Seguimento Litoral Centro - Novembro 2016

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Boring... é triste ver tudo a passar ao lado e aqui tão perto, enfim tirando este fiasco de final de dia, foi um excelente evento que salvou este mês de ser extremamente seco, mas que ainda assim fica abaixo da média... fica assim com 87,8mm este mês, e este evento de 3 dias rendeu 49,4mm
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boring... é triste ver tudo a passar ao lado e aqui tão perto, enfim tirando este fiasco de final de dia, foi um excelente evento que salvou este mês de ser extremamente seco, mas que ainda assim fica abaixo da média... fica assim com 87,8mm este mês, e este evento de 3 dias rendeu 49,4mm

Até mandava chuva para aí lol
Por mim já parava.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Até mandava chuva para aí lol
Por mim já parava.
A albufeira da barragem da Mula já começou a encher? Na Primavera acabou por não encheu por completo, pois não?

As ribeiras da região de Lisboa estão fortemente urbanizadas. Enchem rapidamente por causa do escoamento das estradas, e rapidamente voltam aos caudais reduzidos, com o cessar da chuva.

Para manterem caudais razoáveis e constantes, e depois de um verão tão seco e quente, acho que ainda tem que chover bastante. Pelo menos aqui.

Em Caneças, segundo o meteocaneças, o mês vai com 105,8mm. Não é mau, mas ainda está longe da média.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A albufeira da barragem da Mula já começou a encher? Na Primavera acabou por não encheu por completo, pois não?

As ribeiras da região de Lisboa estão fortemente urbanizadas. Enchem rapidamente por causa do escoamento das estradas, e rapidamente voltam aos caudais reduzidos, com o cessar da chuva.

Para manterem caudais razoáveis e constantes, e depois de um verão tão seco e quente, acho que ainda tem que chover bastante. Pelo menos aqui.

Em Caneças, segundo o meteocaneças, o mês vai com 105,8mm. Não é mau, mas ainda está longe da média.

A ultima vez que passei na barragem foi quinta-feira e já notei um aumento comparativamente com a penúltima vez.

Agora, com estes 70 mm registados aqui em 3 dias, certamente que aumentou bem, o próprio caminho de terra batida a NE já deve estar coberto de água.

Confesso que muitas vezes já nem presto assim tanto atenção à barragem pois tornou-se um pouco banal a minha passagem por lá nas voltas de bike.

Sim, no ano passado acabou por não encher por completo. Felizmente aqui tenho muita área verde graças ao PNSC, e com os anos vou descobrindo melhor a rede hidrográfica aqui da zona.

Por exemplo a Malveira da Serra e Janes já são zonas com bastante água havendo inclusive várias minas de água que alimentam algumas linhas de água. Na zona da lagoa azul caíram 101 mm(estação do Linhó) em 3 dias, são valores brutais.

Já há uns 3 anos que não via a ribeira de Atrozela com tanto água por esta altura do ano, e essa ribeira tem uma dependência incrível do excedente de água da lagoa azul, como ocorre neste momento.
Certamente quem for passear até à zona da Lagoa vai se perceber da muita água caída por lá.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui apenas cai uns aguaceiros fracos durante a noite e madrugada.
Agora o dia segue com com sol e com céu pouco nublado.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
aguaceiro a passado do lado oeste, perto, a passar entre aqui e Salvaterra de Magos:

160btj5.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Dia de céu nublado, bom para contemplar o céu.

Do alto de Alfragide via-se a serra de Sintra coberta por densas nuvens, dos melhores sítios para ver a serra.

Mínima: 8,3ºC
Máxima: 16,4ºC

Felizmente as temperaturas não devem alterar grande coisa nos próximos dias.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego