Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia!
Aqui pelo Topo (São Jorge), manhã escura com chuva por vezes forte (aguaceiros de curta duração mas muito fortes).
Há pouco ouvi dois trovões, é o Inverno a chegar :)
Pouco vento ou quase nenhum.
Esqueci-me o site onde posso ver a trovoada. Alguém me pode dizer?
Cumprimentos
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Ainda bem que o diluvio previsto para Sao Miguel nao se verificou..mas era valioso repensar as previsoes colocando a probabilidade associada ao facto de serem ilhas e nao um continente. E que aqui acertam muito mais, nao por serem melhores mas porque o espaco e tao grande que descarrega nalgum lado :D nota para dia 7 nas Flores: vento medio de 96km/h. Arrepia.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
mas era valioso repensar as previsoes colocando a probabilidade associada ao facto de serem ilhas e nao um continente

Há coisa de 3 dias estava previsto muita chuva para o Algarve e também não choveu. Os modelos falham e desta vez falharam em manada.

O evento era de chuva estratiforme. A única coisa que poderia ser diferente seriam os acumulados orográficos, coisa que os modelos macro (GFS e outros) nem incluem.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Este evento ainda vai ser uma mega falha dos modelos :lol:

Que grande fail :lmao:

No dia de hoje (e não ontem)...

Em Sta. Maria nenhum acumulado registado ultrapassou os 50 mms.

Em S. Miguel houveram bons acumulados como seria de esperar mas só em 4 estações se superou os 50 milímetros (Monte Escuro, Espigão da Ponte, Capelas e Algarvia). Mais algumas estações chegaram lá perto.

Excluindo os efeitos orográficos de S. Miguel, o gerador de probabilidades do GFS 12z de ontem nem estava muito errado. A probabilidade de chuva superior a 50 milímetros (12h de ontem até às 12h de hoje) era muito mais limitada do que os outputs operacionais catastrofistas indicavam:

D4BUG80.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bom, vou deixar as minhas considerações acerca do próximo evento, sendo que o IPMA já emitiu avisos...

- A ciclogénese será intensa mas não será explosiva;

- Especulo que a depressão terá um aspeto muito semelhante a este...

o373Hek.png


... na medida em que o sistema frontal - em altitude - terá muito mais definição que o núcleo visualmente desorganizado (especialmente na altura de maior intensidade);

- Para os Grs. Central e especialmente o Oriental o sistema frontal associado à frente será moderado a forte. A humidade em altitude não é muito extensa o que fará com que a chuva mais intensa seja relativamente breve. Haverá condições favoráveis à ocorrência de trovoadas;

- Antes da ocorrência da ciclogénese principal, o estado do tempo no G. Ocidental será condicionado por outra pequena ciclogénese (logo de madrugada/manhã de amanhã). A convecção deverá ser dispersa, sendo muito reduzida a probabilidade da ocorrência de trovoadas. A chuva deverá ser tendencialmente fraca a moderada. Poderão ocorrer algumas destas condições no GC. Já no Oriental, o ar seco em altitude deverá impedir tudo o que seja significativo;

- Como mostrei na imagem da depressão, a distribuição da HR será altamente desigual. A chuva mais intensa estará localizada perto do vórtice. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoada (especialmente no sistema frontal). A helicidade será brutal mas não acho que haja CAPE suficiente para alertar para tempo severo;

- A depressão (fechada) irá cavar rapidamente amanhã. Mas o - ainda - cavado/depressão aberta já está em andamento:

2VPWdQTl.png


i3Yt09Y.gif


Com o GOES-R as imagens serão - espero eu - a cores. Mas é preciso esperar. Ainda na espera, 2016 está quase a acabar e a rede hidrometeorológica está muito longe de estar acabada. :rolleyes:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Esqueci-me o site onde posso ver a trovoada. Alguém me pode dizer?

Spotazores?

Aqui pelo Topo (São Jorge), manhã escura com chuva por vezes forte (aguaceiros de curta duração mas muito fortes).
Há pouco ouvi dois trovões, é o Inverno a chegar :)

O tefigrama de hoje nas Lajes indicava -1.63 de LI e 447 de CAPE. Algumas inversões e ar muito seco em altitude. Ainda assim apareceu uma linha de instabilidade que varreu especialmente as ilhas do triângulo.
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Spotazores?



O tefigrama de hoje nas Lajes indicava -1.63 de LI e 447 de CAPE. Algumas inversões e ar muito seco em altitude. Ainda assim apareceu uma linha de instabilidade que varreu especialmente as ilhas do triângulo.

Esta é a imagem de satélite da hora em que foram ouvidos alguns trovões por estes lados.
Coloquei a seta onde aparece a célula, não mostra as ilhas, mas na imagem original do satélite, a célula está mesmo a passar por cima aqui do Topo.
NKDlsSo.png


O site que falo, sei que começa por "W" qualquer coisa. Sei que conseguimos ver vários tipos de camada, inclusive, trovoada. Mas não me lembro do site :(

Esta tarde tivemos uma tarde de boas abertas e muito sol. Só agora ao final da tarde é que o vento voltou. Entretanto a minha estação deixou de comunicar, quando chegar a casa tenho de ver o que se passou.

Cumprimentos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O GFS e o ECM 12z concordam na posição da depressão. Contudo às 13h UTC de amanhã (a sudoeste do G. Ocidental)...

GFS -> 991 hPa

ECM -> 980 hPa

... e às 12h do dia 8 (a depressão já está a norte do arquipélago)...

GFS -> 974 hPa

ECM -> 969 hPa

Por outras palavras, vai ser até à última para se ter uma perspetiva coerente.

A minha previsão baseia-se no modelo (GFS) em que a depressão chega ao arquipélago mais fraca e vai cavando (quase explosivamente) ao longo do tempo e por cima das ilhas. Já o ECM e o IPMA fazem a previsão com a depressão já bastante forte aquando da chegada às ilhas e o cavamento sobre as mesmas será inferior. Como não há acesso público ao ECM não posso fazer uma comparação entre os 2 modelos. Não obstante as diferenças, a minha previsão deverá ser abrangente o suficiente para ultrapassar boa parte das diferenças. O ECM é o melhor. Mas isso não quer dizer que acerta sempre.

O UKMET dá à depressão 982 hPa às 12 UTC de amanhã. O GEM e o ICON dão 990 hPa. Às 13h (suponho que UTC) o Hirlam dá 983 hPa. Está tudo aos papéis.

Coloquei a seta onde aparece a célula, não mostra as ilhas, mas na imagem original do satélite, a célula está mesmo a passar por cima aqui do Topo.

Sim, também vi aí.

O site que falo, sei que começa por "W" qualquer coisa. Sei que conseguimos ver vários tipos de camada, inclusive, trovoada. Mas não me lembro do site :(

http://wdtinc.com/imap-weather/?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde

Por aqui o tempo melhorou consideravelmente durante o dia de hoje ... A partir da noite de ontem já se verificou uma melhoria no estado do tempo ... Hoje tivemos alguns aguaceiros fracos mas nada comparável a ontem ... Dias com boas regas para alimentar os campos e para acalmar os agricultores sedentos de chuva ... :)
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para terminar a minha intervenção em relação à depressão, deixo as probabilidades do GFS12z.

Pelo modelo probabilístico, acumulados superiores a 50 milímetros não são realistas (<5% de probabilidade). Como tal deixo a probabilidade dos acumulados acima dos 25 mms em 24h...

Entre as 12z de hoje e as 12z de amanhã:

xtfXSxG.gif


Entre as 12z de amanhã e as 12z de Quinta-feira:

LZee1XT.gif


E agora para os ventos... probabilidade de que o vento a 10 metros (assumo que seja o médio) exceda os 40 nós -> >74 km/h no dia 7...

