Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Como te compreendo. Quem não sofre com o calor extremo como os habitantes de Lisboa, com temperaturas superiores a +40ºC todas as semanas desde o início de julho e por vezes (no meu caso) com temperaturas de +41ºc/+42ºC/e +43ºC e sem ar condicionado a levar com ar seco todos os dias, não percebe o que é isso e acha giro...
Deviam passar pelo menos uma semana no interior alentejano e levar com temperaturas superiores a +40ºC, 3 a 4 dias por semana e sem ar condicionado com as temperaturas em casa superiores a +30ºC e deixava logo de ser giro...


Nunca estive tão farto do Verão como este ano, estou desejoso que cheguem dias com máximas inferiores a 20ºC...:sweat::wacko::ill:

Não vivo no Interior Alentejano mas vivo no Interior, perto Vale do Douro o que o para o calor é quase igual. Julho e Agosto foram praticamente (salvo poucas exceções) dias consecutivos de temperaturas a variar entre os 33ºC e os 39ºC, é doentio, ainda por cima com trabalho de campo para fazer...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Nunca estive tão farto do Verão como este ano, estou desejoso que cheguem dias com máximas inferiores a 20ºC...:sweat::wacko::ill:
Quando eu era mais novo na casa dos 20 anos e sendo natural de Tomar terra bem quente era normal haver uma vez por ano ou duas chegar aos +40ºC e aguentava-se, agora neste verão abusivo também desejo temperaturas amenas, até porque se no total de julho e agosto as máximas em Ponte de Sôr foram sempre superiores a +30ºC salvo apenas 4 ou 5 dias. Venham de lá os dias mais frescos. :rain: :cold: :trovao:
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Novas previsões nada animadoras, :suicidio:

saída GFS das 0H UTC para Ponte de Sôr :calor: :calor::calor:

fxwCYmN.png


e IPMA :calor:

hL78tnZ.png
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Novas previsões nada animadoras, :suicidio:

saída GFS das 0H UTC para Ponte de Sôr :calor: :calor::calor:

fxwCYmN.png


e IPMA :calor:

hL78tnZ.png
As previsões não estão nada boas e de saida para saida carregam no calor, o foreca por exemplo para terça feira mete uma máxima de 41ºc e uma mínima de 31ºc para Portalegre, se vier á acontecer não me lembro de ver tal cenário á excepção desse Agosto de 2003.
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Boas. De facto, está a ser um verão bastante quente. Pessoalmente, já esperava que este verão de 2016, registasse temperaturas acima da média, mas superou e está a superar as minhas expectativas. So para terem uma pequena ideia, não é todos os anos que Valongo regista temperaturas acima dos 35 graus, muito menos 40/41 graus. Normalmente, temperaturas acima dos 35 graus ocorre uma vez por entre outra, de dois em dois ou de três em três anos. Mas este verão, ja é a terceira vez em que as temperaturas atingem os 40 graus. É de facto assinavel. E novos recordes serão atingidos nos próximos dias. Por aqui, ja começou a saga dos incêndios. Se olharmos para trás, o verão de 2013, 2010 e até mesmo 2009 foram de factos verões muito quentes. Mas este verão de 2016, está a ser excecionalmente quente. Temos que recuar ao verão de 2005 e de 2003 para encontramos algo semelhante. É provável, que depois deste episodio de calor extremo, o tempo começa a refrescar um pouco, mas ainda muito cedo para se falar ou pensar se quer numa mudança de padrão. Este ano o verão veio mais tarde do que em outros anos e tarde irá embora. Aposto numa mudança de padrão lá mais para o fim de Setembro/ início de outubro, com a chegada das primeiras chuvas e de tempo mais fresco ja a anunciar a chegada do outono. Até la e após este calor, vamos continuar com o tempo relativamente e seco e temperaturas entre os 20 e os 30 graus. Podendo ocasionalmente, as temperaturas descer dos 20 graus ou ultrapassar os 30. E quem sabe ou uma outra frente de fraca atividade, que traga alguma chuva e com tanto calor é provável que se forme uma outra depressão de origem térmica. É provável que o granizo apareça e faça das suas mais para o interior, claro está. Em suma, temos verão ainda para desfrutar. Pena, quem ja regressou ao trabalho não possa dizer o mesmo. Esperemos, que depois os meses de outono e inverno compense, este quente verão, com muita chuva, mas também com muito frio e geadas e claro neve no interior Norte e Centro. Continuação de bom verão e boas férias, se ainda for esse o caso.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Fazendo uma análise excessivamente simplista...

