Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,935
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Estava tão quente que o termómetro arrebentou. :inocente: De facto, este Verão foi um excelente verão, com muita lestada como é preciso e sem muita nortada que também não faz muita falta e água manteve-se quentinha durante praticamente o verão todo. Esta semana até gostei, menos pessoal na praia, sabe bem tirar férias na 1ª quinzena de Setembro. :)

Para o ano, a água devia estar um pouquinho mais quente, quanto mais quente melhor, :inocente: agora se vem um Verão desgraçado com nortada preparem-se para ouvir tudo a queixar-se. :D
Por acaso o termómetro começou a falhar no início da semana, por ter estado numa varanda muito quente - um dos valores era HHH; o próprio LCD estragou-se: o líquido espalhou-se pelo ecrã dificultando a visualização.
Como dizes, o vento de N/NO é má sina se constante: por experiência própria, há uns anos tive 10 dias de temperaturas aquáticas inferiores a 18°C em pleno mês de julho. Foram 10 dias de ventos fortes de terra.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,935
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Hoje de manhã a água estava fresca (queixa de bastante gente).
Até às 11h tivemos vento de Leste, rodando por essa altura para Sueste.
Logo mais verei se realmente aqueceu como esperado...;)

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,935
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A água anteontem e ontem pela tarde esteve muito boa.
A paragem do vento proveniente de NO/N ajudou...

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Nordico

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Falou-se aqui há umas semanas atrás, mais concretamente a 4 de Setembro, nos efeitos da tempestade tropical Gaston na ondulação, pois bem, com imenso atraso deixo os meus registos desse Domingo(04/09/016) relativos a essa agitação, pelo barlavento algarvio, na Praia da Rocha. Apesar de agitado, passei muito tempo a admirar os pormenores das ondas, as bandeiras oscilaram entre o amarelo e o vermelho (quanto mais para Oeste maior era a ondulação), mas apesar dos avisos, havia sempre malucos que se aventuravam, e lá iam soando os apitos dos nadadores-salvadores... Bom, ficam as fotos e deixo posteriormente um video, que ultimamente ando numa de abusar na quantidade de fotos:o:o:
1FvlYrW.jpg

K4HaiXw.jpg

nTioYdB.jpg

ZSsatKu.jpg

qHmmtCB.jpg

Hlie7Xz.jpg

C51QkCC.jpg

SVJBLhe.jpg

23tZM9O.jpg

vQ70Vy1.jpg

cBKWr0g.jpg

qPmfZID.jpg

UqWLbx7.jpg

9Mpg2Ez.jpg

T67xl5H.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Aqui fica o dito vídeo, é só pena ter tantos figurantes, mas alguns até nos mostram a força da água:D
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Forte ondulação vira duas embarcações em Aveiro
com Lusa

  • Duas embarcações de recreio viraram esta manhã ao largo de S. Jacinto, em Aveiro, devido à forte ondulação, tendo um dos três tripulantes sido transportado ao hospital com sintomas de hipotermia, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima.


Segundo a fonte, as duas embarcações praticavam pesca lúdica, sendo que uma delas terá virado e a segunda, numa tentativa de lhe prestar socorro, terá também acabado por tombar devido à forte ondulação no local.

O acidente ocorreu cerca das 09:50 “na zona de rebentação”, a cerca de “300 a 400 metros” da costa.

De acordo com a Polícia Marítima de Aveiro, os três tripulantes que seguiam nas embarcações são do sexo masculino, com idades entre os 25 e 45 anos, tendo chegado a terra pelos próprios meios, com algum auxílio de populares.

Apenas um deles, por apresentar sintomas de hipotermia, foi transportado ao Hospital de Aveiro.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...rte-ondulacao-vira-duas-embarcacoes-em-aveiro
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Falou-se aqui há umas semanas atrás, mais concretamente a 4 de Setembro, nos efeitos da tempestade tropical Gaston na ondulação, pois bem, com imenso atraso deixo os meus registos desse Domingo(04/09/016) relativos a essa agitação, pelo barlavento algarvio, na Praia da Rocha. Apesar de agitado, passei muito tempo a admirar os pormenores das ondas, as bandeiras oscilaram entre o amarelo e o vermelho (quanto mais para Oeste maior era a ondulação), mas apesar dos avisos, houvia sempre malucos que se aventuravam, e lá iam soando os apitos dos nadadores-salvadores... Bom, ficam as fotos e deixo posteriormente um video, que ultimamente ando numa de abusar na quantidade de fotos:o:o:
1FvlYrW.jpg

K4HaiXw.jpg

nTioYdB.jpg

ZSsatKu.jpg

qHmmtCB.jpg

Hlie7Xz.jpg

C51QkCC.jpg

SVJBLhe.jpg

23tZM9O.jpg

cBKWr0g.jpg

qPmfZID.jpg

9Mpg2Ez.jpg

T67xl5H.jpg

Quanto a mim não estás abusar em nada, fotos excelentes das ondas, fazes muito bem partilhar.:thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Quanto a mim não estás abusar em nada, fotos excelentes das ondas, fazes muito bem partilhar.:thumbsup:

Obrigado, jonas_87:thumbsup:! Pois, ainda bem que não abuso:hehe:, só que eu sei que para alguns membros se torna complicado abrir os tópicos com tantas fotos:(, mas que hei-de fazer... não consigo escolher 5 ou 6 num universo de 100 fotos que tenho da ondulação deste dia, e depois acabo por exagerar um pouco:unsure:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bom dia,

Fui a Praia do Ribeiro do Cavalo, oeste de Sesimbra. Se nunca visitou este oásis, é uma coisa que deve!

A água foi turquesa e verde, rasa e morna.
A temperatura do oceano foi 20c, o ar foi 30c.
A orientação da praia é para o sul, por isso recebe muito sol.

Vegetação exuberante, e sem um edifício em qualquer lugar.
interessante formações de rocha, é possível mergulhar a partir destes.

Para chegar é difícil para os caminhantes inexperientes : ascendente em trilhas estreitas, íngremes, feitas de escombros.

O único aspecto negativo, lixo encontrando-se na trás da praia.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia,

Fui a Praia do Ribeiro do Cavalo, oeste de Sesimbra. Se nunca visitou este oásis, é uma coisa que deve!

A água foi turquesa e verde, rasa e morna.
A temperatura do oceano foi 20c, o ar foi 30c.
A orientação da praia é para o sul, por isso recebe muito sol.

Vegetação exuberante, e sem um edifício em qualquer lugar.
interessante formações de rocha, é possível mergulhar a partir destes.

Para chegar é difícil para os caminhantes inexperientes : ascendente em trilhas estreitas, íngremes, feitas de escombros.

O único aspecto negativo, lixo encontrando-se na trás da praia.



Praia de uma beleza inacreditável!
Parece que estamos nas Baleares, Sardenha ou mesmo Grécia, quanto a mim, é a melhor da nossa costa em termos de cor de água.
Tens feito excelentes partilhas, continua.

Cumprimentos
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Praia de uma beleza inacreditável!
Parece que estamos nas Baleares, Sardenha ou mesmo Grécia, quanto a mim, é a melhor da nossa costa em termos de cor de água.
Tens feito excelentes partilhas, continua.

Cumprimentos


Obrigado pela tuas palavras amáveis, amigo.
Concordo plenamente com tu quando dizes que Praia Ribeiro do Cavalo se assemelha a uma praia da ilha da Grécia.