Entre as 12h e as 18h:

ELVLOLG.gif


Entre as 18h e as 24h:

OghnX6K.gif


Relembro as diferenças entre os modelos. Para todos os devidos efeitos as previsões oficiais e a saída operacional do GFS* têm prioridade sobre este tipo de produtos que é quase lúdico.

*O modelo determinístico dá muita chuva no próximo dia e meio:

IJcxO08.png


Deixei as imagens em XXL para melhor visualização (e agora não posso cortar GIF's) :p
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
- Antes da ocorrência da ciclogénese principal, o estado do tempo no G. Ocidental será condicionado por outra pequena ciclogénese (logo de madrugada/manhã de amanhã). A convecção deverá ser dispersa, sendo muito reduzida a probabilidade da ocorrência de trovoadas. A chuva deverá ser tendencialmente fraca a moderada. Poderão ocorrer algumas destas condições no GC. Já no Oriental, o ar seco em altitude deverá impedir tudo o que seja significativo;

Há pouco fez raios a oeste das Flores e há raios a sul do G. Ocidental. Há pouco passou uma célula mais desenvolvida perto das Flores.

A ocorrência de trovoadas talvez tenha por mim sido subestimada. É o que dá as depressões - mesmo pequenas - em cavamento :hehe:

---

Previsão para hoje:

https://pt-pt.facebook.com/dra.ipma.pt/posts/1448839985140995
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia! Por estes lados começa a chegar a animação deste evento.
Depois de uma noite fantástica, ceu estrelado, óptima noite de luar, eis que gudo se transforma.
Vento começou a soprar com rajadas na ordem dos 40 km/hr, acompanhado de chuva e trovoada.
Vamos ver o que nos reserva o resto deste dia que ainda agora começou.
Bons acompanhamentos a todos.
 

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para vermelho o aviso para as ilhas das Flores e do Corvo, nos Açores, devido à previsão de rajadas de vento até aos 150 quilómetros/hora.
Segundo o IPMA, o aviso vermelho para vento para aquelas ilhas, do grupo ocidental do arquipélago, vigora entre as 20:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 05:00 de quinta-feira.

Este aviso é antecedido para as Flores e Corvo por um aviso laranja para vento a partir das 11:00 e outro igual para a agitação marítima a partir das 17:00, prolongando-se até à próxima madrugada.

Nestas duas ilhas, devido ao agravamento do estado do tempo, as escolas vão estar encerradas hoje, informou a Secretaria Regional da Educação e Cultura.

Para o grupo central — ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial e Graciosa –, o IPMA mantém igualmente um aviso laranja entre as 17:00 de hoje e as 05:00 de quinta-feira devido ao vento, com rajadas que podem atingir os 130 kms/hora.

O IPMA emitiu, também, avisos amarelos devido à previsão de chuva, trovoada, agitação marítima e vento, para os grupos ocidental, central e oriental, este último constituído pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Estes avisos começam a vigorar à 11:00, prolongando-se por um período até 24 horas.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto, a Autoridade Marítima nos Açores anunciou que é previsível um agravamento das condições meteorológicas, explicando que este será notado “pela ocorrência de vento forte, chuva intensa e aumento da ondulação”, que pode atingir “mais de seis metros de altura”.

“Recomenda-se, por isso, à comunidade marítima o reforço das amarrações e vigilância das embarcações, sobretudo nas zonas viradas a sul e, por isso, mais expostas à forte ondulação que se prevê”, adiantam comunicados emitidos pelas capitanias, que aconselham a população a evitar “os passeios junto à linha de água, em particular os molhes, piscinas naturais e zonas balneares”.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por cá de manhã cedo, passou um aguaceiro forte e ouviram-se igualmente um par de trovões. Desde então e tal como previsto o vento acalmou, entretanto volta a soprar de quadrante sul moderado. Por cá a chuva deverá chegar apenas ao princípio da noite segundo o ECM, o qual também não diverge muito do GFS.
Os campos de vento previstos pelos dois modelos é que não se cosem muito bem e a posição da depressão e respectiva pressão...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk