Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016



AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
498
Local
Angra do Heroísmo
164d842b6bdf47878ff5ab11fe52f795.png
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Estive a analisar os dados da minha estação, e uma coisa me chamou à atenção. Na altura em que regista a rajada a 127 km/h assim do nada, a temperatura tem uma quebra de 3º nessa mesma altura e loga a seguir vem o enorme trovão! Downburst??
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Portanto, vendo a animação do satélite o evento deu-se no Updraft da frente, daí um possível fenómeno de vento extremo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Camarada, a que horas foi o evento? Do satélite é impossível inferir isso (especialmente com as más imagens que se tem).
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não sei bem o horário, mas foi no entretanto que a frente passou. Identifiquei essa fase em quanto estava na ocorrência, depois cheguei à central, onde estamos a fazer o acompanhamento e coincidiu. Não é um facto científico, mas apenas uma suposição.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Estive a analisar os dados da minha estação, e uma coisa me chamou à atenção. Na altura em que regista a rajada a 127 km/h assim do nada, a temperatura tem uma quebra de 3º nessa mesma altura e loga a seguir vem o enorme trovão! Downburst??

APe1Ch7.gif


Talvez.

Não sei bem o horário, mas foi no entretanto que a frente passou. Identifiquei essa fase em quanto estava na ocorrência, depois cheguei à central, onde estamos a fazer o acompanhamento e coincidiu. Não é um facto científico, mas apenas uma suposição.

Do que consigo inferir do satélite por volta das 16h/17h locais, a convecção perto do Faial era de elevada intensidade mas de reduzida duração. É possível que tenha sido um tornado ou um downburst. Com células desta intensidade, o CAPE é superior ao que o GFS indica. O cisalhamento está forte.

IPMA sobe Alerta para Vermelho no grupo Ocidental a partir das 23h.

Central?

Bah com esses avisos vermelhos. Vou de férias para aprender meteorologia.

O vento está a ser aumentado pelas células convectivas (daí a incerteza do IPMA no comunicado). Ainda vão aparecer outros relatos de tempo severo.

Interessado estou eu em saber as rajadas no Corvo.
 
Última edição: