma verdadeira torradeira para o início de Setembro, este ano, o calor vai durar até mais tarde, veio tarde e irá tarde.

A previsão automática do ECM coloca temperaturas acima de 30ºC em Lisboa a partir do dia 1. :rolleyes:

Já a previsão automática do IPMA para Olhão é digna, com uma mínima de 28ºC, dia 5 de Setembro. :wacko:

A 1ª quinzena de Setembro promete ser quentinha e acredito mais no ECM do que nos delírios do GFS. :rolleyes:

Vai ser Outubro e ainda vou ter noites tropicais. :huhlmao:
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Sinceramente, estou tão confuso com os modelos de previsão a médio e longo prazo... Isto basta surgir um furação de alguma intensidade no meio do Atlântico e começam todos a atrofiar...
Vamos esperar pelos próximos dias, mas decerto que o Gaston deverá passar perto dos Açores ou mesmo afectar o arquipélago. Agora falta saber a intensidade e como se irão comportar as altas pressões aquando da passagem de tempestade tropical a extra-tropical.
Infelizmente, com base naquilo que os modelos prevêem actualmente, tenho de concordar com o @algarvio1980: ainda temos muito que suar até ao final de Setembro... :(:angry:
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Bom, agora é que o GFS ficou alucinado... :facepalm: Ciclogénese explosiva em pleno Atlântico e Gaston com ABS para não chocar com os Açores :lol:

VnTZ5xU.png

SH5j8eW.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 29 ago a 25 set 2016

Precipitação abaixo e temperatura com valores acima do normal

Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do normal, para todo o território, na semana de 29/08 a 04/09 e apenas para as regiões norte e centro, na semana de 05/09 a 11/09. Nas semanas de 12/09 a 18/09 e de 19/09 a 25/09 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal preveem-se valores abaixo do normal, para a faixa litoral da região centro, na semana de 29/08 a 04/09, e valores acima do normal, para toda a faixa interior do território, nas semanas de 05/09 a 11/09, de 12/09 a 18/09 e de 19/09 a 25/09.

Fonte: IPMA

Setembro, será mais um mês quentinho e seco. Talvez, surja uma cut-off a SW de Sagres, lá para o final do mês. Os principais modelos, só mostram calor, calor, calor e mais calor e sem fim à vista.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Os restos do Gaston podem ser a nossa "salvação".

Esperemos bem que sim, pois o ECM continua teimoso e a prever temperaturas africanas para Portugal Continental... Creio que os modelos estão na expectativa relativamente à evolução do Gaston nas próximas horas e só o GFS alivia claramente as temperaturas no início da próxima semana.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
E temperaturas tórridas continuam, ISO 25ºC a afetar mais o interior, por este andar batemos mais recordes absolutos em Setembro lol

Gaston esquiva-se por completo de Portugal, ficamos a ver navios.

Por um lado, quem faz férias em Setembro é um mimo, para quem já vai trabalhar é uma desgraça.

Haja fé na segunda quinzena :pray:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
E, afinal o ECM deu cabazada ao GFS, que inventou o Gaston a passar a NW, muito inventa esse modelo. :lmao: :huhlmao:

Quando eu vejo, AEMET a colocar 40ºC para Ayamonte no dia 6 e vejo o IPMA na sua automática a colocar 40ºC também no dia 6, está tudo dito.

Que venha calor, que eu estou de férias. :rolleyes:

ECM sem dúvida, o melhor modelo e há muito tempo que vinha colocando calor extremo para o início de Setembro. :rolleyes:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
E, afinal o ECM deu cabazada ao GFS, que inventou o Gaston a passar a NW, muito inventa esse modelo. :lmao: :huhlmao:

Quando eu vejo, AEMET a colocar 40ºC para Ayamonte no dia 6 e vejo o IPMA na sua automática a colocar 40ºC também no dia 6, está tudo dito.

Que venha calor, que eu estou de férias. :rolleyes:

ECM sem dúvida, o melhor modelo e há muito tempo que vinha colocando calor extremo para o início de Setembro. :rolleyes:

A automática do IPMA também mete 30ºc de mínima para dia 6. Está tudo louco! embora não acredite que se concretize se for 27 ou 28 já é considerável.