Previsões curto prazo (até 3 dias) - Setembro 2016

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
42ºC para Braga...:maluco:


Aqui dificilmente bate os 42,2ºC do mês passado. Aliás, acho que nunca mais se bate esse valor nos próximos dez anos. Mesmo assim acredito que chegue aos 40ºC, o que seria incrível pois seria apenas a segunda vez que a EMA atingia esse valor em vinte anos de registos, e num período de um mês. :calor:

O GFS desta vez mete mais calor que nesse dia em Agosto, vamos ver... Eu estou fartinho deste calor, desculpem o desabafo.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Custa a crer, mas diga-se que nos anteriores 42.xº em Braga também disse para mim que não iria lá, que se ficaria pelos 40/41, até porque isso encaixaria num padrão recorrente na automática do IPMA nas máximas do Verão (tal como enviesa para baixo as mínimas). Neste Verão (insuportável) é arriscado apostar contra a lógica e a climatologia, já não digo nada... wait & see.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
42ºC para Braga...:maluco:


Aqui dificilmente bate os 42,2ºC do mês passado. Aliás, acho que nunca mais se bate esse valor nos próximos dez anos. Mesmo assim acredito que chegue aos 40ºC, o que seria incrível pois seria apenas a segunda vez que a EMA atingia esse valor em vinte anos de registos, e num período de um mês. :calor:
Sinceramente, ja acredito em tudo!:calor::maluco:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não se pode afirmar que nunca atingirá os 42 graus. Por duas razões:
1) A diferença entre 42graus e 40graus pode ser tão curta como 40.4 e 41.5! Ou seja difere no mínimo em 1.1 graus.
2) numa cidade média, podem haver diferenças significativas de temperatura (mesmo em condições de medição que cumpram os requisitos). 1,1graus não significam nada, pois na área ocupada pela cidade, haverão diferenças maiores.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas falava de registos da estação oficial Braga-Merelim e não um ponto qualquer da cidade, estação que está numa zona fora da cidade, e que não traduz inteiramente a realidade da cidade, quer em mínimas (que são mais altas na cidade) quer em máximas (em geral são mais baixas, com algumas excepções, há umas zonas na cidade mais baixas e menos arejadas bastante quentes).
Na cidade nesse dia tanto havia zonas aonde estavam 38 ou 39 como outras com 42 ou 43.
Os recentes 42.x pulverizaram o anterior recorde dessa estação que é relativamente recente, mas também pulverizou o anterior histórico noutra localização (e aí sim, não se podem comparar os dados).

Quando falamos em valores neste contexto, estamos apenas a falar de registos na estação do IPMA, e não uma localização qualquer numa cidade, aonde como referes, pode haver enormes discrepâncias.

Em termos de climatologia só podemos comparar registos obtidos num mesmo local, daí que seja sempre uma "tragédia" se uma estação antiga com um grande histórico teve que mudar de local a certa altura, aconteceu isso em Braga a certa altura tal como outras, aconteceu mais recentemente com a famosa Amareleja.
Uma vez mudado o local já não podemos tratar os dados como se fossem a mesma coisa, podem manter o mesmo nome local, mas não são de todo a mesma coisa.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esta é para "rir", 39 ºc no Porto na Terça Feira ? :rolleyes:

Acredito que em muitos zonas do interior e nos locais habituais se ultrapassem bem os 40 graus ( resta saber em quanto ), agora no Litoral Norte 39 ªc de máxima ?... 42 graus em Braga??:shocking:

Será que o IPMA se esqueceu que existem brisas marítimas e que não irá ocorrer uma corrente de leste bem marcada que contrarie as mesmas ?

Vejam só, 39 graus no Porto e com vento de SW...como seria se fosse de Leste? :calor:

rsmnaEb.jpg
Já lá vão uns bons anos... 22-25 anos?!
Foi um dos dias mais quentes que senti na pele em plena praia de Matosinhos. Estariam > 37°C depois das 17h, depois de termos brisa de leste por várias horas. Pelas 18h em ponto o vento rodou para SO e a temperatura caiu a pique.
A meu ver é tarde para um episódio destes (setembro e não Julho). E se não houver Lestada não me parece possível tais temperaturas.


Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Impressionante as mínimas previstas pelo IPMA para Portalegre, 28ºC hoje e 30ºC amanha.
Interessante também a amplitude térmica em Braga, 26ºC :)

eVoT9xP.jpg

A mínima de hoje já foi superada, com 28,9 ºC... Infelizmente a sensação térmica foi superior e nem os duches de água fria resolve o problema...:(
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Só uma pequena adenda, o recorde de Setembro anda em torno dos 44º (ou 43.8 °C em Alvega ou 44,2ºC em Évora conforme as fontes). Na década de 80 houve meses de Setembro muito quentes.

Tenho a certeza que, durante esta tarde, esse valor vai ser batido. Nunca me lembro de um calor tão avassalador como aquele que sofremos desde sábado...