Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016



S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
N conheço bem a realidade do Nordeste, (só de passagem) mas atendendo á orografia da zona, qualquer um se apercebe que vives no meio do perigo

Sim, isso é certo!! Vivo mesmo, só estamos a safos é com o Mar, pois as costas são elevadas e não é fácil o mar vir a terra aqui no Nordeste, mas de resto, quando chove é sempre caso difícil e intenso!
Daí hoje até estar admirado porque nao me pareceu até agora um temporal muito ruim, apenas umas rajadas mas são repentinas, choveu com intensidade mas a mesma nao durou mais que 5 minutos (ainda bem) entretanto tudo se tornou num clima mais tranquilo por agora :)
 

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
Por aqui foi um vendaval dos diabos. Por 30 ou 40minutos caíu um fortíssimo dilúvio sem parar c trovoada e ventania.
Muito me espanta ser o Nordeste montanhoso e ter escapado á fúria da tempestade.

Bem, por isso mesmo daí vir questionar se a frente fria já tinha passado, porque foi tudo tão rápido mesmo!! Não demorou 30 minutos...Nem trovoada fez!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia! :) Depois daquelas horas de "aperto", hoje o dia amanheceu relativamente calmo e frio.
Depois de ver os registos desta noite na minha estação, deparei-me com o seguinte. Por volta da 01h04 tinha uma temperatura de 13º, depois, 01h09 desceu para 0º (estranho) depois, 01h13 regressa ao 13º!! Acham possível ou a gaja passou-se?!?!?!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom dia! :) Depois daquelas horas de "aperto", hoje o dia amanheceu relativamente calmo e frio.
Depois de ver os registos desta noite na minha estação, deparei-me com o seguinte. Por volta da 01h04 tinha uma temperatura de 13º, depois, 01h09 desceu para 0º (estranho) depois, 01h13 regressa ao 13º!! Acham possível ou a gaja passou-se?!?!?!
Deve ter sido um erro de comunicação da estação.

Intensidade máxima do vento ontem nas EMA's do IPMA no arquipélago dos Açores:
146,9km/h - Corvo (aeródromo)
140,8km/h - Horta (Obs. Príncipe Alberto)
114,5km/h - Flores (aeródromo)
94,0km/h - Angra do Heroísmo
92,9km/h - Graciosa (aeródromo)
88,6km/h - Pico (aeródromo)
69,5km/h - Ponta Delgada (aeroporto)
66,6km/h - São Miguel, Nordeste
61,2km/h - Santa Maria (aeroporto)
37,8km/h - Ponta Delgada (Obs. A. Chaves)
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia a todos ...

Por aqui desde a madrugada e dia de ontem que assistimos a uma melhoria significativa das condições climatéricas ... Sente-se aquele frio típico de Dezembro mas tanto o vento como a chuva cessaram por completo ... Temos um dia bem bonito com céu nublado mas com boas abertas ...

Felizmente os danos desta frente foram menores e nada de mais grave se passou ...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Quando tiveres os valores da Horta avisa :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

07T7EMO.jpg


SlavAul.jpg


174,6 km/h por volta das 20h50 medidos na torre 1 do PE do Faial.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Deve ter sido um erro de comunicação da estação.

Intensidade máxima do vento ontem nas EMA's do IPMA no arquipélago dos Açores:
146,9km/h - Corvo (aeródromo)
140,8km/h - Horta (Obs. Príncipe Alberto)
114,5km/h - Flores (aeródromo)
94,0km/h - Angra do Heroísmo
92,9km/h - Graciosa (aeródromo)
88,6km/h - Pico (aeródromo)
69,5km/h - Ponta Delgada (aeroporto)
66,6km/h - São Miguel, Nordeste
61,2km/h - Santa Maria (aeroporto)
37,8km/h - Ponta Delgada (Obs. A. Chaves)

Como se sabe os valores de vento nos PEs da EDA são sempre muito superiores devido ao efeito orográfico e à distância ao solo dos anemómetros.
Com isto em mente aqui fica o registo das rajadas máximas por PE do evento:

Pico 245,52 km/h
Terceira 205,2 km/h
São Jorge 192,6 km/h
Flores 185,4 km/h
Faial 174,6 km/h
São Miguel 171 km/h
Santa Maria 121,68 km/h
 
Última edição: