Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Interessante a linha de instabilidade no núcleo que deixou alguns milímetros nas ilhas ocidentais.

3EIFj3S.gif


Da minha parte encerro o meu acompanhamento intensivo deste evento.

Alguns dos avisos do IPMA estão desatualizados. É uma decisão administrativa. Como escrevi, a saída das 12z deu um rombo na das 00z.

Muita gente vai certamente criticar os homens do tempo que 'falharam' redondamente :p
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
20 UTC (19h locais)...

Flores - 985.7 hPa

Corvo - 985.8 hPa

Para o G. Ocidental o evento não fica pior que isto.

20h locais; 21h UTC.

A PA nas Flores subiu... 985.7 -> 988.3 hPa.

A PA no Corvo estagnou... 985.8 -> 985.8hPa.

Ainda ha pouco no tempo falaram em rajadas que podiam atingir os 150 kmh no grupo Ocidental e 130 kmh no grupo Central 100 kmh no grupo Oriental. . . Achas mesmo que é um fail ?

Acho e reitero. O fail inicial não é culpa do IPMA. Agora ficam na posição complicada de retirar o aviso vermelho quando é óbvio que não vai acontecer o que estava inicialmente previsto.

As inúmeras reportagens e notícias ainda referem-se ao ECM 00z. Não mexeria muito nos avisos dos Grs. Central e Oriental. Já aquele aviso vermelho até às 5h locais nas ilhas ocidentais... é outra história. O vento médio no G. Ocidental está estagnado ou a cair. O telejornal começou com a jornalista a dizer que não houve nada de especial. Não me é surpreendente.

Acrescento que as rajadas brutais nos parques eólicos são normais. A frente tem uma intensidade considerável e as turbinas estão posicionadas nos lugares mais ventosos.

Já dei a minha opinião. Falta-me comparar com a realidade.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Daniel253

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
As rajadas brutais nos parques eólicos são normais. A frente tem uma intensidade considerável e as turbinas estão posicionadas nos lugares mais ventosos.

Concordo com o Orion, pela minha experiência quando temos rajadas nos parques acima dos 230 km/h é que a coisa começa a ficar séria, até aos 200 km/h não é preocupante.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Continuam a haver muitos raios (no satélite; os detetores terrestres são bem melhores mas não há). Tendo em conta a intensidade da depressão, é agora mais visível o 'T' associado aos ciclones Shapiro-Keyser (a frente fria move-se perpendicularmente à frente quente).

W1S1y3D.gif


Fase III:

btpGHVf.jpg


Cá em casa continua tudo a falar nos 150km/h e eu a dizer que não. É frustrante :D Daqui a pouco o IPMA deve retirar sorrateiramente o aviso vermelho :lmao:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e LMCG

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vou apostar a minha medíocre reputação como amador (ao escrever que o tempo não vai piorar e que o que o aviso vermelho é exagerado no atual período) :lmao:

x2kU2dqm.gif


OKTvQ30m.gif


Isto é o passado. O agora...

Iuydhjzm.gif


E o futuro...

xK3bA5Xm.gif


hco3nFum.gif


Estou à espera dos dados das estações às 21h locais.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Por aqui continuamos com um tempo, diria, algo severo.
Muito vento, tenho pena do meu higrómetro andar meio maluco com o vento, estamos à cerca de uma hora, seguramente uma hora, debaixo de um autêntico diluviu.
Chuva muito forte, acompanhada de vento muito forte!
Trovões nem vê-los, muito menos ouvi-los!
Mas por cá, tempo mesmo muito severo...