Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008



ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Parece quem alguém anda a ler o que eu anda escrever ah muito tempo, talvez o meu amigo spritmind ja teija mais de acordo comigo :D Vem ai algo de bom a serio ;)

amigo nuno os modelos estão a melhorar de run pra run :thumbsup: oxala que tenhas razão já te disse que ficava extremamente contente que isto de viesse a concretizar ;) ate ja perdi o sono vou ficar a espera da proxima run :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estou com um sorriso parvo a olhar para estes modelos:D:D:D
Até me vêm as lágrimas aos olhos, de tanta expectativa que criou neles. Mas no fundo é tão parvo este sentimento. Reparem que o que vem é tão "normal" para a época. Frio, chuva e neve. Realmente os ultimos anos têm-nos habituado a tão pouco.

Mas eu sou um Homem de Fé (e por isso até tenho andado a evitar escrever no tópico: "Suicidios 2007-2008"), e creio que caminhamos para uma entropia maior, o que significa cada vez mais frio e cada vez mais calor. Já tivemos anos seguidos com anomalias positivas, que venha então agora a neve para equilibrar. Mas que o Verão seja quente:lol: O frio é giro e tal, mas é na altura dele. :hehe:
Chuva essa, sempre e em ambundancia, e de preferencia com trovoadas!:p

Estava aqui a pensar noutra coisa, há um ditado popular qualquer que diz mais ou menos o seguinte: Dia 2 de Fevereiro (dia de N.S. das Candeias), se as candeias se rirem (sol) está o inverno passado, se chorarem (chuva) significa que o inverno ainda está para vir.
Bem me queria parecer que ainda estavamos no Outono!:lol:

Então, alguém me dá alojamento em Bragança para eu ir aí tirar fotos à neve?!:lol::lol:
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Claro que vamos ter neve eu já contactei o S.Pedro e ele disse que vem ai um nevão ui o pessoal até vai ficar de olhos em bico...:D
Tava a ver que a neve não vinha fogo tenho 50 latas de atum na despensa e 10 garrafoes de agua tenho de os utilizar :cold::cold::cold: que aquilo já está quase tudo fora do prazo :unsure: estou a contar com um bloqueio nacional a nivel nacional devido á neve :lmao::lmao:


Ainda bem que avisas que eu vou às compras esta semana e assim abasteço logo para os dias de neve!! :lol::lol:

(Esperemos bem que sim, que este tempo só me põe é deprimida!)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Meu caro companheiro Mário Barros

Será que a meseta ibérica nas suas componentes espanholas, terão ficado secas, áridas e quentes e frias num prazo curto ou já não o seriam assim há um milénio atrás...? E o sul do Tejo português foi obra de apenas alguns séculos ?....A história mostra-nos similitudes entre o clima de agora e o clima de pelo menos algumas centenas de anos atrás.

A neve no Sul do país de forma mais visível em Janeiro de 2006 e mais soft em Janeiro de 2007 não corresponderá pelo seu curto aparecimento e duração temporal a fenómenos idênticos aos grandes nevões da década de 1940, às cheias do Tejo em finais da década de 70 (dois records absolutos batidos consecutivamente em 1978 e 1979,ja com as actuais barragens construídas) a que devemos associar o grande nevão nacional de 1983 e o menor de 1987...ou seja a epifenómenos próprios de climas como o nosso ?

Porquê outra vez neve em 2008 ? Porquê tanta expectativa contra ao que a natura pelas latitudes lusas nos habituou?

Venha a neve da nossa utopia...sobretudo venha água ...para que os nossos filhos e netos continuem a chapinhar nos Lameiros úberes do Norte ou nos pegos escondidos e refrescantes do Sul....[/QUOTE]

Sim! Que venha algo.É urgente.Não só para os filhos e para os netos:
-Mas também para Nós que penámos de carestia.
Grande "Olheiro" que temos cá no forum.
Mas ,qual 2º velho do Restelo,
porquê tanta expectativa?
Não há ainda nenhuma consistência nos modelos.
Divergem imenso já a partir de sexta;
-mas o mais grave é que quase todos coincidem em que será
mais uma pequena erupção de ar frio marítimo ,nada de neves em cotas baixas, pois então, alguma chuva a norte e
passado o Carnaval de novo o nosso arqui-inimigo A em cima da fustigada há milénios Ibéria.
O Filme deste nosso Inverno Português é já um "remake" conhecido...
Oxalá esteja errado...
é que o ditado da esperança,
diz o contrário oh André:
Se até à Sra das Candeias (2 de Fev,)o Inverno estiver ausente,
se houver (tiver havido) muito sol até então,o Inverno estará para vir.
O que faz todo o sentido.
Que a tradição oral seja Conhecimento...
Sabemos que às assim é...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Meu caro companheiro Mário Barros

Oxalá esteja errado...
é que o ditado da esperança,
diz o contrário oh André:
Se até à Sra das Candeias (2 de Fev,)o Inverno estiver ausente,
se houver (tiver havido) muito sol até então,o Inverno estará para vir.
O que faz todo o sentido.
Que a tradição oral seja Conhecimento...
Sabemos que às assim é...

ah.. o que eu sei é assim:
"Se a Senhora das Candeias rir, está o inverno para vir.
Se a Senhora das Candeias chora, está o inverno fora.
Se a Senhora das Candeias ri e chora, está o inverno meio dentro e meio fora."


Daí ter dito: "Bem me queria parecer que estavamos no Outono." Porque tudo indica que no dia da Senhora das Candeias haverá instabilidade. Assim o espero:p
Mas vamos então esperar para ver:)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bons dias:

Duas facções (de forma amigável) se começaram a formar. Os mais e os menos optimistas... Sinceramente é bom termos esperanças mas o que é certo é que os modelos são mesmo imprevisiveis a médio prazo. Nesta altura começou a sair o GFS das 6z... ainda só comecei a ver e já existe nas priemeiras horas (até dia 4) uma tendência: ADIAMENTO :angry:

Por isso muitoooo calmante que isto anda difícil...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Independentemente dos modelos e para os amantes da neve (nas zonas onde costuma ocorrer mais frequentemente) as primeiras previsões optimistas.

O freemeteo aponta para agua neve em Bragança e na Guarda. No primeiro caso dia 3, no segundo caso a partir de dia 2. Na Guarda existe a possibilidade de neve. É bom ver uma previsão de vez em quando para desenjoar dos modelos :p
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Bons dias:

Duas facções (de forma amigável) se começaram a formar. Os mais e os menos optimistas... Sinceramente é bom termos esperanças mas o que é certo é que os modelos são mesmo imprevisiveis a médio prazo. Nesta altura começou a sair o GFS das 6z... ainda só comecei a ver e já existe nas priemeiras horas (até dia 4) uma tendência: ADIAMENTO :angry:

Por isso muitoooo calmante que isto anda difícil...

Também me parece que neve só para espanha. a run das 6z mata a chuva e a neve para portugal:(
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Independentemente dos modelos e para os amantes da neve (nas zonas onde costuma ocorrer mais frequentemente) as primeiras previsões optimistas.

O freemeteo aponta para agua neve em Bragança e na Guarda. No primeiro caso dia 3, no segundo caso a partir de dia 2. Na Guarda existe a possibilidade de neve. É bom ver uma previsão de vez em quando para desenjoar dos modelos :p

Venha daí a neve para a Guarda e eu prometo que faço reportagem completa!! :D