Furacão Gaston

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
E tudo aguentou, certo? Por isso não será desta que as coisas serão diferentes

Nem tudo... no temporal de 13 de Fevereiro de 2015 a nossa torre meteorológica do Corvo veio parar ao chão!
Lembro que nesse dia as rajadas medidas nas torres eólicas passaram os 230 km/h em várias ilhas.
A torre do Corvo estava projetada para aguentar 250 km/h...!
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
"O Furacão Gaston, atualmente com a categoria 3 numa escala de 1 (menos grave) a 5 (mais grave), com ventos da ordem dos 180 km/h, está a Leste das Bermudas e deverá fazer uma rota para Nordeste, atingindo os Açores no próximo sábado já como tempestade tropical.

Em declarações ao Açoriano Oriental, o delegado nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Diamantino Henriques, afirmou queo Furacão Gaston deverá atingir os Açores na madrugada de sábado já enfraquecido, ou seja, na categoria de tempestade tropical, afetando sobretudo os Grupos Ocidental e Central do arquipélago. Pelas previsões atuais, não se prevê que o Gaston afete de forma relevante o estado do tempo nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Na quinta-feira, o IPMA deverá emitir um alerta de mau tempo para os Açores, já com um maior grau de certeza sobre a passagem do Gaston e os seus efeitos no arquipélago.

O Gaston é o sétimo furação a formar-se no Atlântico neste ano de 2016. O primeiro furacão a formar-se foi o Alex, que atingiu os Açores em janeiro e foi um fenómeno muito raro, que já não acontecia há quase 40 anos, uma vez que os furacões em janeiro são muito raros, sendo a sua época normal de formação entre os meses de junho e novembro. * " in Açoriano Oriental

Esta foi uma declaração do responsável pela Delegação Regional do IPMA. Houve, de facto, uma declaração acerca do fenómeno, por parte do IPMA, indiretamente. Só lamento o facto de estes ventos estarem previstos já para o dia 2, ou seja, depois de amanhã, e ainda não ter havido uma nota informativa diretamente por parte deste instituto. Mais ou menos fraco, com mais ou menos certezas, era para bem dos açorianos que houvesse alguma informação oficial. Se houver algumas medidas de precaução para implementar, não é na véspera da parte da tarde que se deve fazê-lo. Enfim...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
mas nada a que os açorianos não esteja habituados.

http://www.meteopt.com/forum/topico...deira-fevereiro-2014.7540/page-11#post-418462

O G. Ocidental sempre foi o local mais tempestuoso. Este evento dificilmente trará novidades nesse aspeto.

Relembro que em dezembro de 2015, houve uma tempestade de vento que registou cerca de 140 km/h em várias ilhas; em fevereiro de 2014, o grupo ocidental foi assolado por ventos muito fortes, com rajadas a ultrapassar os 150/160 km/h facilmente. Por telefone, até uma meteorologista me disse, no pico da tempestade, que as rajadas andavam perto dos 200 km/h. E tudo aguentou, certo? Por isso não será desta que as coisas serão diferentes :D

Estás a comparar eventos tropicais em dissipação com depressões não tropicais em cavamento. E fica pior quando inferes a continuidade na força dos ventos tendo por base fundamentos muito díspares. O Gastão não tem a mesma índole que os outros 2 eventos não obstante a existência de alguns fatores semelhantes.

Relembro os dados de 2015:

http://www.meteopt.com/forum/topico...madeira-dezembro-2015.8515/page-4#post-526273

Escrito isto, os modelos não são infalíveis e ainda é possível que ocorram ventos com força de furacão. Neste tipo de coisas é sempre até à última :D
 
Última edição:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Claro que os dois são muito diferentes, tenho o mínimo conhecimento do que foram estes 2 eventos. Foram ambos cavamentos profundos, sendo o de 2014 ainda mais significativo. Não estou a fazer qualquer tipo de conclusão científica :D Mas há algo em comum nestes 3 eventos e que provavelmente não tiveste em conta: o vento intenso e o potencial destrutivo ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
De qualquer das formas, o Gastão já está a interagir com a frente e o olho continua desproporcionalmente grande.

sA3KnI0.gif


---

Mas há algo em comum nestes 3 eventos e que provavelmente não tiveste em conta: o vento intenso e o potencial destrutivo ;)

Englobei isso nos 'fatores semelhantes'. O cerne da minha crítica reside nos fundamentos subjacentes à afirmação relacionada com a continuidade da intensidade dos ventos.
 