LC8nOxsl.gif


WWNRSWV.png


O ciclo solar 22 atingiu o seu máximo por volta do ano 1990. Na altura o CO2 estava nos +- 350PPM.

O ciclo solar 23 atingiu o seu máximo por volta do ano 2001. Na altura o CO2 estava nos +- 370PPM.

Em 2016 o CO2 está nos +-400PPM.

wbWC5zW.png


O que é que vai acontecer se a atividade solar disparar para os níveis dos anos '60, '80 ou '90?

Já publiquei isto aqui e faço-o novamente:

Carbon dioxide is released when magma rises from the depths of the Earth on its way to the surface. Our studies here at Kilauea show that the eruption discharges between 8,000 and 30,000 metric tonnes of CO2 into the atmosphere each day. Actively erupting volcanoes release much more CO2 than sleeping ones do.

Gas studies at volcanoes worldwide have helped volcanologists tally up a global volcanic CO2 budget in the same way that nations around the globe have cooperated to determine how much CO2 is released by human activity through the burning of fossil fuels. Our studies show that globally, volcanoes on land and under the sea release a total of about 200 million tonnes of CO2 annually.

Os vulcões emitem 200 milhões de toneladas. E os humanos?

The study, Reaching Peak Emissions, said that emissions in 2015 were projected to be 35.7 gigatonnes (GT) of CO2 in 2015, down from 35.9 GT CO2 in 2014. Last year’s stall happened despite global economic growth of 3.3-3.4% a year during 2012-2014, and this year’s decline with a forecast of economic growth at 3.1% in 2015.

35 gigatoneladas anualmente (35 mil milhões de toneladas).

Como mera curiosidade fui pesquisar a produção de gases que destroem a camada de ozono...

A significant reduction in the consumption of ozone-depleting substances (ODS) has been achieved by the EEA-33 countries since 1986. This reduction has largely been driven by the 1987 United Nations Environment Programme (UNEP) Montreal Protocol. At the entry into force of the Montreal Protocol, EEA-33 consumption was approximately 420 000 ozone-depleting potential tonnes (ODP tonnes). Consumption values around zero were reached in 2002 and have remained consistently so ever since.

Tanto pânico por 'apenas' 420 000 toneladas :lol: Sim, é verdade que todos os gases são diferentes. A importância não reside só no CO2 mas em outros aspetos centrais como por exemplo a desflorestação massiva e a cobertura de gelo. O descongelamento pode trazer novas plantas e árvores mas a temperatura média será muito diferente.

Os tratados sobre o clima e as energias renováveis são uma comédia. As emissões estagnaram no ano passado e está-se numa crise económica encapotada. As duas coisas estão relacionadas. Não haja dúvida. O comboio não tem travões e só se tem controlo do acelerador. O descarrilhamento é inevitável não se sabendo apenas os termos.

Finalizo, escrevendo que as previsões valem o que valem. Em 2006:

The next sunspot cycle will be 30-50% stronger than the last one and begin as much as a year late, according to a breakthrough forecast using a computer model of solar dynamics developed by scientists at the National Center for Atmospheric Research (NCAR). Predicting the Sun's cycles accurately, years in advance, will help societies plan for active bouts of solar storms, which can slow satellite orbits, disrupt communications, and bring down power systems.

