Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já agora desculpem lá, mas não percebo nada de ISO nem sei onde vao buscar as imagens que colocam, apenas sigo as linhas de pressão, e a cor no fundo, para verificar a temperatura a não sei quantos HPa:D

presumi que verde a chegar a peninsula ibérica seria frio, e fiz 1+1 (frio+chuva=neve), mas apenas nas terras mais altas.:D:D:D

Em termos de precipitação a situação que vi mais interessante é no Domingo com chuva em todo o país. Para nao cair de para-quedas cá vai a imagem.
Rtavn1624.png
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já agora desculpem lá, mas não percebo nada de ISO nem sei onde vao buscar as imagens que colocam, apenas sigo as linhas de pressão, e a cor no fundo, para verificar a temperatura a não sei quantos HPa:D

presumi que verde a chegar a peninsula ibérica seria frio, e fiz 1+1 (frio+chuva=neve), mas apenas nas terras mais altas.:D:D:D

Em termos de precipitação a situação que vi mais interessante é no Domingo com chuva em todo o país. Para nao cair de para-quedas cá vai a imagem.

Bom Aurélio eu tb ainda não percebo assim muito disto, mas acho que não estás muito fora da realidade. Apenas há uma questão. Seguindo a temperatura a 500 hPa, esta até apresenta um valor baixo no quadro que apresentas... O quadro que vi a 850 hPa para o mesmo periodo tinha no entanto a temperatura ainda acima de 0ºC. Uma pequena tabela que tenho para calcular a cota de neve, ainda dá valores acima certamente de 1200 metros, isto se chover! Ora a esta distÂncia temos que ser cautelosos. Agora a depressão com valores de precipitação interessantes parece querer ocorrer... mas até lá o frio que vai entrar pode não ser tanto assim, ou pode até ser! é esperar como sempre! ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Está a sair a 12z... e não está pior que a 6z! Há uma tendência a querer aparecer... frio e chuva! Faltam 5 dias! Até que ponto este cenário será possível. Irá manter-se ou desaparecer??? acho que ninguém quer arriscar... :huh:
 

formiga

Cirrus
Registo
10 Jan 2008
Mensagens
50
Local
caneças
boa tarde a todos
sem duvida esta run das 12 sera a mais fiavel que vi nos ultimos dias pois esta a afirmar a entrada de chuva e frio como vimos na run das 6 por este mutivo penso que vamos ter um carnaval com boas supresas para todos:lol::lol::lol::lol::p:thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
de todas as runs esta foi a que me despertou mais atenção pois embora ainda falte precipitação nesta situação haverá aguaceiros sob a forma de neve acima dos 800m no centro e 600/700m no norte ;)


gfs-0-114drm6.png


gfs-1-114iio9.png


gfs-2-114ujg0.png


mas la esta vai ser uma incerteza pois nunca sabemos qual e quantidade de aguaceiros pós frontais :huh:

e como sempre quando o frio esta instalado não haverá precipitação
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
As cartas foram lançadas, o que vai acontecer esta por detras do pano, alguns ja se aperceberam outros ainda nao. Apartir de um dia desta semana este topico vai ser fustigado com tantos coments :D:cold: Fala quem ja anda nisto a alguns anos bons. Nao notam que alguns membros n andam a falar mto? pQ SERA? Acompanhem os modelos consultem sites, vejam tendências, vejam comentários de alguns membros e vejam o que eles querem dizer com pequenas palavras mas que significam muito ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Fiquei super entusiasmado com o run das 12z!:w00t:
Dá vontade de fazer as malas e: "Serra de Montemorro aí vou eu!!!!"

Mas pronto, é melhor acalmar-me porque ainda faltam uns quantos dias. E a verdade é que tudo ainda pode mudar. Esperemos que mude para ainda melhor! :w00t:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Comentar para que Fevereiro é que vai ser vai tudo dizer que o mês não devia acabar...:lol::cold::cold::cold:

Vamos esperar que o caldo ainda está a começar agora a ferver.



Calma que a animação até tem o msn no lado direito nao é toda a gente isto só quem tem classe é que cosegue :p bahh não vou mudar só a trabalheira por uma coisa mínima.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ao menos uma vez na vida amigo Nuno :thumbsup:

Gosto bastante destas duas coicidências como é que é possivel estar um cenário tão interessante e os modelos ainda andarem ás aranhas :lmao: isto dá cabo do coração a qualquer um...vamos lá ver se não vamos ter que comprar sal e enlatados hehe :D:D

Chuva já ninguem nos tira agora de que forma isso será uma incognita :assobio:

 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Re: Meu caro companheiro Mário Barros

Quro antes de tudo manifestar-lhe o meu apreço pelo seu optimismo inquebrantável.

