Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,621
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
"Caramba! As trovoadas não querem mesmo nada com Almada!" isto é digno de um case study :p .
Almada não é propriamente o melhor sítio para ver trovoadas:
nsAzIeW.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Almada não é propriamente o melhor sítio para ver trovoadas:

A posição geográfica neste aspecto é uma agravante pese embora eu me recorde de algumas situações relevantes em que as células nasceram em pleno Alentejo e "explodiram" digamos assim aqui junto ao Litoral (refiro-me obviamente em alturas perto ou mesmo durante o Verão em que o aquecimento diurno é fundamental para a formação destes sistemas convectivos).
Mas esse gráfico ilustra bem a situação aqui na região. Obrigado Davidmpb pela partilha :thumbsup:
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
A posição geográfica neste aspecto é uma agravante pese embora eu me recorde de algumas situações relevantes em que as células nasceram em pleno Alentejo e "explodiram" digamos assim aqui junto ao Litoral (refiro-me obviamente em alturas perto ou mesmo durante o Verão em que o aquecimento diurno é fundamental para a formação destes sistemas convectivos).
Mas esse gráfico ilustra bem a situação aqui na região. Obrigado Davidmpb pela partilha :thumbsup:

Nasci e vivo em Almada há 40 anos, e recordo-me de trovoadas fortes, secas e não, em qualquer estação do ano. Fosse nas tardes de Primavera e Verão vindas de Leste, das bandas do Alentejo, fosse à passagem de frentes frias de forte actividade vindas de Sudoeste ou Noroeste, ou depressões mais ou menos estacionárias no Outono e Inverno. E de facto, seja um dado empírico ou não, cada vez menos troveja pela região da grande Almada.

Sem entrar em saudosismos desnecessários, até porque não fariam nenhum sentido, mas longe vão os tempos de estar a estudar à luz de vela porque a electricidade tinha faltado e os trovões eram fortes o suficiente para abanar as louças da casa, de ter de subir 16 andares a pé para poder chegar a casa ou então de ficar à janela à espera que uma das várias gruas da Lisnave fosse directamente atingida por um raio.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Almada não é propriamente o melhor sítio para ver trovoadas:
nsAzIeW.jpg

Esse mapa baseia-se em dados recolhidos entre 2003 e 2009, claro que é bom para se ter uma noção, e vem confirmar uma maior actividade electrica no interior, algo do nosso conhecimento. Acredito que se a escala temporal fosse 30 anos, por exemplo, o mapa podia ser algo diferente.
Já agora o link desse estudo, uma tese de mestrado.
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9371/1/igotul001895_tm.pdf
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E de facto, seja um dado empírico ou não, cada vez menos troveja pela região da grande Almada.

Acredito, daí que algumas vezes eu faça referência precisamente ao facto de com o passar do anos a ausência de fenómenos convectivos seja uma constante aqui pela margem sul. É também a minha opinião. Recordo-me assim de repente do ano em que tirei a carta de condução em 2006 tinha eu 19 anos, na noite anterior ao exame uma linha de instabilidade de forte actividade atravessou o Litoral Centro e provocou um espectáculo de raios e trovões que nunca me lembro ter assistido. Até na altura disse aos meus familiares que foi uma trovoada ao estilo EUA sendo que a cadência de raios era de 5 em 5 segundos e durou praticamente 1h. No dia a seguir o cenário também foi de chuva torrencial e trovoada mas menos intenso. Se fizer uma pesquisa em anos anteriores é muito provável que encontre alguns tópicos aqui no Fórum com um "spam" de post's meus e dos meus caros vizinhos acerca da violência dos trovões e de inundações nas zonas mais críticas aqui do Concelho.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas esse mapa não deve contar com as trovoadas pos frontais, principalmente aqui no norte,durante esses anos de estudo, até foram bastante comuns no Inverno. Se o mapa for de formação de trovoadas nos meses quentes, ou formadas em terra, aí sim até concordo.
 
