Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Setembro 2016



John_Pinho

Cirrus
Registo
11 Dez 2012
Mensagens
12
Local
Aveiro
Numa leitura mais prolongada (6/7 dias) observam-se, de facto, uns "picos" de precipitação para dia 8 e dia 10 mas que, e em especial o de dia 8, não atinge sequer 0.5 mm/hora. A questão é que após estes dias mais apertados (hoje e ontem) prevê-se um desagravamento significativo das condições meteorológicas mas que não aparece uma situação clara de precipitação, uma vez que também a humidade relativa volta a baixar. Por isso, o melhor, é ir acompanhando e esperar por novos "desenvolvimentos". Apesar de que dia 10 se preveja a passagem de uma frente com precipitação associada, o anti-ciclone dos Açores poderá fazer o seu serviço e dar um "empurrãozito" para Norte.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e jonas

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Os modelos estão mesmo de costas voltadas: enquanto o ECM dá "montanha russa" e novo episódio de calor significativo para dias 13 e 14 :calor:, com nova descida de 10ºC para o dia 15; o GFS mete menos 12 ºC a 10 ºC para esses dias com a hipótese de precipitação. :rolleyes:
Das duas, uma: ou os servidores estão no Alentejo e tostaram com o calor :trovao:, ou então é o outono a influenciar os modelos de médio e logo prazo :p
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Amén! :D
yxAZWvG.jpg

AJ2LjTn.jpg

EFLjEQw.jpg
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Parece que para a semana o GFS já vai prevendo precipitação:uau:.
Espero que não corte, como é habitual neste modelo a médio/ longo prazo.

Pois, o GFS está a prever desde há uns dias essa situação e as diferentes run's são constantes. Agora o ECM, na run das 00z, prevê a continuação do calor após o fim de semana; a run das 12z, dá um ar da sua graça e mete precipitação, com temperaturas de final de verão.
Vamos ver qual acerta, pois o ECM esteve melhor na questão do calor do que o GFS, já que 5 dias antes do evento, acertou em cheio. Enquanto isso o GFS andava "numa roda viva"...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub