Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
:wacko::wacko::wacko::wacko: Assim fico ao ver a evolução dos modelos... Depressões que se formam entre os Açores e a Península e que, por artes mágicas, seguem de Este para Oeste :confused: Ou somos já uma zona sub-tropical e começamos a ter ventos alísios, ou então a terra começou a rodar ao contrário... :dry:
 


blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Sinceramente já chega de noites tropicais... Saudades tenho de, há vinte anos, as manhãs frias no final de Outubro/início de Novembro em que tudo ficava branquinho. Naquela altura detestava, mas agora vejo que era o normal e o que faz sentido para a transição do Outono para o Inverno. Infelizmente até essa transição têm desaparecido...
LOL, há 20 anos atrás? em 1995 teve onício de Novembro mais quente de sempre com mínimas de +19ºc em Lisboa
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
LOL, há 20 anos atrás?
@blade recordo-me bem de 1995. Entrei para o ensino superior nesse ano e as praxes foram em final de Outubro com temperaturas próximas das 30 ºC, mas na semana após terminarem, veio chuva durante várias semanas. Depois dessas chuvas, o tempo voltou a ser seco, mas frio.
Agora nem chuva nem frio...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: blade

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Após uma análise rápida, sou obrigado a concordar que tanto o GFS como o ECMWF a longo prazo só têm uma definição de palavra - "Horrível" .
Como isto vale o que vale a esta distância cá estaremos para o que der e vier :hmm:.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Começa a ser levantada a poeira que vai ser arrastada até nós nos próximos dias... As pessoas com sistemas respiratórios mais sensíveis vão notar...

(comparem o canto superior esquerdo da imagem - onde está o centro da depressão que nos afecta neste momento - vê-se o ar limpo (preto) - e o canto superior direito da imagem, onde mesmo com céu limpo, se nota perfeitamente a poeira no ar)

2141u20.jpg
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas deverá ser de curta duração. A partir do fim de semana as temperaturas, em princípio , deverão começar a descer ( e bastante comparado com os próximos 2/3 dias) .

É o chamado " verão de São Martinho ". A sua existência já foi confirmada no nosso país, ocorrendo normalmente entre finais de Outubro e meados de Novembro. Segundo o meteorologista Costa Alves, o fenómeno ocorre 9 em 10 anos.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Bom dia tens toda a razao james, este periodo verao de sao martinho e perfeitamente normal e ocorre praticamente todos os anos e um periodo em que a atmosfera se esta a preparar para o inverno e por isso e normal acontecer alem que como to dizes james e calor de pouca duracao pois a partir de sexta feira as temperaturas voltam a descer gradualmente, ainda bem porque eu detesto calor ainda por cima fora de epoca espero que seja um novembro muito chuvoso.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Está a dar neste momento no programa Portugal em directo na RTP1: 3 tornados atingiram o Baixo Alentejo. Muitos estragos em Serpa. Mostraram imagens de 1200 oliveiras destruídas, postes eléctricos totalmente torcidos, muros deitados a baixo.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar

PTG

Cumulus
Registo
3 Abr 2008
Mensagens
141
Local
Portalegre
Tenho de o dizer, sei que o comentário não cabe nesta parte do fórum, mas se as "excelentes" previsões se concretizassem, Portugal estaria, no Inverno, debaixo de dilúvios contínuos, seguidos de furacões que acabavam em tempestades de neve. Durante o Verão, as mínimas mais baixas seriam na ordem dos 30ºC e as máximas rondariam, no mínimo, os 45ºC. Ainda bem que essas "excelentes" previsões são isso mesmo, previsões....e por enquanto temos um clima ameno, onde os episódios que exemplifiquei não passam de acidentes de percurso do nosso clima.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
e por enquanto temos um clima ameno, onde os episódios que exemplifiquei não passam de acidentes de percurso do nosso clima.

Bom dia colega, tirando o facto de nunca ter sido registado um Furacão em terras Lusitanas e as Tempestades de Neve ou Blizzards em Portugal serem pouco comuns não poderia concordar mais. As previsões são isso mesmo "previsões", e nesta altura do campeonato em que a precipitação é necessária somos todos obrigados a ansiar pelas "excelentes previsões". :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES e james
Estado
Fechado para novas mensagens.