  • Gosto
Reactions: james

Morenito

Cirrus
Registo
7 Out 2016
Mensagens
18
Local
Lisboa
bom dia pessoal esperamos em principios semana ou fim de semana chuvoso? alguem sabe ou memo a semana toda que vem?? olhem deixo-vos aqui um site https://pt-pt.facebook.com/bestweather.pt/?ref=page_internal este site raramente erra ao menos n anda corrigir a toda a hora previssoes:lmao: ja agora pessoal o GFS tirou alguma precipitaçao pa semana? meu deus isto so vale a pena acreditar quando chegar memo o dia ate la sao so previssoes n sao certas qualquer dia mais vale o ipma tar calado e tudo ao lado :facepalm: mais uma vez deiao uma olhada no site deixei ai o link bestweather e de confiansa da previssoes acertivas e ja fes uma previsao de novembro dezembro e janeiro e diz como vai tar nas proximas semanas olhem as noticias sao boas parece vir ai bons acumulados :uau::viva: mas veremos com tempo
 

Morenito

Cirrus
Registo
7 Out 2016
Mensagens
18
Local
Lisboa
mas bem espero tenhamos semana inteira de chuva pois a seca e pasmaceira ja e demais ja chega bem presisamos agora veremos se os modelos n tao alucinar chega a altura curtou a chuva gd parte dela ou passou ao lado ou ficou no mar pk ipma e muito de devaneios ja a umas semanas dar uma ciclogenese explosiva e morreu na praia:lmao::facepalm:enfim ridiculo dps veio dias de sol so rir
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas esse mapa não deve contar com as trovoadas pos frontais, principalmente aqui no norte,durante esses anos de estudo, até foram bastante comuns no Inverno. Se o mapa for de formação de trovoadas nos meses quentes, ou formadas em terra, aí sim até concordo.

Deve ser, com certeza. A nossa região ( em conjunto com a Galiza) até é muito boa na formação de trovoadas nos pós - frontais.
 
  • Gosto
Reactions: 1337

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,621
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Esse mapa baseia-se em dados recolhidos entre 2003 e 2009, claro que é bom para se ter uma noção, e vem confirmar uma maior actividade electrica no interior, algo do nosso conhecimento. Acredito que se a escala temporal fosse 30 anos, por exemplo, o mapa podia ser algo diferente.
Já agora o link desse estudo, uma tese de mestrado.
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9371/1/igotul001895_tm.pdf
sim eu sei quem fez o estudo, apenas dei um exemplo a um colega do numero médio de descargas eléctricas por ano, mas este mapa dá para ter + ou- uma noção.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Acredito, daí que algumas vezes eu faça referência precisamente ao facto de com o passar do anos a ausência de fenómenos convectivos seja uma constante aqui pela margem sul. É também a minha opinião. Recordo-me assim de repente do ano em que tirei a carta de condução em 2006 tinha eu 19 anos, na noite anterior ao exame uma linha de instabilidade de forte actividade atravessou o Litoral Centro e provocou um espectáculo de raios e trovões que nunca me lembro ter assistido. Até na altura disse aos meus familiares que foi uma trovoada ao estilo EUA sendo que a cadência de raios era de 5 em 5 segundos e durou praticamente 1h. No dia a seguir o cenário também foi de chuva torrencial e trovoada mas menos intenso. Se fizer uma pesquisa em anos anteriores é muito provável que encontre alguns tópicos aqui no Fórum com um "spam" de post's meus e dos meus caros vizinhos acerca da violência dos trovões e de inundações nas zonas mais críticas aqui do Concelho.

Eu só tenho duas coisas a dizer: 20 e 21 de setembro de 2007. Ainda tinha eu um telemóvel que filmava a 320 por 240 pixels aos soluços e foram as melhores trovoadas que vi na minha vida em Corroios. Daquelas que têm descargas sobretudo intra-nuvem e em que o céu não parava um segundo sequer. Iguais sem tirar nem pôr às dos EUA. Foi precisamente isto (para demonstrar como foi na altura, pois isto foi na Austrália).



E lembro-me de, todos os anos, em Setembro, chegar da escola e estar aquele ar abafado ao final da tarde com as células a desenvolverem do interior para o litoral, de Espanha para cá. O céu com tonalidades laranja e rosa ao pôr do sol, vento nulo, e elas a dirigirem-se muito lentamente. Depois dava em espectáculo durante horas. Eu tenho 26 anos mas posso dizer, da maneira que isto está, que já sinto saudades das trovoadas e dos tempos que existiam quando eu era mais novo. Não me lembro da altura em que um pacote de arroz custava não sei quantos escudos no continente (como dizia o anúncio) :lmao::lmao::lmao: mas lembro-me da altura em que as trovoadas faziam jus ao seu nome.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O céu com tonalidades laranja e rosa ao pôr do sol, vento nulo, e elas a dirigirem-se muito lentamente. Depois dava em espectáculo durante horas.

Nem mais. É esta a diferença que tem sido notória nos últimos anos por aqui. Saudades daquelas "bombas" que estremeciam tudo cá em casa.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.