Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2016

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Tanta expectativa criada e a mínima ficou-se nuns míseros 1.1ºC pelas 7h:17m. O vento foi na prática contante durante toda a madrugada, e como se não bastasse ainda houve nebulosidade a ajudar. Deste modo a geada foi relativamente fraca nos locais mais expostos, em pontos mais abrigados deixou uma boa camada até.

Neste momento vão caindo uns pingos, com 9.3ºC.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Os relatos de neve a cotas até perto de 500m em Espanha, em zonas como Vitória, ou até mais baixos, perto dos 100m (neste caso muito mais localmente na zona de Navarra), dão algum ânimo para o Nordeste do nosso país, agora que começa a entrar nebulosidade.
Nestas situações de cut-off com frio instalado, é raríssimo as cotas não serem abaixo do modelado, uma vez que os modelos globais como o GFS não têm resolução para "ver" estas coisas a pequena escala, e acabam sempre por suavizar a situação. Por comparação com os meteogramas, nessa zona Nordeste de Espanha, o erro na cota de neve confiando no GFS VS realidade está enorme, aliás mesmo enorme comparado com a descritiva da AEMET, que está a falhar também grosseiramente. Mas claro, se virem o satélite, é nessa zona que está convecção bastante activa, logo onde essas cotas mais "surpreendentes" podem ocorrer.

No nosso cantinho aqui em Portugal será tudo muito mais ligeiro, e sem grandes surpresas. Ainda assim, no caso de precipitar, eu pessoalmente acredito que possam cair flocos algumas centenas de metros abaixo do espero tanto nos meteogramas como na descritiva do IPMA. Mas será pura lotaria ou sorte...
 
Última edição:

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os relatos de neve a cotas até perto de 500m em Espanha, em zonas como Vitória, ou até mais baixos, perto dos 100m (neste caso muito mais localmente na zona de Navarra), dão algum ânimo para o Nordeste do nosso país, agora que começa a entrar nebulosidade.
Nestas situações de cut-off com frio instalado, é raríssimo as cotas não serem abaixo do modelado, uma vez que os modelos globais como o GFS não têm resolução para "ver" estas coisas a pequena escala, e acabam sempre por suavizar a situação. Por comparação com os meteogramas, nessa zona Nordeste de Espanha, o erro na cota de neve confiando no GFS VS realidade está enorme, aliás mesmo enorme comparado com a descritiva da AEMET, que está a falhar também grosseiramente. Mas claro, se virem o satélite, é nessa zona que está convecção bastante activa, logo onde essas cotas mais "surpreendentes" podem ocorrer.

No nosso cantinho aqui em Portugal será tudo muito mais ligeiro, e sem grandes surpresas. Ainda assim, no caso de precipitar, eu pessoalmente acredito que possam cair flocos algumas centenas de metros abaixo do espero tanto nos meteogramas como na descritiva do IPMA. Mas será pura lotaria ou sorte...
Eu aqui a 500m sinceramente vou olhar para o ceu de manha cedinho, mas não espero nada....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Boa tarde passei pela zona alta da Guarda há meia hora atrás e caia água neve o meu carro marcava +1,3ºC

Boa tarde a todos
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Vai chuviscando com 6.8ºC, o vento é fraco.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boa noite!

Chuva e tempo frio aqui em Figueira, chove com apenas 4.3ºC. :cold:Será que posso sonhar!? :rolleyes:
A mínima da ultima madrugada foi de 1.5ºC obtida antes da chegada da nebulosidade.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves