Avisos e alertas oficiais - Setembro 2016

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 


huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Aviso

CALOR E PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL

A partir, 2 de setembro, e nos próximos dias, há a continuação do tempo quente e seco com índices de risco de incêndio em níveis muito elevado a máximo nas regiões do Norte, Centro interior e do Algarve.

- Temperatura máxima entre 34 e 40ºC. Aumento também da mínima para valores superiores a 24ºC a partir da noite de sábado para domingo nas regiões do sul e do interior, centro e norte.

- Humidade relativa inferior a 30% nas regiões do norte, centro interior e sul hoje e amanhã, com valores inferiores a 20% a partir de domingo, com noites quentes e secas (com exceção do litoral centro hoje e amanhã) sem recuperação para valores mais elevados em todo o território;

- Vento moderado (até 35 km/h) de sueste no Algarve durante a manhã de segunda-feira (em particular nas terras altas acima de 700 metros de altitude) e de noroeste nas regiões do litoral norte e centro durante a tarde de domingo;

- A partir de domingo é expectável um agravamento gradual das condições meteorológicas até terça-feira.
Fonte: ANPC
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Chuva forte coloca território continental sob 'aviso amarelo' na terça-feira - IPMA
  • Os dezoito distritos de Portugal continental vão estar, durante a madrugada e manhã de terça-feira, sob 'aviso amarelo' devido à chuva forte e trovoada previstas, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Nos distritos de Lisboa, Porto, Viseu, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, o 'aviso amarelo' devido a "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada" tem início às 03:00 e termina às 09:00 de terça-feira.

Com início às 06:00 e conclusão às 12:00 de terça-feira, está o 'aviso amarelo' nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

O IPMA prevê uma mudança do estado do tempo no continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e na quarta-feira.

"A partir de amanhã [segunda-feira] vai haver, de facto, uma mudança do estado do tempo, sentida especialmente na terça e na quarta-feira", afirmou hoje a meteorologista do IPMA Maria João Frada, à agência Lusa, acrescentando que se tratará de "uma mudança para o outono".

Depois de, na semana passada, Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, tendo sido terça-feira, dia 06, o mais quente do ano, o IPMA prevê que "as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus".

Maria João Frada explicou que "a massa de ar que vai atravessar o território do Continente na terça-feira é tropical ou equatorial modificada, vem do Atlântico, e está associada a uma depressão que está centrada a noroeste das ilhas britânicas".

"Essa massa de ar tem muita atividade e tem potencial para dar precipitação muito forte" na terça-feira, disse, concluindo que estas são "as primeiras precipitações de setembro já a querer indicar que estamos numa mudança para o outono".

Segundo a página oficial do IPMA na Internet, o 'aviso amarelo' é o primeiro (mais fraco) de três avisos (sendo o vermelho o mais forte), sendo acionado em Portugal Continental, no caso da precipitação, para previsões de chuva/aguaceiros entre 10 a 20 milímetros, numa hora, e 30 a 40 milímetros, em seis horas.



SP (JAP) // MAG

Lusa/fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...tal-sob--aviso-amarelo--na-terca-feira---ipma
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Risco de chuva forte eleva para 'Aviso Laranja' seis distritos no norte e centro
com Lusa

  • O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) subiu para "Aviso Laranja" o risco de chuva forte e trovoada durante a madrugada de terça-feira em seis distritos do país, mantendo-se os restantes sob "Aviso Amarelo".


Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, inicialmente sob ‘Aviso amarelo’, estão sob ‘aviso laranja’ (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 03:00 e as 06:00.

A partir dessa hora e até às 09:00, esses distritos passam a ficar sob ‘Aviso Amarelo’, o mesmo nível de alerta para os restantes 12 distritos.

Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria e Coimbra, o ‘Aviso Amarelo’ devido a “precipitação” tem início à meia-noite e termina às 06:00 de terça-feira.

Com início às 03:00 e conclusão às 09:00 de terça-feira, está o ‘Aviso Amarelo’ nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

A Ilha da Madeira foi igualmente colocada sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de “períodos de chuva, por vezes forte”, entre as 22:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

O IPMA prevê uma mudança do estado do tempo no continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e na quarta-feira.

Depois de, na semana passada, Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, tendo sido terça-feira, dia 06, o mais quente do ano, o IPMA prevê que “as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus”.

Segundo a página oficial do IPMA na Internet, o ‘Aviso Amarelo’ é o primeiro (mais fraco) de três avisos (sendo o vermelho o mais forte), sendo acionado em Portugal Continental, no caso da precipitação, para previsões de chuva/aguaceiros entre 10 a 20 milímetros, numa hora, e 30 a 40 milímetros, em seis horas.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...iso-laranja--seis-distritos-no-norte-e-centro
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e rokleon