Última edição:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Se tivesse dados, falaria de vento contínuo e comparava-o com vento contínuo, mas em termos gerais falar de uma tempestade com rajadas a ultrapassar os 150/160 km/h facilmente, é falar de uma tempestade em princípio mais destrutiva que o Gaston quando chegar às nossas ilhas. Mesmo supondo, numa contra-argumentação, que essa tempestade teria ventos constantes menos intensos que o Gaston (inferiores aos 90 a 110 km/h que escrevi acima), não sei distinguir qual a pior situação: se com ventos constantes menos intensos e rajadas com 150/160 km/h, se uma com ventos médios e rajadas mais próximas em valor absoluto (como o Gaston aparentemente), pois estou agora a pensar no carácter destrutivo de uma rajada repentina e violenta.
Analisando de forma simplista -sei que sim- o output do GFS (meteogramas), tenderemos a observar que a diferença entre o vento a 850 hpa e o vento aos 2m não parece muito significativa. Como não encontro output para rajadas, limito-me a observar o diferencial de vento médio entre superfície e os 850 hpa (que já não deve mostrar atrito com a superfície terrestre), para ter uma noção ligeira da capacidade de o vento, sem qualquer tipo de "fricção" com a superfície, mostrar o seu potencial destrutivo.
Mas enfim, são suposições e raciocínios, sobre os quais era interessante falar :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sobre o IPMA, na meteorologia tropical/vigilância Atlântico o procedimento penso eu é saírem os avisos do NHC (hurricane/tropical storm watch) articulados e em simultâneo com o serviço meteorológico nacional, ainda deve sair hoje. É o usual em todos os países. Mas concordo que não viria mal ao mundo já irem falando disso.

HURRICANE GASTON DISCUSSION NUMBER 36
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL072016
1100 AM AST WED AUG 31 2016

The satellite appearance of Gaston has degraded somewhat during the
past few hours, with a slightly cooler eye noted.
A blend of the
latest Dvorak estimates suggest an initial wind speed of 100 kt for
this advisory. Only a slow weakening is anticipated over the next
couple of days while the hurricane moves over gradually cooling
waters in moderate shear conditions. Almost all of the guidance
show Gaston near hurricane strength in a couple of days as it
approaches the Azores. The latest NHC intensity forecast is lower
than the previous one, and best fits the model consensus.

Gaston has begun to move faster toward the east-northeast, now at
about 13 kt. The hurricane should accelerate in that general
direction over the next couple of days as it moves within the
mid-latitude westerlies. Most of the models have this system in
the vicinity of the Azores in about 2 days, and the official
forecast will continue to show this solution.

A hurricane or tropical storm watch will likely be issued for the
central or western Azores this afternoon.



FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 31/1500Z 34.0N 48.6W 100 KT 115 MPH
12H 01/0000Z 35.2N 46.1W 95 KT 110 MPH
24H 01/1200Z 36.9N 41.7W 85 KT 100 MPH
36H 02/0000Z 38.0N 36.8W 75 KT 85 MPH
48H 02/1200Z 38.8N 32.2W 60 KT 70 MPH
72H 03/1200Z 40.0N 24.5W 40 KT 45 MPH
96H 04/1200Z 43.0N 18.0W 30 KT 35 MPH...POST-TROPICAL
120H 05/1200Z...DISSIPATED

$$
Forecaster Blake
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
@Orion será por causa do crescimento do olho que todos os modelos prevêem a dissipação rápida de furação para depressão tropical??

Isso já é uma pergunta que transcende o meu parco conhecimento. Em relação à dissipação os avisos periodicamente abordam os motivos. Vê este por exemplo:

http://www.meteopt.com/forum/topico/furacao-gaston.8859/page-6#post-571679

Mas concordo que não viria mal ao mundo já irem falando disso.

Por acaso o IPMA regional está a ser coerente. Em relação ao Alex os avisos também foram em cima da hora (e eu na altura critiquei). Mas por agora não há falta de informação (apenas nos portais oficiais). Vê a abertura do jornal de hoje:

http://www.rtp.pt/play/p95/e248309/jornal-da-tarde-acores
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 31/1500Z 34.0N 48.6W 100 KT 115 MPH
12H 01/0000Z 35.2N 46.1W 95 KT 110 MPH
24H 01/1200Z 36.9N 41.7W 85 KT 100 MPH
36H 02/0000Z 38.0N 36.8W 75 KT 85 MPH
48H 02/1200Z 38.8N 32.2W 60 KT 70 MPH

72H 03/1200Z 40.0N 24.5W 40 KT 45 MPH
96H 04/1200Z 43.0N 18.0W 30 KT 35 MPH...POST-TROPICAL
120H 05/1200Z...DISSIPATED

00h do dia 2/ sexta-feira -> 85 mph = +- 136km/h.

12h do dia 2 -> 70mph = +- 112km/h

O G. Ocidental dificilmente escapará a ventos com força de furacão.

2UccJG5l.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Cá vai a minha tentativa de futurologia amadora.

Ao longo do tempo o Gastão será afetado por uma intrusão de ar seco bastante significativa a 500 hPa. A mesma não será não tão intensa a 700 hPa. Isto deverá fazer com que inicialmente apareçam grandes buracos na simetria/convecção. O aspeto não deverá diferir muito disto no princípio (nota: o olho do furacão não deverá perder integridade imediatamente):

4AESo75.gif


Gradualmente o cenário poderá ser algo como isto:

uOPzHzK.jpg


E acabar mais ou menos assim sobre os Açores:

DvUVlRy.gif


O GFS modela os ventos mais fortes no flanco este/sudeste. Não têm muita extensão mas poderão afetar os Grs. Ocidental e Central. Numa coisa os modelos concordam: a chuva deverá ser muito concentrada.

O mais provável é que eu falhe miseravelmente. Mas faz parte da aprendizagem :D
 
Última edição: