Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
recordo que no passado evento extremo de calor em Agosto, no dia dos recordes em que se atingiram mais de 40 ºc em estações do Porto

Esses valores que chegaram aos 43ºC em Massarelos e 41ºC em S.gens salvo erro que na minha opinião foram fortemente influenciados pelo efeito de estufa causado pelos inúmeros incêndios que na altura assolaram a região. Não creio que essa temperatura possa ser atingida amanhã no Porto e mais concretamente nessa Estação de Pedras Rubras mas também não posso descartar nada porque a lestada este ano tem batido recordes por esse País fora.
Este verão já não me permite arriscar nas temperaturas máximas de tão rigoroso que está a ser.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
No fundo falamos de previsões e não certezas absolutas como é óbvio.

O que me causa " confusão" é que para no Porto ( e pela minha experiência pessoal de observação ao longo de vários anos ) se atingirem tais temperaturas é necessário que a lestada fique até bem mais do meio da tarde e a brisa entre tarde e seja fraca, mesmo nestas condições não não muito frequentes tais temperaturas já quase nos 40 ºc .

O passado evento de Agosto foi excepcional, havia uma corrente de leste bem marcada, neste a lestada parece-me bem mais fraca, logo a brisa pode entrar mais cedo e fazer descer a temperatura, daí o meu cepticismo em relação aos 39 ºc de máxima, não vejo as mesmas condições/potencial do passado evento extremo e que surpreendeu muita gente ( eu incluído) .. :calor:
Penso desta maneira, também, concordo com tudo o que foi dito, só acrescento que da última vêz que consultei os meteogramas do gfs para o Porto, hoje pela manhã, vi valores bem diferentes, a poderem escapar de uma máxima horária de cerca de 31C.... Daí podeŕíamos ter uns 34, quiçá 35C? Não sei, no mês passado o gfs ficou bem aquém da vaga de calor que enfrentámos, é ver o que acontece, mas a amplitude do ipma é mesmo estranha também.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
PS: Eu penso que todas as previsões de temperatura do IPMA são já automáticas, estatisticamente corrigidas, nenhuma tem "mão humana".

No outro dia estive a pensar nisso, mas naquela previsão clássica dos dez dias eles ainda referem que nos primeiros x dias ela é elaborada por meteorologista. Na versão horária, se não me engano, não dizem nada sobre isso, e também não referem a data e hora da saída da previsão, e por isso continuo a preferir a clássica dos dez dias.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tinha a ideia que as previsões de máximas e mínimas até 3 dias eram elaboradas e validadas pelo meteorologista, daí o meu espanto com os 39 graus para amanhã no Porto.

Neste caso ( e se são automáticas) o exagero e possível erro é do modelo e não dos meteorologistas.

Mas como referi, pensei que os meteorologistas efectuavam correcções ( mais adaptadas à realidade) à previsão do modelo e efectuando eles próprios as previsões de máximas e mínimas até 3 dias.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
corte drástico de temperatura para o Porto para amanhã na última atualização... de 39 para 32

aqui está a razão ... AROME run 00z

00003_20160905_00_036.gif


e run 12z

00003_20160905_12_024.gif
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ora esse corte no AROME e o corte drástico na previsão do IPMA acho que clarifica ainda mais o tal facto de as temperaturas não terem mão humana, como falava ontem.

Agora era irónico depois desse corte, acabar por ser um valor semelhante ao previsto ontem! :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: jonas e Thomar

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
http://greensavers.sapo.pt/2016/09/...-para-previsoes-meteorologicas-mais-precisas/

ESA VAI LANÇAR SATÉLITE PARA PREVISÕES METEOROLÓGICAS MAIS PRECISAS

08/09/2016

Saber com grande precisão as previsões meteorológicas à distância de seis dias, em substituição dos cinco dias actuais, será mais fácil a partir de Novembro com o lançamento do satélite ADM-Aeolus pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Numa parceria com a empresa Arianespace, a ESA vai fazer o lançamento do ADM-Aeolus agora equipado com o Aladin, ou Atmospheric Laser Doppler Instrument, um pequeno e complexo laser que consegue medir “o perfil do vento”. Pela recolha de impulsos reflectidos pelos aerossóis e nuvens e pelos reflexos moleculares, o ADM-Aeolus transformará essa informação em imagens a 3D, explica a agência espacial no seu site.

Na prática, a transmissão destas imagens para Terra terá impacto em todo o mundo, permitindo aos cientistas refinar as características actualmente conhecidas e melhorar as técnicas de modelagem e análise da atmosfera terrestre. Com o período de previsões a ser aumentado de cinco para seis dias e com informações de exactidão imensa, o ADM-Aeolus poderá significar uma ajuda preciosa no entendimento de vários fenómenos meteorológicos, do aquecimento global aos efeitos da poluição atmosférica.

O satélite partirá do centro de lançamentos da Agência Espacial Europeia em Kourou, na Guiana francesa, durante a segunda metade de 2017, numa órbita heliossíncrona a 320 quilómetros de altitude por um foguetão Veja.

Foto: Agência Espacial Europeia

 
  • Gosto
Reactions: TekClub e jonas

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Ora esse corte no AROME e o corte drástico na previsão do IPMA acho que clarifica ainda mais o tal facto de as temperaturas não terem mão humana, como falava ontem.

Agora era irónico depois desse corte, acabar por ser um valor semelhante ao previsto ontem! :lmao:

Aí, está o porque, do IPMA, não falhar tanto nas máximas para Faro, não tem mão humana. :D Quando tinham mão humana era com cada descalabro. :huhlmao:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.