Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008



formiga

Cirrus
Registo
10 Jan 2008
Mensagens
50
Local
caneças
boa noite a todos
estou do lado do mario barros pois o frio ainda vem a caminho e uma questao de esperar, pela run das 18 que esta a sair as coisas nao sao asim tao mas
e meus amigos ainda a algo que e um misterio:o clima ou naturesa e os seus fenomenos que sao nem mais nem menos como os numeros do euromilhoes todos damos o nosso palpite mas poucos acertam.
meu palpite: ele vem ai e com ele muitos flocos brancos para todos:thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Como é possivel que o Inverno mais frio dos ultimos anos, a nivel mundial, nos esteja a passar ao lado:(:mad::angry::sad::huh::disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Como é possivel que o Inverno mais frio dos ultimos anos, a nivel mundial, nos esteja a passar ao lado:(:mad::angry::sad::huh::disgust:

Calma MSantos o Inverno ainda não acabou faltam 44 dias :lol: será que acaba ?? :unsure: Ainda vai haver supresas para estes lados.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Sim .Claro. Ainda falta algum Inverno.É preciso ter calma.
Mas temo que o cenário comece a ficar confrangedor.
Este Anticiclone é vastíssimo:-praticamente toda a Europa estará sob Ele nos próximos 6,7 dias.Isso parece ser seguro e consensual em todos os modelos.Para além da sua vastidão também será suficientemente potente uma vez que uma extensa área registará de 1035 mb ou mais , anulando qualquer entrada atlântica que se atreva a abeirar pelo Ocidente.
Advecção de nortes também não haverá já que não há AA nem no Açores ,nem na Islândia/Gronelândia.
Só se enxergam suestes por tempo indeterminado.
E aqui coloca-se a questão incontornável:
As hipóteses de haver algo,(eu já só peço umas frentezitas ,normais, normalzinhas,ao menos),
essas hipóteses de termos Inverno, à medida que avança Fevereiro, vão-se obviamente reduzindo.
Num dos Anos mais frios a nível Global, é um pouco irónico e cruel para a nossa comunidade assistir à Europa em contra-ciclo,
amena e ao mesmo tempo sem chuvas.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
bom dia .


depois de ter visto a run do ecmwf das 00 fico mais :):)porque os outros modelos são depressivos. eu quero é muita chuva.
"Enquanto há vida há esperança"
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
bom dia .


depois de ter visto a run do ecmwf das 00 fico mais :):)porque os outros modelos são depressivos. eu quero é muita chuva.
"Enquanto há vida há esperança"

O GFS esse para já não traz nada de novo...mas vamos ver se pelo menos alguma tendência mais animadora trará a longo prazo!
 

josecarlos

Cirrus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
11
Local
Cova da Piedade
Bem este é o meu segundo post....mas tenho seguido atentamente as previsões estilo "Nostrudamos" que se fazem por aqui....
Como escrevi no meu primeiro post já la vai muito tempo, este ano não vai haver inverno, nem chuva, nem frio... o nosso amigo AA esta em toda a sua pujança e a meu ver ja preparou a cadeirinha e a toalha de praia, e ja esta a guardar o seu lugarzito em Portugal... não vão os "camones" retirarem-lhe o lugar...
Por isso é que os modelos preparam autenticos diluvios, mas passadas algumas horas o retiram, esses diluvios sao calculados com base em algaritmos com base em varios factores, e embora o computados pense que o AA vai diminuir, quando volta a calcular e os valores comtinuam na mesma.."puff", la se vai o diluvio...
Por outro lado ha que nos apercebermo-nos que os calculos sao basiados em estatisticas e probablidades, e se a tres dias o erro nas 72 h ja ira por volta de 15%, a 180 h ira nos 30~40% porque se vai acomulando.... a 360 h... e quase 60%... e caros amigos se 15% e mais ou menos fiavel, em metereologia 30~40% e um tiro no escuro, e a 60% é como encontrar uma agulha no palheiro....
Por isso quando em dezembro escrevi e disse esqueçam o inverno... e porque em anos iguais e quando o AA se instala desta maneira, não ha frente que resista,... iremos acredito para abril ter umas "chuvitas" quem sabe umas trovoadas, mas será muito esporadico....
Como dizem.... Tomem muito CALMEX!!!! que este ano vai ser mesmo precisso!!!
ABRAÇOS
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Pela Madeira, apesar do tempo Leste que se faz, as previsões indicam a passagem de frente fria no fim de semana, bem como um sistema depressionário na terça e quarta com chuva e possibilidade de trovoadas.

6667uj0.jpg
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Pela Madeira, apesar do tempo Leste que se faz, as previsões indicam a passagem de frente fria no fim de semana, bem como um sistema depressionário na terça e quarta com chuva e possibilidade de trovoadas.

6667uj0.jpg

Cenário bem interessante por aí... apesar de não ser muito entendido nas questões mais "técnicas" dá a sensação nos modelos de Madeira ir "beneficiar" (para os amantes do tempo severo) com esta situação de frentes e da colocação do anticiclone, ficando numa zona de instabilidade e "choque de massas", será assim? corrijam-me sempre :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Cenário bem interessante por aí... apesar de não ser muito entendido nas questões mais "técnicas" dá a sensação nos modelos de Madeira ir "beneficiar" (para os amantes do tempo severo) com esta situação de frentes e da colocação do anticiclone, ficando numa zona de instabilidade e "choque de massas", será assim? corrijam-me sempre :p

Podes crer! :thumbsup:

A mim quer-me parecer que o arquipelago vai ser assolado por muitas trovoadas!:D Sortudos!!:w00t:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
O tempo de Leste, que está presente na Madeira neste momento, tem origem nesse anticiclone sobre a Península Ibérica que se encontra em deslocação para o centro europeu. Os vento por cá são de Leste / Sudeste devido ao A, e como tal trás o ar seco e quente do deserto do Sahara, e com ele a particulas de poeira do deserto...
Aqui fica a previsão da concentração de poeiras na atmosfera para os proximos dias...

temvx3.gif
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Cenário bem interessante por aí... apesar de não ser muito entendido nas questões mais "técnicas" dá a sensação nos modelos de Madeira ir "beneficiar" (para os amantes do tempo severo) com esta situação de frentes e da colocação do anticiclone, ficando numa zona de instabilidade e "choque de massas", será assim? corrijam-me sempre :p

Não diria bem tempo severo... mas trará com certeza chuva e algumas trovoadas... os modelos concordam no essencial: uma depressão em progressão desde os Açores até Canárias, com passagem ao lado ou mesmo sobre a Madeira, falta saber com que intensidade e isso ainda não é bem claro a esta distância: desde o cape mesmo à pressão mínima bem como a precipitação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma depressão convectiva a SW na Madeira compunha o ramalhete, estariamos na Primavera. Ou então ainda no Outono, também seria uma possibilidade, para os muito optimistas :D

A boa notícia é que o ECM também despreende a depressão embora um pouco mais a norte. É seguir a situação que poderá ser interessante, ou mesmo muito interessante no caso do ECM que mete na sequência uns dias menos monótonos lá para as 200h.

A má notícia é que a tantas horas este tipo de depressões esfuma-se dos modelos mais rápido que o diabo esfrega um olho.


ECM 120-240h

ecm-2.gif