Seguimento - Incêndios 2016



DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Incêndio na Pampilhosa da Serra

cCCjjKR.jpg


14237608_677636869079844_6066380311910848624_n.jpg


Fotos de Pedro Simões
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Quase 400 operacionais combatem quatro maiores fogos em Braga, Vila Real e Coimbra
  • Quase 400 operacionais, apoiados por 212 meios terrestres e 10 meios aéreos, combatiam hoje, pelas 17:30, os quatro principais incêndios florestais, nos distritos de Braga, Vila Real e Coimbra, de acordo com informação disponibilizada no 'site' da Proteção Civil.


O incêndio que lavra desde as 12:00 na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, em povoamento florestal e com uma frente ativa, mobilizava, pelas 17:30, 204 operacionais, apoiados por 59 meios terrestres e seis meios aéreos.

Já o fogo em Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, estava, pela mesma hora, a ser combatido por 57 operacionais, apoiados por 21 meios terrestres e dois meios aéreos.

Este incêndio em mato, com duas frentes ativas, teve início pelas 14:00.

No concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, lavraram pelas 17:30 dois incêndios, que a Proteção Civil destaca como ocorrências importantes.

Um destes, com uma frente ativa e que teve início pelas 13:50 na localidade de Cambeses do Rio, estava àquela hora a ser combatido por 98 operacionais, apoiados 31 meios terrestres e dois meios aéreos.

O outro, na localidade de Vila da Ponte, com duas frentes ativas e que teve início pelas 11:30, estava, às 17:30, a ser combatido por 33 operacionais, apoiados por dez meios terrestres.

A Proteção Civil destaca na sua página da Internet como ocorrências importantes os fogos florestais com mais de três horas e com mais de 15 meios.



JRS // ROC



Lusa/fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...o-maiores-fogos-em-braga--vila-real-e-coimbra
 
  • Gosto
Reactions: jonas

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
5 ocorrencias em curso no distrito da guarda!:angry:
Outra vez em Vilar do Amargo ja com mais de 50 bomb e Sabugal com quase 90 bomb....entre outros!:sad:
Ainda bem que vai haver ajuda do Sao Pedro!
 
Última edição:

jkmc

Cirrus
Registo
9 Set 2016
Mensagens
57
Local
Paris
Breve vídeo com imagens aéreas dos efeitos dos incêndios de Monchique e Silves, e algumas considerações...

As eventuais receitas geradas com as partilhas e visualizações deste vídeo, serão doadas (75% das receitas) às corporações dos bombeiros de Monchique, Portimão e Silves, para já. Por isso, ajudem a partilhar e a fazer o vídeo chegar a todo o lado ;) (são precisas muitas visualizações para gerar alguma receita :)



Muito boa iniciativa.
So queria partilhar uma opiniao com a comunidade. Para mim, so se podera encontrar uma soluçao com pressao forte da sociedade civil e dos jornalistas (independentes).
Hà muitos interesses e lobìs interessados a que situacao fica igual cada ano com incendios incontrolaveis cada vez que nao chove durante 2 ou 3 meses seguidos.
Ora o problema é que se temos um ano humido...o problema fica ainda maior o ano seguinte !

Deve se haver penas mais severas com os incendiarios...mais tambem temos que ter conciencia que a unica maneira de resolver este massacre da paisagem de Portugal é de mudar o paradigmo da politica de gestao do país.
Australia e California, para nao falar da Galiza nao conseguem evitar incendios de grande proporcoes. Portento nao é só a politica repressiva ou os meios aereos que resolvem tudo.
A conclusao é que as condicoes climatericas de portugal sao incompativeis com grandes areias de eucaliptos e de pinheiros. Se nao se obriga a ter plantacoes diversas (´mosaica') e se proibir casas no meio dos eucaliptais e pinhais, vamos ter cada ano de rezar por chuva porque os incendios nunca acabarao.

Os eucaliptos e pinheiros sao importantes para a economia mais quantos empregos, vidas, oportunidades sao destruidas cada ano com incendios ? De certeza que se pode encontrar zonas onde pode se plantar eucaliptos e pinheiros com segurança longe das casas.

Eu vejo isto de longe, aqui na frança, mais fico aturdido com o facto que isto dura a mais de 30 anos e que a sociedade aceita a explicacao que a culpa é dos incendiarios.
Portugal conseguiu chegar a uma situacao 'normal' com os mortos nas estradas quando se deixou de dizer que era culpa da fatalidade ou dos comportamentos de alguns diabos ao volante.
Tomou se decisoes, apostou se na prevencao e em melhores estradas. Nao foi só com penas maiores.

Se a mobilizaçao da sociedade é forte, pode se mudar as coisas para melhor. Os portugueses unidos sao os maiores !

Se um dia, ouve se politicos a apresentar as fases alfa, bravo ou charlie de prevencao ou de plantacoes de sobreiros em pleno inverno (em vez de numeros de operacionais e meios aereos), de certeza seremos no bom caminho.

Força Portugal !
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Fogo ativo com duas frentes na Pampilhosa da Serra
com Lusa

  • O incêndio florestal que deflagrou hoje às 12:00 no concelho de Pampilhosa da Serra, continuava ativo e com duas frentes às 23:00, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.


Uma fonte do CDOS disse à agência Lusa, às 23:00, que, ao longo da tarde, a capacidade de combate às chamas “foi reforçada com outros meios”, oriundos de Aveiro e de Viseu.

Às 23:05, segundo a página atualizada da Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet, o fogo estava a ser combatido por 220 operacionais, apoiados por 63 meios terrestres.

Por volta das 15:00, estavam no local 166 operacionais, 39 viaturas e quatro meios aéreos.

O incêndio eclodiu cerca das 12:00, num povoamento florestal em Soeirinho, município da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...ativo-com-duas-frentes-na-pampilhosa-da-serra