The scientists have confidence in the forecast because, in a series of test runs, the newly developed model simulated the strength of the past eight solar cycles with more than 98% accuracy. The forecasts are generated, in part, by tracking the subsurface movements of the sunspot remnants of the previous two solar cycles. The team is publishing its forecast in the current issue of Geophysical Research Letters.

http://www.ucar.edu/news/releases/2006/sunspot.shtml

Hathaway's prediction should not be confused with another recent forecast: A team led by physicist Mausumi Dikpata of NCAR has predicted that Cycle 24, peaking in 2011 or 2012, will be intense. Hathaway agrees: "Cycle 24 will be strong. Cycle 25 will be weak. Both of these predictions are based on the observed behavior of the conveyor belt."

rGQqjvL.jpg


http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2006/10may_longrange/

Como se sabe o ciclo 24 foi fraquíssimo ao contrário do que se esperava. Idade do gelo ou novo normal em termos de aquecimento? Não se sabe. Mas nenhum dos dois cenários seria ou será agradável. A civilização humana, da maneira como está estruturada, não lida(rá) muito bem com mudanças climáticas dramáticas.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Ai, se estas previsões fossem em Julho, com mais radiação até estalava. :huhlmao: Parece ser aquelas cartas, quando é Inverno e o pessoal diz ai se fosse em Janeiro, mas neste caso, é ao contrário. :D
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem,

para amanhã no Porto o IPMA continua a prever uma máxima de 39 ºc , mas o mais significativo é que no dia seguinte desce para 22ºc , vai ser um tombo de - 17 ºc :D

f500000.jpg


Eles lá sabem, mas eu continuo a não ver uma máxima tão elevada para o Porto, nem lá perto sequer.

Numa previsão já feita pelo meteorologista, é incompreensível tal previsão de máxima aqui para o Porto.. ainda por cima usam a estação de Pedras Rubras ( aeroporto) na previsão das máximas :calor:

Vamos lá ver amanhã o poder da lestada aqui no Porto... recordo que no passado evento extremo de calor em Agosto, no dia dos recordes em que se atingiram mais de 40 ºc em estações do Porto, tivemos lestada até mais de meio da tarde, e bem consistente..:rolleyes:
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Snifa, pode bem falhar, previsões extremas em zonas muito litorais são complicadas sabemos bem.
Mas eu não punha isso tão impossível. Todos os modelos metem vento de Leste bem marcado até perto da hora de almoço. Parece-me que subirá a pique até essa hora, para depois cair a pique também claro.
Não será fácil atingir esse valor, mas olha que... E se calhar se falhar não será assim por tanto.
Fui ver alguns modelos, incluindo mesoscalas (até nos no IPMA está bem claro), e os valores são impressionantes amanhã pelas 12h em todo o litoral Norte!

PS: Eu penso que todas as previsões de temperatura do IPMA são já automáticas, estatisticamente corrigidas, nenhuma tem "mão humana".
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Snifa, pode bem falhar, previsões extremas em zonas muito litorais são complicadas sabemos bem.
Mas eu não punha isso tão impossível. Todos os modelos metem vento de Leste bem marcado até perto da hora de almoço. Parece-me que subirá a pique até essa hora, para depois cair a pique também claro.
Não será fácil atingir esse valor, mas olha que... E se calhar se falhar não será assim por tanto.
Fui ver alguns modelos, incluindo mesoscalas (até nos no IPMA está bem claro), e os valores são impressionantes amanhã pelas 12h em todo o litoral Norte!

PS: Eu penso que todas as previsões de temperatura do IPMA são já automáticas, estatisticamente corrigidas, nenhuma tem "mão humana".

No fundo falamos de previsões e não certezas absolutas como é óbvio.

O que me causa " confusão" é que para no Porto ( e pela minha experiência pessoal de observação ao longo de vários anos ) se atingirem tais temperaturas é necessário que a lestada fique até bem mais do meio da tarde e a brisa entre tarde e seja fraca, mesmo nestas condições não não muito frequentes tais temperaturas já quase nos 40 ºc .

O passado evento de Agosto foi excepcional, havia uma corrente de leste bem marcada, neste a lestada parece-me bem mais fraca, logo a brisa pode entrar mais cedo e fazer descer a temperatura, daí o meu cepticismo em relação aos 39 ºc de máxima, não vejo as mesmas condições/potencial do passado evento extremo e que surpreendeu muita gente ( eu incluído) .. :calor:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.