Quero igualmente manifestar-lhe a minha admiração pela força anímica que consegue introduzir neste Fórum. Já reparei que muitos bebem com avidez as palavras eventualmente premonitórias das suas análises meteorológicas.

E é interessante e entusiasmante acompanhar a esperança e a juventude com que a maior parte dos foristas subscrevem as suas saudáveis preocupações.

É um animador por excelência. Tiro-lhe o meu chapéu....Assim como saúdo o entusiasmo dos foristas que admiram a natureza no seu pleno vigor. E esperam sempre pelo momento mágico que poderá vir a seguir.

Para alguns no que a este respeito concerne não passarei de um Velho do Restelo. Mas pergunto e apesar desse risco:

Será que a meseta ibérica nas suas componentes espanholas, terão ficado secas, áridas e quentes e frias num prazo curto ou já não o seriam assim há um milénio atrás...? E o sul do Tejo português foi obra de apenas alguns séculos ?....A história mostra-nos similitudes entre o clima de agora e o clima de pelo menos algumas centenas de anos atrás.

A neve no Sul do país de forma mais visível em Janeiro de 2006 e mais soft em Janeiro de 2007 não corresponderá pelo seu curto aparecimento e duração temporal a fenómenos idênticos aos grandes nevões da década de 1940, às cheias do Tejo em finais da década de 70 (dois records absolutos batidos consecutivamente em 1978 e 1979,ja com as actuais barragens construídas) a que devemos associar o grande nevão nacional de 1983 e o menor de 1987...ou seja a epifenómenos próprios de climas como o nosso ?

Porquê outra vez neve em 2008 ? Porquê tanta expectativa contra ao que a natura pelas latitudes lusas nos habituou?

Talvez porque quem não sonha não alcança e não consegue vergar a força da natureza-...há que ter fé, agora e daqui a 50 anos....

E o Mário Barros está a demonstrar ser uma vontade, um querer... Saravah !!!

Venha a neve da nossa utopia...sobretudo venha água ...para que os nossos filhos e netos continuem a chapinhar nos Lameiros úberes do Norte ou nos pegos escondidos e refrescantes do Sul....
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Re: Meu caro companheiro Mário Barros

Quero antes de tudo manifestar-lhe o meu apreço pelo seu optimismo inquebrantável.

Quero igualmente manifestar-lhe a minha admiração pela força anímica que consegue introduzir neste Fórum. Já reparei que muitos bebem com avidez as palavras eventualmente premonitórias das suas análises meteorológicas.

E é interessante e entusiasmante acompanhar a esperança e a juventude com que a maior parte dos foristas subscrevem as suas saudáveis preocupações.

É um animador por excelência. Tiro-lhe o meu chapéu....Assim como saúdo o entusiasmo dos foristas que admiram a natureza no seu pleno vigor. E esperam sempre pelo momento mágico que poderá vir a seguir.

Para alguns no que a este respeito concerne não passarei de um Velho do Restelo. Mas pergunto e apesar desse risco:

Será que a meseta ibérica nas suas componentes espanholas, terão ficado secas, áridas e quentes e frias num prazo curto ou já não o seriam assim há um milénio atrás...? E o sul do Tejo português foi obra de apenas alguns séculos ?....A história mostra-nos similitudes entre o clima de agora e o clima de pelo menos algumas centenas de anos atrás.

A neve no Sul do país de forma mais visível em Janeiro de 2006 e mais soft em Janeiro de 2007 não corresponderá pelo seu curto aparecimento e duração temporal a fenómenos idênticos aos grandes nevões da década de 1940, às cheias do Tejo em finais da década de 70 (dois records absolutos batidos consecutivamente em 1978 e 1979,ja com as actuais barragens construídas) a que devemos associar o grande nevão nacional de 1983 e o menor de 1987...ou seja a epifenómenos próprios de climas como o nosso ?

Porquê outra vez neve em 2008 ? Porquê tanta expectativa contra ao que a natura pelas latitudes lusas nos habituou?

Talvez porque quem não sonha não alcança e não consegue vergar a força da natureza-...há que ter fé, agora e daqui a 50 anos....

E o Mário Barros está a demonstrar ser uma vontade, um querer... Saravah !!!

Venha a neve da nossa utopia...sobretudo venha água ...para que os nossos filhos e netos continuem a chapinhar nos Lameiros úberes do Norte ou nos pegos escondidos e refrescantes do Sul....